sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Deus de Mané

.

Hoje é 20 de Janeiro, data em que o carioca reverencia seu padroeiro, São Sebastião. Homem que viveu durante o Império Romano e foi martirizado por se negar a prestar obediência ao imperador Diocleciano, aceitando-o como um Deus.

Segundo a Igreja, São Sebastião apareceu no barco de Estácio de Sá, no século XVI, ajudando-o espiritualmente na luta contra os franceses, na Batalha das Canoas, travada na Baía de Guanabara.

Por essas tramas incompreensíveis dos deuses, Garrincha, que também morreu num 20 de Janeiro, há 19 anos, foi consagrado pelos brasileiros, e por torcedores de todo o mundo na Copa de 1958. E nesse ano, enfrentávamos uma esquadra francesa, em gramados da Suécia.

Também por causa de seus dribles espirituais, vencemos por 5 a 2. Eu tenho certeza de que ele nos deixou nessa data para que, sempre ao lado de São Sebastião, nós jamais o esquecêssemos.

Mas não vou falar de morte. Até porque esse Mané de que falo em minhas colunas está vivo na memória dos amantes do futebol-arte, alegre, vitorioso e desprendido: vou falar de seu Deus.

Eu estava na casa da Barra da Tijuca com um amigo discutindo um fim para um texto que ele escrevera sobre um ganancioso empreendedor, que, para construir seus gigantescos imóveis, não se importava em destruir florestas, matar animais selvagens, acabar com parte do verde, secar rios e lagoas.

O texto exaltava sua vitoriosa carreira empresarial. No entanto, mostrava sua arrogância, desprezo e total insensibilidade diante dos defensores da natureza. Nós queríamos dar um fim à sua vida com uma lição e punição exemplares. Mas sem saber como. Mané tratava de alguns pássaros perto de nós, ouviu o assunto de que falávamos e, interessado, deu uma versão pessoal, surpreendendo a mim e a Jorge: "Pelo que estão falando, esse homem não ligava para os animais, rios, árvores e florestas, não é?"

Apenas balançamos a cabeça positivamente, numa leve consideração. Acostumado com suas brincadeiras, eu esperava algo hilariante, debochado. Porém, ele foi sincero, decidido a punir o nosso personagem:

"Esse cara morreu e vocês querem que ele seja punido lá no céu? Então, em vez de pô-lo diante de um Tribunal, por que não o põem diante de Deus?

Respondemos que ele não merecia ver Deus. E Mané não se fez de rogado.

"Sim. Mas quando esse joão chegar perto do Deus que eu imagino ele vai levar um susto", comentou Mané.

Fiquei curioso para saber que deus ele imaginava. Porque nunca pensei que Mané tivesse um deus na cabeça:

"Quando ele chegar perto de Deus verá um Ser cujo corpo é uma frondosa árvore, com micos, gambás, gatos, cobras. Ou saltando ou rastejando em seu tronco; seus braços longos serão galhos floridos com ninhos e frutas penduradas; seus olhos, dois rios em que se pode ver peixes mergulhando; sobre sua cabeça verá pássaros em revoada; à sua volta, vários animais... Deus é a própria natureza que esse homem, agora, diante dele, destruía sem dó.”

4 comentários:

Gil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil disse...

Rui,
E houve um cartola (tinha que ser) que quase impede o nosso GARRINCHA de jogar e trazer uma copa para nós.
Fico a imaginar se fosse nos tempos atuais se algum ou grupo de jogadores iriam peitar o tal cartola.
Respondo que hoje os nossos jogadores não conseguem escolher qual time jogar, respirar, e assinar contrato sem alguém a lhes conduzir. Claro que são outros tempos e o dinheiro fala mais alto, mas será que não estão ficando sem personalidade para tudo? Será que hoje os empresários e cartolas estão tirando a personalidade de todos os jogadores?!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Temo que sim, Gil. Com uma ou outra exceção - por exemplo, a escolha do Kaká em não ir para o Manchester City - os jogadores são persas absolutas dos empresários. É o mercantilismo globalizado ao futebol.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Em vez de 'persas' eu queria dizer 'presas'.

Obrigado.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...