quinta-feira, 31 de julho de 2008

Botafogo 2x0 Goiás

o
Botafogo x Goiás foi um jogo com pouca história. Fizemos o essencial para conquistar os três pontos e gerimos a maior parte do desafio. O Goiás jogou muito fechado na 1ª parte e somente na 2ª parte abriu um pouco mais o jogo à procura de um gol que não chegou.

Túlio esteve numa noite feliz e tranquilizou o Botafogo com dois gols na 1ª parte. O Goiás teve uma única oportunidade aos 38 minutos através de uma cabeçada em frente à baliza.

Na 2ª parte os goianos jogaram mais abertos e o jogo apresentou-se mais fluído, tendo o adversário uma grande oportunidade de gol aos 15’ quando a bola embateu no travessão. A melhor oportunidade do Botafogo foi aos 21’ com Carlos Alberto, que chutou forte pelo lado esquerdo, mas a bola foi para fora.

E esta é a história sintética do jogo.

Porém, gostaria de realçar alguns aspectos mais relevantes. O 1º trata-se de comentar a postura do adversário. Creio que uma equipa que joga tão fechada como o Goiás e que pratica tantas faltas, algumas das quais mais de natureza pugilística do que futebolística, é uma séria candidata ao rebaixamento.

Wellington Paulista foi vítima de sucessivas e violentas faltas ao longo de todo o jogo e o árbitro mostrou-se complacente em muitas outras ocasiões. Não é admissível que um árbitro permita, nos dias de hoje, que uma equipa faça tantas faltas e não seja severamente punida com expulsões em vez de cartões amarelos.

Um 2º aspecto refere-se à crescente tendência do futebol brasileiro povoar o meio-campo. O Goiás utilizou o 3-6-1, povoando absurdamente o meio-campo, e o Botafogo acresceu com mais uns quantos jogadores, o que significou que metade dos 22 jogadores se posicionava a meio-campo.

Por essa razão a 1ª parte foi muito enrolada e de difícil futebol, comparativamente com a 2ª parte. O Botafogo tem que encontrar alternativas mais fluidas contra adversários que praticam tal futebol, que são cada vez mais.

Um 3º e último aspecto refere-se aos toques curtos. O Botafogo joga sempre muito bem em toques curtos, e o 2º gol de Túlio é um belo exemplo de toques curtos entre Lúcio Flávio, Jorge Henrique e Túlio. Curiosamente, Lúcio Flávio fez um belíssimo giro de 180º e enganou três marcadores, dando um toque curto para Túlio marcar, apesar de ter demonstrado, mais uma vez, que é muito lento, fisicamente frágil e inócuo nas bolas aéreas levantadas para a baliza. Se apenas sabe jogar em toques curtos, então que o faça, porque o Botafogo joga bem assim.

O crescendo do Botafogo vai ser posto novamente à prova no próximo Domingo contra o Atlético Paranaense, porque vai jogar sem diversos titulares. Por isso, será um teste importante para se perceber o que será capaz de fazer jogando fora de casa sem Alessandro (supostamente a lesão não o deixará jogar), Carlos Alberto, Wellington Paulista e Triguinho.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2 X 0 Goiás
Gols: Túlio 27' 1ºT e 44' 1ºT
Competição: Campeonato Brasileiro
Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’; 30/07/2008
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP); Evandro Luís Silveira (SP) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (SP)
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Wellington Paulista e Triguinho (Botafogo); Rafael Marques, Ernando, Henrique e Thiago Feltri (Goiás)
Cartões vermelhos: Ernando (Goiás)
Botafogo: Castillo, Renato Silva, André Luís e Triguinho (Eduardo); Alessandro (Thiaguinho), Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio e Carlos Alberto; Jorge Henrique (Gil) e Wellington Paulista. Técnico: Ney Franco.
Goiás: Harlei, Rafael Marques (Rinaldo), Henrique e Ernando; Vitor, Ramalho, Fernando, Paulo Baier (Adriano Gabiru), Romerito e Júlio César (Thiago Feltri); Iarley. Técnico: Hélio dos Anjos.

2 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

O Botafogo já teve judô ou alguma outra arte marcial?

Ruy Moura disse...

Já teve judo e jiu-jitsu, Miguel. Este último está referido no blogue. O outro há-de estar proximamente. Mas títulos é coisa escassa...

Saudações esportivas

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...