quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Santos e Botafogo, o clássico


por Pedro Varanda
escrito para Mundo Botafogo

Eu considero que o maior e melhor período de todos os tempos do futebol brasileiro foi (ainda é) entre 1956 a 1974, talvez um pouco mais, até 1982. Nesse período, Botafogo e Santos eram o melhor do futebol brasileiro. Claro que não devemos esquecer também do Palmeiras, de Ademir da Guia, e do Cruzeiro, de Tostão.

BOTAFOGO F. R. x SANTOS F. C.
» Total de jogos: 92
» Vitórias do Botafogo: 32
» Vitórias do Santos: 34
» Empates: 26
» Gols do Botafogo: 142
» Gols do Santos: 160

1° Jogo: 14/04/1918 – Santos 8x2 (Amistoso), Vila Belmiro. Gols do Botafogo: Luiz Menezes e Petiot.

Último jogo: 20/09/2009 – Empate 0x0 (Campeonato Brasileiro), Vila Belmiro.

Maiores goleadas:

14/04/1918: Santos 8x2 (Amistoso), Vila Belmiro. Gols do Botafogo: Luiz Menezes e Petiot.

03/08/1935: Botafogo 9x2 (Amistoso), General Severiano. Gols do Botafogo: Carvalho Leite (3), Russinho (2), Leônidas da Silva (2), Patesko e Álvaro.

BOTAFOGO 9x2 SANTOS
» Gols: Russinho, Junqueirinha, Carvalho Leite, de cabeça, Leônidas da Silva e Patesko (1° tempo); Leônidas da Silva, Álvaro, Russinho, Junqueirinha, Carvalho Leite e Carvalho Leite, de cabeça (2° tempo).
» Competição: Amistoso
» Data: 03/08/1935
» Local: General Severiano
» Árbitro: Thomaz Cicarelli
» Botafogo: Alberto, Albino e Nariz; Affonso, Martim e Canalli; Álvaro, Leônidas da Silva (Arthur), Carvalho Leite, Russinho e Patesko.
» Santos: Cyro (Bilu), Neves e Badu; Marteletti (Sandro), Ferreira e Jango; Victor Gonçalves, Mário Pereira, Délson, Araken e Junqueirinha.
Fontes: A Noite e Jornal dos Sports

As decisões:

1ª) 21/06/1959: Santos 4x1 (Taça Teresa Herrera), Estádio Riazor – La Coruña. Gols: Pepe 39’ (pen.) e 77’, Pelé 59’, Coutinho 67’ (Santos); Zagallo 69’ (Botafogo)

2ª) 02/04/1963: Santos 5x0 (Taça Brasil de 1962), Maracanã. Gols: Pelé, aos 75’ e 80’ Dorval 24’, Pepe 39’ e Coutinho 54’

3ª) 10/01/1965: Botafogo 3x2 (Torneio Rio-São Paulo de 1964), Maracanã. Gols: e Roberto 40’ e 43’ e Jairzinho 20’ (Botafogo); Coutinho 49’ e 70’ (Santos)
Obs: Não houve o segundo jogo por falta de datas, já que ambos partiram para excursões e foram declarados campeões.

4ª) 22/01/1966: Botafogo 3x0 (Taça Círculo de Periódicos Esportivos), Caracas. Gols: Bianchini 49’ e 77’ e Roberto 40’

5ª) 17/12/1995: Empate 1x1 (Campeonato Brasileiro), Pacaembu. Túlio Maravilha 24’ (Botafogo); Marcelo Passos 46’ (Santos). Botafogo, campeão Brasileiro de 1995.

9 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

todos os torcedores alvinegros mais saudosistas me dizem exatamente isso que você falou Rui..que Botafogo e Santos é o principal clássico do futebol brasileiro...por ironia do destino, nosso único título brasileiro foi sobre a equipe da baixada santista...

abraço!!

Ruy Moura disse...

Mas eles tinham-nos ganho uma final da Taça Brasil (a mais importante competição à época), e por 5x0. Eu nunca me esqueci disso porque quase fiquei traumatizado. Foram 5x0! Foi preciso 30 anos para ganharmos uma final semelhante.

Abraços Gloriosos!

José Gonçalves disse...

Olá Rui,
1) o Porto sabe muito bem o que aconteceu nesta final por 5x0, um jornalista entregou todo o esquema para eles, nem precisa dizer pra que time o jornalista torcia.
2) O próximo jogo contra o Cerro Portenho poderá o ser o de nº 500 contra clubes estrangeiros, tem como checar isso? Abraços.

Ruy Moura disse...

Hoje eu sei isso, José, mas à época era um garoto 'doente' pelo Botafogo que sofreu muito com isso. Especialmente porque penso que Botafogo x Santos é o primeiro dos clássicos do BDFR. Só depois vem o Clássico Vovô.

Vou verificar isso do jogo 500 e darei a resposta aqui, mais tarde.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

É amigo Rui, naquela época torcedor do fogão batia no peito e dizia: Tenho orgulho do elenco, tenho orgulho de ser botafoguense e eu sou brasileiro.

Torcedor santista: tenho orgulho do craque pelé e companheiros, sou brasileiro e campeão do mundo.

Hoje em dia e em especial a nós botafoguenses batemos no peito e exigimos um "Botafogo de Volta" e oramos a Deus pedindo um milagre para que o rebaixamento fuja de General Severiano. Batemos no peito e gritamos: "Time sem vergonha" "Diretoria incompetente" e assim vamos em nossa caminhada "árdua e triste".

Bons tempos e grandes jogos!!!! Conquistas memoráveis!!!!Hoje ficamos aflitos, preocupados com o destino de nossas tradições que aos poucos vão sendo apagadas pelos vexames que somos obrigados a assistir e o pior ficamos sempre na torcida que estes dirigentes resgatem a nossa história e tradições e coloquem com louvor no mais alto pedestal.

grande abraço amigo botafoguense

Fogão Brasília

Ruy Moura disse...

Amigo Fogão Brasília, às vezes sinto coisas esquisitas tais como: ter saído de uma casa de grande ssalões com uma fabulosa vista para o horizonte oceânico e entrado num apartamento com quarto, banheiro e sala/cozinha agregadas. Já vivi nesses dois tipos de casas, e agora sinto que o Botafogo vivi no apartamento de pessoa solteira...

Não sei se algum dia mudará realmente para uma casa a sério com vista para o mar ou para a serra...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Amigo JOSÉ, segundo a sminhas contas temos 480 jogos contra clubes estrangeiros. Creio que a sua conta considera 'internacionais' os jogos realizados em torneios e cvompetições oficiais sul-americanos contra equipas brasileiras. Mas eu não contei esses jogos; apenas contei jogos contra equipas estrangeiras.

Abraços Gloriosos!

pedrina disse...

Botafogo e Santos protagonizaram, durante alguns anos, o maior clássico de futebol do planeta.
O Santos era mais competitivo, jogava para ser campeão sempre. O Botafogo, ora o Botafogo foi o time com o futebol mais fantástico de todos os tempos. Era pura alegria ver jogar aqueles incríveis e espetaculares jogadores de bola. A Estrela Solitária teve seu brilho mais intenso naqueles anos. Quem viu, viu, quem não viu pode ter a certeza de que de fato o BOTAFOGO FOI O TIME MAIS FANTÁSTICO DE TODOS OS TEMPOS NA HISTÓRIA DO FUTEBOL!!!

Ruy Moura disse...

Concordo, Pedrina. Eu vi e concordo. E a um Didi sucedia um Gerson; a um Paulo Valentim sucedia um Amarildo; a um Garrincha sucedia um Jairzinho; a um Quarentinha sucedia um Roberto; a um Zagallo sucedia um Paulo César Caju... E por aí fora... Times onde nem cabiam Sucupira, Bianchini, Parada ou Ferretti como titulares... Um espanto!

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...