Dessa equipa fazia parte Mendonça, um dos melhores meio-campistas que o Botafogo teve.

Além do Botafogo, disputaram este Torneio Mundial as seguintes equipas: Nancy, Nantes e íris (França), Milan (Itália), Glasgow (Escócia), Benfica (Portugal), Schalke (Alemanha), Legia (Polónia), Anderlecht (Bélgica), Ajax (Holanda) e Dynamo de Kiev (União Soviética).
Os resultados foram os seguintes:
Fase classificatória
· Botafogo 1x0 Nancy (França) [António Carlos]
· Botafogo 1x1 Schalke 04 (Alemanha) [Tiquinho; 3x1 pen.]
Semifinal
· Botafogo 0x0 Milan (Itália) [3x0 em escanteios]
Final
· Botafogo 2x0 Dynamo de Kiev [Gols de Tiquinho (2) na prorrogação]
Foi a primeira vez que a conquista do Torneio Mundial pertenceu a uma equipa não europeia. O Botafogo alinhou com a seguinte equipa base: Zé Carlos, Nei, Carlinhos, Bruno e Dodô, Luisinho Rangel e Mendonça, Leônidas, Sérgio, Antonio Carlos e Tiquinho. Treinador: Manoel Vitorino (Neca).
Fontes
Acervo de Cláudio Falcão, colaborador do blogue
Jornal dos Sports
10 comentários:
Rui
O Botafogo sempre teve uma boa divisão de base é Neca teve fundamental participação nesse processo de revelação de jogadores.
Nesse time de 1973, sem sombra de dúvidas a maior estrela foi Mendonça que anos depois jogou no futebol paulista.
O goleiro Zé Carlos se não me engano, participou de todos as partidas nos 52 jogos invictos do Botafogo.
Abraços Vascaínos
Jorge, esse time, tal como o do tetracampeonato juvenil 61-64, devia ter dados frutos como foi em 67-68. Mas as coisas da vida não são assim tão direitas... Lamento que o excelente Mendonça nunca tenha conhecido sucessos no Botafogo.
Saudações esportivas
Rui, é a primeira vez que deixo um cometário no seu blog estrelado, e gostaria de registrar que este blog é imprescindível à alma alvinegra, pela matérias inusitadamente botafoguenses, são coisas que não se vê em outro lugar e que nos satisfaz gloriosamente...
PARABÉNS, estou lhe indicando a outros alvinegros, abraços.
Obrigado, José. Seja bem-vindo ao nosso espaço.
SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES
caro amigo RUY, esse torneio
que o botafogo conquistou em 73 com a equipe juvenil, é reconhecido pela fifa?
Ali, é um título muito antigo, ainda por cima relacionado com categorias de base, o que dificulta encontrar pormenores. No entanto, posso assegurar-lhe que o Botafogo foi em representação do Brasil, via CBD (atual CBF), e o troféu de vencedor foi entregue ao Botafogo na presença de representantes da FIFA e de presidentes de confederações dos países de clubes disputantes, entre os quais se encontrava João Havelange, claramente emocionado com o acontecimento. Portanto, parece-me que a equivalência a título mundial é válida.
Abraços Gloriosos.
obrigado pela informaçao amigo, abraços gloriosos!
Não tem de quê, Ali. Abraços Gloriosos.
Caro Ali,
Eu fazia parte desta equipe e posso garantir que a resposta do Rui está correta. Devo lembrar que era um torneio muito valorizado por todas as equipes participantes e demasiadamente competitivo. Haja visto que, no ano anterior (1972), a escolinha do Fluminense representou o Brasil, com jogadores como Edinho, Pogito, Carlinhos, Herivelto, Paulo Sérgio, dentre outros, e terminou na terceira colocação, ao vencer o Leeds United por 1x0. Em 1974, foi a vez do Flamengo, com Adílio, Tita, Julinho (Uri Geller) e CIA, terminar em quinto lugar, ao vencer o Glasgow Rangers por 1x0. Lembro-me da presença de João Havelange que, não apenas compareceu ao nosso vestiário, no jogo final em 1973, mas também discursou (em Francês perfeito) no jantar de entrega dos troféus e entregou, ao nosso capitão Tiquinho, os troféus de Campeão e de Melhor Equipe do Torneio. Estes troféus encontram-se na Sala de Troféus, em General Severiano.
Informação importante, Samboy. Será que tem mais dados sobre esse torneio para eu incluir e, quiçá, reproduzir novamente para novos leitores?... É que à data da publicação o blogue tinha 300 acessos diários, e hoje regista facilmente 8.000, 9.00, 10.000 acessos. este mês houve um dia que chegou a 22.222 acessos. talvez valesse a pena tornar a divulgar com mais dados. Obrigado.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário