terça-feira, 2 de junho de 2009

2 de Junho

.

1. No dia 2 de Junho de 1935 estreou no Botafogo Football Club o formidável Leônidas da Silva no jogo Botafogo 6x3 Bangu.

Leônidas da Silva nasceu a 6 de Setembro de 1913, no Rio de Janeiro, e faleceu a 24 de Janeiro de 2004, em Cotia, tendo sido revelado pelo São Cristóvão. Foi campeão pelo Botafogo em 1935 e titular da seleção brasileira entre 1934 e 1938.

Apelidado de ‘Diamante Negro’, face ao seu virtuosismo e etnia, e de ‘Homem Borracha’ devido à sua elasticidade, Leônidas da Silva foi ainda, alegadamente, o inventor do gol de ‘bicicleta’.

Leia mais sobre o assunto em Leônidas da Silva, o ‘diamante negro’.


2. No dia 2 de Junho de 1969 nasceu Túlio Humberto Pereira da Costa nasceu em Goiânia a 2 de Junho de 1969, sendo apelidado de Túlio ‘Maravilha’ pelos torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas durante a sua brilhante passagem pelo clube, no qual se sagrou campeão brasileiro.

A carreira de Túlio, ainda no ativo aos 40 anos de idade, é um exemplo vivo de uma pessoa que, sendo um incurável falastrão – e até pousou nu para uma revista ‘gay’ –, tornou-se penta-artilheiro de campeonatos brasileiros e foi apelidado o Rei do Rio.

A história completa de Túlio ‘Maravilha’ é publicada hoje pelo blogue Mundo Botafogo e eu dedico esse artigo, que produzi sob a designação Túlio ‘Maravilha’: o último craque romântico, especialmente ao meu querido amigo Fábio Snoopy, que é um admirador incondicional do nosso último craque romântico. Em segundo lugar, dedico-o a todos nós que tantas saudades temos dos gols do Botafogo.


3. No dia 2 de Junho de 1979 o Botafogo derrotou o Flamengo por 1x0 e travou a série de 52 jogos de invencibilidade do Flamengo.

Ao fazê-lo, o Botafogo assegurou que o seu próprio recorde de 52 jogos de invencibilidade se mantivesse. Ainda hoje os dois clubes repartem ex-aequo esse recorde do futebol brasileiro.

O gol foi marcado por Renato Sá, que já fora o ‘carrasco’ do próprio Botafogo. Após estabelecermos 52 jogos de invencibilidae fomos derrotados no 53º pelo Grémio, que nos venceu por 3x2 com dois gols de Renato Sá. Agora, o mesmo Renato Sá fez o gol que quebrou a invencibilidade do Flamengo.

Leia mais sobre o assunto em Originalidades, décadas de 1970-1980-1990.


4. No dia 2 de Junho de 1990 o Botafogo sagrou-se campeão do Torneio da Amizade de Vera Cruz ao vencer o Universidad Autónoma (México) por 2x0, com gols de Carlos Alberto Dias e Valdeir.

O Botafogo alinhou com Ricardo Cruz, Paulo Roberto, Wilson Gottardo (Jocimar), Gonçalves, Renato Martins; Carlos Alberto Santos, Luisinho, Djair (Paulinho Criciúma); Carlos Alberto Dias (Donizete), Valdeir, Gustavo (Cosme). Técnico: Eduardo Antunes Coimbra “Edu”. Também participaram do torneio o Real Madrid e o Vera Cruz.

Fontes
Acervo e pesquisas de Rui Moura

16 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Que saudades do Túlio no GLORIOSO...
Abs e SA, Rui!!!

snoopy em p/b disse...

querido amigo,
sinto-me lisonjeado com a homenagem.
sou sim um fã incondicional do nosso eterno artilheiro.
é o maior que vi jogar com nossa camisa.
um artilheiro que trouxe mais adeptos de nosso clube, trouxe de volta a auto-estima e a alegria de ser botafogo.
um artilheiro que, como todo ser humano, errou e foi injusto como clube que lhe acolheu, mas que soube reconhecer o erro e se arrepender. isso, aliás, ele disse pessoalmente a mim, quando, em um raro momento, o encontrei sozinho aqui em taguatinga, quando ele defendia o time (?) do brasiliense e foi artilheiro da série c.
acompanho sempre sua carreira e vi o tanto que ele sofreu no ano passado ao defender o vila nova e declarar seu amor ao botafogo, passando por retaliações da apaixonada torcida do vila.
é um artilheiro que me deixava ainda mais orgulhoso de torcer para esse time apaixonante, principalmente antes dos clássicos cariocas, quando ele prometia e cumpria.
como um botafoguense apaixonado, declaro todo o meu amor ao maior camisa 7 que eu vi jogar no meu botafogo.
obrigado pela homenagem.

grande abraço e sds. botaguenses!!!

Miguel Gonzalez disse...

Túlio assinou ontem com o Goiânia (GO) para disputar a 2a Divisão do Campeonato Goiano. Quero Túlio no Botafogo (ou no América)!!!!

Claudio Sonic disse...

Bom dia Rui... seu blog é muito bom... adorei lê-lo!

Gostaria de saber Rui, se o amigo acompanha o campeonato portugues, e se possui alguma informação sobre um atacante chamado Carlão, do União Leiria! Dizem que esse garoto de 22 anos, brasileiro, está sendo vigiado de perto pelo Real madrid... sabe de algo?!

Tenho informações de que ele é torcedor do Botafogo!!!

Ruy Moura disse...

Rodrigão, neste caso é uma grande frustração que o tempo passe. Porque quarentão é coisa que o futebol não perdoa!... rsrsrs...

Acha que ele chega ao 1000º gol?...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Snoopy, o Maicosuel seria o nosso Túlio do século XXI - iria aumentar a torcida com certeza. Mas enquanto o Corinthians busca o Ronaldo e os urubus o Adriano, nós damos o Maicosuel de bandeja ganhando uma miséria pela transferência. Se esta administração não abre o olho...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amigo Miguel, acho que o Túlio é mais para o América do que para o Botafogo. O Túlio já não tem capacidade física para disputar campeonatos da série A. Quando muito iria para o BFR em vésperas do 1000º gol.

Abraços!

Ruy Moura disse...

Obrigado por ter gostado do blogue, Claudio.

O União de Leiria fez uma reta final de campeonato notável, os seus jogadores brilharam e foi campeão da 'segundona'. Não sei se o Real quer o Carlão, mas acho que o BFR, se fosse esperto, tinha muito por onde pesquisar brasileiros a jogar em PT. O Nené, por exemplo, jogando num clube de meio da tabela foi o artilheiro do campeonato!

Sucede que o BFR não tem olheiros e não conhece métodos certos de contratar jogadores. Parece-me que o André Silva e o Anderson Barros contratam a partir das suas secretárias e de uns vídeos feitos pelos empresários dos jogadores... Talvez por isso estejam fisicamente tão anafados...

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,
Belas lembranças!
Belas lembranças para amenizar os momentos angustiantes que nos fazem passar.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Gil, quando relembro os meus entes queridos que partiram e começo a sofrer de saudade, coloco logo à frente de mim os sorrisos deles, os carinhos deles, os trejeitos e as manias deles; a generosidade deles, a grandeza deles, o amor e a solidariedade deles - e sinto de novo quanta felicidade nós fizemos. Toda a história do nosso Botafogo também me faz feliz - com títulos, sem títulos, esteja em cima ou esteja em baixo, porque o património não se esbate.

Até porque não tenho pachorra para aturar tanto amadorismo e, consequentemente, tanta incompetência que grassa na snossas ações atuais. Então, a nossa história é um bálsamo para estes momentos de grandes absurdos. Até que a vida nos reuna novamente para a glória!

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui:

Sobre o Túlio já escreveram tudo o que sinto aqui nos comentários.
Sobre o Leônidas, acho curioso que o Botafogo raramente o mencione. Pouca gente sabe que participou do tetracampeonato.
Mas o que me emociona muito é a lembrança do 1x0, gol de Renato Sá. Os nossos arrogantes adversários haviam mandado cunhar medalhas comemorativas alusivas à quebra do recorde nacional de invencibilidade. Até hoje me pergunto onde enfiaram tantas medalhas... A torcida do Botafogo, a mais fanática da época, compareceu em massa. Eu era um deles. E fomos à loucura no fim do jogo, cujo segundo tempo foi até os 53 minutos! É... O José Roberto Rato fez de tudo pra eles empatarem (Hoje ele consegue roubar até comentando jogos na TV)!
Nas arquibancadas lotadas (139.098 pagantes, uns 150.000 presentes) a gente comemorava um título! E no placar do Maracanã, uma mensagem aparecia piscando: POR FAVOR, CALMA!
Na foto que você publicou, aparecem, além de Renato Sá e Mendonça, Ziza (atrás) e China (lateral-direito, deslocado para a esquerda, a fim de barrar o bisonho Vanderlei Luxembrgo).
Grande Borrachinha! Grande Perivaldo! Grande Russo! Grande Mendonça! Grande Renato Sá! Grande Gil! Meus Heróis!

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Marcelão, fico muito contente que a publicação o tenha emocionado. Há coisas da nossa vida que realmente jamais esqueceremos!

Abraço Glorioso!

Claudio Sonic disse...

Rui obrigado pela resposta!!!

Ontem tive contato com um amigo do Carlão, e parece que além do Real, o Barcelona e o Porto, estão de olho no garoto!!!

Realmente falta ao Botafogo olheiros espalhados pelo Brasil e no mundo, atrás de jogadores talentosos mas que ficam escondidos em centros menos favorecidos pela midia.

Abraços!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui, que data mais concorrida, não?

Como já foi dito e repetido anteriormente: sem ídolos não se gera torcedores. E torcedores são a razão de existência dos clubes.

Uma lastimável administração que, ao que tudo indica, vai se rastejar de maneira atrapalhada até o fim do mandato.

O texto do Fernando Lôpo demonstra muito bem quem são esses senhores.

Na torcida para que o novo nome do marketing seja capaz de contribuir para mudanças.

Saudações alvinegras!

Ruy Moura disse...

Claudio, o BFR não entende nada de contratações. Quem foi o último profissional capaz disso?!?!?!

Nos últimos anos foram atrás das indicações do Cuca, do Geninho e do Ney. Nada sério nem profissional, sabendo-se que os treinadores têm 'certas' preferências prejudiciais aos clubes...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Biriba, se Maurício Assumpção não for capaz de dar um golpe de asa, a sua administração vai-se arrastar, sim. Os próximos tempos serão decisivos para uma avaliação mais próxima da realidade.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...