domingo, 14 de junho de 2009

De queda em queda…

.

Confesso que quando vi o placar Coritiba 2x0 Flamengo passei a acompanhar o jogo e fui sorrindo com a goleada. Não propriamente porque me dê algum gozo especial ver os adversários serem goleados por outros adversários – é-me indiferente.

Porém, no caso do Flamengo e do seu treinador, há um sabor especial nisso por algumas razões. A primeira é pela ‘bimbalhice’ de alguns adeptos: a globoesporte.com que acompanhou o jogo escreveu, já com o jogo em 4x0, que “se serve de alento, o Flamengo goleia em bolas alçadas na área: 6 a 1”. Caricato!...

Mas adiante. Apesar de os urubus respeitarem muito pouco o Botafogo, eu, com todo o respeito pelo sentimento dos adversários relativamente à profunda derrota sofrida, manifesto apenas uma serena satisfação porque se comprova duas coisas que tenho afirmado insistentemente, uma durante este semestre e a outra durante a vigência da Era Cuca:

(1)
Os urubus, fora do Maracanã e amputados do apoio do seu 12º elemento em campo, a arbitragem, são uma equipa vulgar, evidenciando muito pouca categoria futebolística. E devido à sua arrogância começam a ser profundamente desprezados e desrespeitados pelos outros torcedores, que os urubus começaram por desrespeitar primeiramente. Hoje, por onde passa a equipa, as vaias atingem proporções imensas e são muito maiores do que os apoios. No espaço de uma semana os urubus foram maltratados em Pernambuco no jogo de futebol contra o Sport, em Brasília no jogo de basquetebol contra o Brasiliense e em Coritiba no jogo de futebol contra o clube do mesmo nome, que incluiu a torcida botafoguense ao lado do Coritiba (foto). As entradas triunfantes em campo fora do Rio de Janeiro são hoje acontecimentos temerosos para os jogadores do clube, o qual já não ganha pelos seus próprios méritos desportivos como fazia outrora, mas sempre ao colo de alguém. É o reverso da medalha provocada pela violência, pelos arrastões sucessivos e pelos comportamentos execráveis de uma parte da torcida dos urubus.

(2)
Levando nove gols e duas goleadas sucessivas de equipas medianas em dois desafios, e após insucessos clamorosos à frente do Santos e do Fluminense, o treinador Cuca evidencia ser um verdadeiro tsunami em tática futebolística e, sobretudo, a montar defesas. Quem acompanhou as minhas críticas persistentes ao treinador, em 2007 e 2008, no Canal Botafogo, sabe que sempre considerei que Cuca não teve sucesso em lado nenhum e não sabe montar defesas. À frente do Botafogo chegou a dizer que montar defesas era fácil, por isso se concentrava a armar o ataque. Se era fácil devia ter começado por montar a defesa, que é o que qualquer treinador com meio dedo de testa faz. Mas nós fomos levando gols sucessivos, empatando de 4x4, 3x3 e várias vezes de 2x2, porque a nossa defesa era uma peneira, e ganhando de 4x3 e 3x2 muitas vezes. E, claro, com esquemas defensivos destes jamais se pode ser campeão. Numa semana o seu novo clube provou o sabor amargo das defesas montadas por Cuca, tomando nove gols de equipas medianas – de nada valendo Imperadores ou outras figuras. Na verdade, o único sucesso proclamado pelos ‘cuquistas’, não é de Cuca: quem montou o São Paulo não foi Cuca, mas o treinador Leão; Cuca ia destruindo esse trabalho, mas o clube percebeu que tinha que mudar rapidamente e foi Autuori que ainda pôde e soube aproveitar o trabalho de Leão. Hoje, no Couto Pereira, Cuca garantiu ao intervalo que ia mudar a equipa e o jogo, mas a verdade é que o treinador nunca soube fazer boas leituras no decorrer dos jogos e raramente alterou um resultado desfavorável, acabando por não mudar coisa nenhuma e ver René Simões ampliar o domínio da partida ao fazer entrar Bruno Batata. Que em treze minutos fez dançar o outro Bruno por mais duas vezes…

**

Porque escrevo isto se pouco me interessa o treinador Cuca e a sua equipa?... Porque ele vai ficar desempregado – apesar da assessoria do seu clube garantir que vai ser mantido – e é provável que o vice-presidente dos urubus pretenda contratar o seu amigo Ney Franco. E se Ney Franco aceitar, é mais uma prova de que o Botafogo se deixa desrespeitar pelos seus próprios treinadores (vide o caso escandaloso de P. C. Gusmão em 2005) e pelos seus adversários. Porventura, a falta de Ney não será grande, mas chamo a atenção para que não passe pela cabeça do Botafogo contratar o treinador desestabilizador, nervoso, em pane constante, criador de atritos sucessivos e puxa-saco dos urubus. Além de não saber treinar equipas de futebol nem de liderar homens.

Talvez agora se perceba melhor porque é que nunca ganhou nada – a não ser o último campeonato carioca que os sopradores do apito ofereceram aos urubus em sucessivos jogos de 'erros' clamorosos e no 1º jogo da final do campeonato em que perdemos Maicosuel.

Que o nosso Botafogo tenha juízo, e das duas uma: (1) não aceite a demissão de Ney Franco para ir treinar os urubus, se o desrespeito do treinador e do vice-presidente dos urubus chegar a esse ponto; (2) jamais contrate o tsunami Cuca, que colocou o nosso Botafogo no chororô público com a sua típica vitimização – tivesse ou não razão.

O que precisamos realmente é erguer a cerviz, profissionalizarmo-nos a sério, montar uma forte equipa de futebol e dignificar o Glorioso. E sermos campeões dentro em breve, obviamente.

Foto: Cahê Mota / Globoesporte

12 comentários:

Anónimo disse...

RUI NÇAO ADMITO A VOLTA DO CUCA AO BOTAFOG SOB NENHUMA HIPOTESE - ELE JÁ AFIRMOU QUE É MUITO MAIS FELIZ NO URUBU DO QUE EM GS - OU SEJA - UM FALSO QUE POR ANOS AFIRMOU E CELEBROU UM AMOR HIPOCRITA - QUE FIQUE POR LÁ OU ONDE DESEJAR - SE NF QUISER IR QUE VÁ TAMBÉM E JÁ VAI TARDE - ESTOU CHEIO DESSES HIPÓCRITAS, FALSOS, MENTIROSOS QUE SÓ FALAM BESTEIRAS,ACHO QUE PENSAM QUE MEU CONDUTO AUDITIVO É UM VASO SANITARIO - FORA CORJA DE SAFADOS,MENTIROSOS VÃO CHORAR EM OUTRA FREGUESIA - DEIXEM NOSSO BOTAFOGO EM PAZ - SOMOS MUITO MAIORES QUE VOCES - DESCULPEM - MARCOS VENICIUS

Gil disse...

Rui,

Mais uma vez foste PRECISO!

As últimas notícias aqui no Rio é que a dieta da imperatriz, nessa semana, vai ser: FRANGO, BATATA E CHOCOLATE! (kkkk).

Rui, repito comentário anterior. Se acontecer essa troca vai ser o SAMBA DO CRIOULO DOIDO!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Fernando Lôpo disse...

Cuca deu uma declaração lamentável quando disse:

- Não vou abandonar o barco, pois isso seria covardia e não é do meu feitio.

Que eu me lembre, foi ele quem se demitiu do São Paulo, do flamengo (1ª passagem), do Botafogo (nas duas passagens) e não me lembro no Santos e no fluminense.


Tenho quase certeza de que em hipótese alguma Ney Franco sairia do Botafogo para outro clube brasileiro neste momento. Não me parece ser algo que ele faria.

Ruy Moura disse...

Marcos, o nosso BFR ainda tem muitíssimo que aprender até formar uma corpo dirigente seriamente profissional (inclui diretoria, diretores, comissões técnicas).

Somos ainda o amadorismo de sempre. Os nossos dirigentes em geral não têm preparação e tudo o mais não corre como deve ser porque não sabem estabelecer metas e objectivos, estar presentes e cobrar sempre que necessário.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Da IMPERATRIZ?!?!?!... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Deu sim, Fernando. Já fiz uma nota sobre isso ontem mesmo, mas publicarei amanhã. Se não começa a ser Cuca demais neste espaço eminentemente botafoguense.

Abraços Gloriosos!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,
A análise sobre o desempenho e o comportamento do Cuca é perfeita.

Tomara que a Astrologia trabalhe a nosso favor, porque a diretoria é desgovernada.

Saudações alvinegras!

Ruy Moura disse...

Que o Deus da Sabedoria olhe por nós, Biriba...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

MAIS CALMO AGORA, TALVEZ, NÃO VEJO NO CUCA ALGO MUITO DIFERENTE DE UM DISTURBIO COMPORTAMENTAL - MANIA DE PERSIGUIÇÃO - FALTA DE CONTROLE EMOCIONAL - BASTA OLHAR PARA SUA FACE - DESANIMA QUALQUER UM - PARECE A HIENA DO DESENHO ANIMADO - OH VIDA OH AZAR - SEMPRE - FICO A IMAGINAR UMA PALESTRA DE MOTIVAÇÃO ANTES DE UM JOGO IMPORTANTE - NÃO ME VENHAM COM HISTÓRIAS DO FLAMENGO POIS QUEM GANHOU ESSE CAMPEONATO FOI UM PEQUENO INSTRUMENTO CHAMADO DE APITO - ACREDITO QUE SE BOTAFOGUENSES VERDADEIROS, RECEBENDO UM SALÁRIO PARA DEDICAÇÃO TOTAL - VIDE SPORTING - TALVEZ TIVESSEMOS UM RETORNO MAIOR - TALVEZ UMA CAPACIDADE MAIOR DE REALIZAR COISAS - DE GERIR O CLUBE COMO EMPRESA - MAS VOU FICANDO POR CONTA DE OTACILIOS E BILL - MAIS UM - ENQUANTO ISSO REZO PARA QUE O ANO ACABE LOGO E SAIAMOS DESTE MARASMO - MAS A IDÉIA PERMANECE DE PÉ - VAMOS ESPERAR A VOLTA DO RODRIGO E MARCAR ESSA REUNIÃO DOS VERDADEIROS BOTAFOGUENSES E EXIGIR DA DIRETORIA SERIEDADE - VAMOS COMEÇAR A CONVOCAR OUTROS BOTAFOGUENSES ILUSTRES - TENHO CERTEZA DO SUCESSO - MAS CUCA NUNCA MAIS - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

A mobilização dos botafoguenses é essencial. Não apenas porque haja uma série de maus resultados. Mas porque me parece que não há indícios de força suficiente que galvanize o Gloriosos ao seu lugar próprio.

Apoio sempre iniciativas que conduzam a atitudes de nobre grandeza.

Abraços Gloriosos!

Ronaldo disse...

Bom dia Rui,
é a primeira vez que escrevo aqui, mesmo que tardiamente a postagem de seu artigo, só para parabenizá-lo pela análise fria e precisa. Sem maiores comentários.
Saudações Botafoguenses.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Ronaldo. Um abraço!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...