terça-feira, 9 de junho de 2009

Carta aberta ao mundo

.

por Marcos Venícius

Talvez eu não entenda nada de futebol, apesar de viver lendo, estudando, assistindo a intermináveis jogos, torcendo feito um louco pelo meu time.

Talvez eu não saiba corretamente o que se passa fora das quatro linhas.

Talvez eu não entenda os pensamentos de diretores, técnicos e jogadores.

Talvez o futebol não tenha sido feito para mim.

Mas de uma coisa eu sei – estão acabando mais uma vez com o meu BOTAFOGO.

Botafogo que aprendi a amar desde 1957 quando assisti pela primeira vez a uma partida no Maracanã.

Glorioso que por anos e anos conquistou glórias para todos nós.

Estrela que brilhava onde quer que fosse.

Sei que havia muita coisa errada.

Jogadores assinavam contratos em branco – Garrincha um exemplo clássico.

Diretores não gostavam de determinado jogador e emprestavam para outro clube pequeno – Quarentinha exemplo disso. Voltou porque João Saldanha exigiu.

Aí, presidentes começaram a deteriorar o patrimônio do clube.

Venderam General Severiano e lá fomos nós para Marechal Hermes.

Perdemos nossa identidade.

Só existia o Mourisco com seu ginásio e piscina.

Ah!... Tínhamos a outra piscina à beira da praia.

Era terrível imaginar-nos a jogar em Marechal Hermes.

Enfim, retornámos a General Severiano e conquistámos o Brasileiro de 1995 – um alerta –, e estávamos de novo, de onde nunca deveríamos ter saído.

Mais alguns anos e voltámos a ser Campeões Carioca, e logo a seguir bicampeão.

Quando todos nós achávamos que entraríamos o novo século cheio de renovações, ideias, propostas, enfim, um verdadeiro crescimento, fomos formando equipes medíocres com jogadores desconhecidos e fomos ao fundo do poço – à segunda divisão do Brasileiro.

Aparece Bebeto de Freitas e empurrado pelo seu fanatismo pelo clube cria o Botafogo no Coração e voltamos à primeira divisão, mas logo em 2004 quase retornámos á segunda, sendo a nossa vida decidida no último jogo em Curitiba – lembram 1x1 com o Atlético?... –, que vergonha.

Na segunda administração, Bebeto deixa o caos tomar conta do Botafogo, e nem mesmo a conquista do título de 2006 consegue evitar as sérias sequelas que viriam.

Maurício assume a presidência cheio de ideias e esperança – renovar os esportes olímpicos, as categorias de base, reformar Marechal Hermes, entre outras coisas, e, finalmente, montar um Departamento de Futebol profissional.

Boa parte das suas promessas começam a tomar corpo em relação, por exemplo, ao esporte amador.

Mas o futebol...

O profissionalismo foi embora faz tempo.

Ninguém se entende.

Programa de ingressos totalmente descabido, inclusive com relação a acessos de determinados setores. Angariar torcedores de que forma?...

Bem, o Campeonato Carioca terminou e o Brasileiro começa deixando um monte de pulgas atrás da orelha.

Vocês hão-de dizer que o Marcos ficou maluco, porque nós todos já sabemos disso que ele escreveu.

Verdade. Vocês sabem. Mas não consigo travar este profundo sofrimento de ver desmoronar tudo aquilo que por muitos e muitos anos era respeitado por todos.

Contratamos quem para jogar?... Li que ofereceram Palermo e não aceitam por causa do salário e da idade. Ora, junta meia dúzia de come e dorme, manda embora, e paga o Palermo. Pelo menos teríamos motivação.

Aprendi, meus amigos, a amar um time grande, respeitado por todos mesmo quando jogava sem 7 (sete) titulares. Perguntem ao Flamengo.

Aprendi a saber a escalação do meu time de forma correta. Aprendi a saber que meu treinador era uma pessoa experiente e coerente. Treinadores do Botafogo quase se perpetuavam no cargo.

Quando li que NF não aceitou convite do Sport fiquei a me remoer todo – que pena, podia ter ido.

Pensem bem, amigos do Glorioso. Vocês foram escolhidos para torcer pelo time do escudo mais bonito do mundo.

Vocês torcem para o time que teve Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Amarildo, Carvalho Leite, Carlito Rocha, Biriba, Jairzinho, Gérson, Paulo César Cajú, Manga, e vou parar por aqui senão a lista não acaba hoje.

O time da camisa alvinegra sempre foi respeitado e temido.

Mas muitas pessoas agiram de tal forma que hoje somos muitas vezes motivo de piada. Eu não admito que façam isso com meu BOTAFOGO.

Vocês também devem agir da mesma maneira.

Sou contra pichar, como falou nosso amigo Ricardo.

Não vamos nos igualar a outros timinhos que existem por aí.

O Botafogo está com salário em dia.

O Flamengo não paga, seu presidente falou que o dinheiro acabou.

O Tricolor que grita pelo patrocinador deve mais de mês de salário.

Dirigentes, Presidente, Torcedores – merecemos nosso BOTAFOGO de volta para toda vida.

Minha alegria maior, após minha família.

Minha razão de viver.

Minha vontade de ser e ver essa torcida vibrar, não existe coisa igual.

Fui escolhido e nasci BOTAFOGO.

Meus filhos também.

Minha mulher também.

Na minha casa ninguém fala mal do glorioso a não ser nós mesmos.

Por isso vou gritar.

Por isso vou brigar.

Com quem quiser acabar com meu BOTAFOGO.

QUEREMOS NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA com NEY FRANCO FORA AGORA.

Desculpem mas precisava escrever para aliviar minhas tensões e meu coração alvinegro. Somos todos abençoados por Deus – os Botafoguenses mais.

EXIJO RESPEITO COM O MEU BOTAFOGO!

14 comentários:

Ruy Moura disse...

Marcos, se não fosse esta nossa paixão meio absurda pelo Botafogo, creio que depois de tantas incompetências e irresponsabilidades nos últimos 40 anos, o nosso clube só teria os gandulas a torcer por ele. E é porque eram obrigados a ir aos jogos...

Que dirigentes e jogadores peladeiros!

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,

Metade do time do Botafogo não teria vaga no Praiano Futebol Clube, time de futebol de praia de Niterói, minha cidade natal (11 contra 11 em campo grande - não é aquela quadra aberta que se vê na tv, não).

E o Ney Franco teria que correr muito, pra não levar uma coça. rs

Saudações alvinegras!

Luis Eduardo Carmo disse...

Marcos,

Estou junto contigo, fazendo parte desta corrente em busca do Botafogo que saiu dos trilhos. Mas que continua ali, em General Severiano.

A sede está lá. Só falta mudar o recheio.

Saudações alvinegras!

Gil disse...

Rui, Marcos,

Pelo jeito, infelizmente, esse sofrimento não deve terminar tão cedo.
Esse amor é tanto que muitas vezes brigamos ou deixamos a família de lado para acompanhar e torcer pelo nosso BOTAFOGO!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

É verdade, Biriba. O noso time tem realmente nível de 2ª divisão - e de meio da tabela.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Gil, 'eles' confirmaram o treinador logo após o jogo. Agora argumenta-se que não há treinador no mercado. É verdade. Também já pensei que antes o Ney do que um treinador qualquer, mas depois das opções que vi do nosso treinador no campeonato brasileiro, acho que qualquer outra opção não deve ser tão ruim assim...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui, o Nelsinho não seria ruim, o Leão a muito quer treinar um time do Rio estava dando sopa, ah quer saber chama o ZAGALLO que ele resolve melhor isso tudo - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Marcos, eu tenho dúvidas quanto às capacidades do Nelsinho. E não gosto do Leão. Mas, sinceramente, com a bagunça que hoje impera no Botafogo, talvez o Leão viesse a calhar como uma boa opção disciplinar destes jogadores tão 'molengões' como o seu treinador.

Esta diretoria teve o Dorival Júnior e o Mancini a dar 'sopa' no final de 2008. Mas o Ney mostrou que gostaria de continuar e a diretoria manteve-o, quanto a mim errando. Eu prefiro o Dorival Júnior, desde a saída do Cuca, ou o Mancini em 2ª opção, mas a diretoria não teve a coragem de avançar com isso quando tomou posse.

Abraços Gloriosos!

Antonio disse...

MUITO BEM MARCOS! PARABENS!
GRANDE ALVINEGRO.
Deixe-me te dizer que sou da mesma epoca futebolistica que voce. Era garoto me 57 e escutei no radio com meu pai a final de 57 contra o time do tapetao...no ano seguinte ficava grudadinho no radio ouvindo a copa de 58. Amo, sou apaixonadissimo pelo nosso Glorioso. Penso no time 24 horas por dia. Ia sempre no Maracana depois de 63 e vi muita, mas muita coisa admiravel do nosso IDOLATRADO BFR. O que estao fazendo com a nossa eterna Estrela Gloriosa nao tem cabimento!! Acho que depois da Copa de 70 algo de podre se enraizou no clube..que era invejado por todos e deve ter sido amaldicoado pela ditadura depois que tiraram nosso QUERIDISSIMO Joao Saldanha da selecao. Acho que por politica nos persseguem e tentam engrandecer por protecao o "time da massa" para afastar o povo da politica. Acho que, com raras excessoes, fomos infiltrados por nao-botafoguenses que estao nos destruindo. Algo precisa ser feito!!! Ja!! Quero partir desse mundo enrolado na NOSSA BANDEIRA..com orgulho infinito. Fora a minha familia, nao ha nada mais a nao ser o BOTAFOGO!
Parabens e grande abraco...ALVINEGRO SEMPRE!
Antonio.

Antonio disse...

Perdao pela falta de acentos acima (esqueci de mencionar isso). Meu teclado nao esta configurado.
Fora cognitivo sem carater (infiltrado, quem sabe se nao pelo time do "coisa ruim"
Fora administracao omissa e cupula de futebol incompetente!
Antonio

Anónimo disse...

POIS É ANTONIO SOMOS ASSIM MESMO - GLORIOSOS - MARCOS VENICIUS

Anónimo disse...

Rui minha opção também seria o Dorival, mas cite estaremos apenas quem estava livre por aí.Mas repito nesse ritmo ZAGALLO seria uma ótima opção - sem piadas - rsrsrsr - na realidade quando a diretoria acordar já será tarde demais e estaremos navegando por mares já navegados anteriormente.Então veremos o que esses pseudos dirigentes irão dizer e culpar - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Antonio, a minha opinião é que o Botafogo Gloriosíssimo fechou para obras desde que os efeitos da administração Paulo Antônio Azeredo terminaram.

Foi com Paulo Antônio Azeredo que acabamos com o jejum de títulos entre 1912 e 1930. Ele contratou uma equipa técnica estrangeira notável e angariou novos jogadores.

Quando ele saíu estivemos novamente à míngua, e entre 1935 e 1957 apenas tivemos o título ocasional de 1948.

Em 1955 Paulo Antônio Azeredo regressou e foi buscar o Didi, o Dino e outros craques. E convidou o João Saldanha para treinador. Resultado: campeões de 1957, 1961 e 1962. Foi ele, ainda, que lançou os juvenis e conseguiu o tricampeonato carioca juvenil com os futuros craques Jairzinho e Roberto Dinamite (infelizmente o melhor de todos, o Othon, teve que encerrar carreira). Foi a base dos juvenis que foi bicampeão carioca e bi da Taça Guanabara em 1967-68 e Tala Brasil de 1968.

Terminado este reflexo dos resultados da gestão de PA, que tivemos depois?... Fácil, não é?... 21 anos de jejum. E nunca mais nenhuma administração consistente.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

O que eu temo, Marcos, é que o CAM mexe muito nos bastidores, e quando se quiser fazer alguma mudança séria, é tarde demais... Como foi tarde demais em 2002 sob administração 'amiga' de CAM. Tal como agora...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...