quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O hexa da imoralidade


por João Ignácio Müller
http://botafogoemdebate.forumeiros.com

Que o sr. Galvão Bueno e sua tropa de puxa sacos queiram impingir ao povo brasileiro uma mentira imoral e cretina, dá para entender. Partindo de quem parte.

O que não dá para aceitar é o silêncio maquiavélico e indecente da CBF, quando aceita e endossa a posição da rede Globo.

Flamengo hexacampeão brasileiro?...

“Peraí” carapálida, tem algo de muito podre nessa história.

A ressalvar o critério de “campeão brasileiro” imposto pela máfia da Vênus Platinada, então sejamos francos e honestos – a seleção brasileira não é PENTA, mas simplesmente BI campeã mundial.

Vamos aos fatos e aos dados, e contra eles não existem argumentos.

Até 1970, o campeonato mundial de seleções tinha o nome de TAÇA JULES RIMET, em homenagem a seu criador. Nessa primeira versão, foram campeões o Uruguai (1930 e 1950), a Itália (1934 e 1938), a Alemanha (1954), a Inglaterra (1966) e o Brasil (1958/1962 e 1970).

Com a conquista do terceiro título em 1970, a seleção brasileira tornou-se proprietária definitiva da taça Jules Rimet. Com isso FOI CRIADO UM NOVO TROFÉU, intitulado Copa FIFA, e a competição passou a se chamar COPA DO MUNDO DE SELEÇÕES.

Seguindo-se o mesmo critério, no Brasil, a partir de 1950, os assim chamados campeões brasileiros, passaram a advir de competições com nomes diferentes.

Entre 1950 e 1971, os campeões brasileiros eram aqueles que haviam ganho uma das seguintes competições – Taça de Prata – Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Rio/São Paulo, com a presença eventual de clubes gaúchos ou mineiros) ou a Taça do Brasil.

Nessa fase, alguns clubes conquistaram legitimamente esse direito, e tanto isso é verdadeiro que na primeira grande competição internacional de clubes promovida no Brasil, a Copa Rio em 1951, com a presença de 10 clubes campeões do mundo todo, o Brasil era representado pelo Palmeiras (campeão do Rio/São Paulo) e o Vasco da Gama (vice campeão).

Nesses 21 anos, antes da atual fase, os maiores ganhadores foram o Santos FC, com 9 títulos, o Corinthians e o Palmeiras com 4 deles, e o BOTAFOGO igualmente com 4 títulos (3 do Roberto Gomes Pedrosa e um da Taça do Brasil).

A partir de 1971 o campeão brasileiro passou a ser apontado pelo torneio denominado “Brasileirão”, no qual o S. Paulo FC tem 6 títulos, o CR Flamengo 5, o Vasco da Gama e o Palmeiras 4, o Internacional 3 e entre outros, o Botafogo com um título, assim como Sport Club Recife em 1987.

No cômputo geral, somando-se todas as competições que apontaram ao longo desses quase sessenta anos os campeões brasileiros, é o seguinte o seu ranking:

Santos FC – 11 títulos (4 R.G. Pedrosa, 5 Taças Brasil e 2 Brasileirões)
SE Palmeiras – 8 títulos (4 R.G. Pedrosa + 4 Brasileirões)
SC Corinthians Paulista – 8 títulos (4 R.G. Pedrosa + 4 Brasileirões)
CR Vasco da Gama – 6 títulos (2 R.G. Pedrosa + 4 Brasileirões)
São Paulo FC – 6 títulos (6 Brasileirões)
Botafogo FR – 5 títulos (3 R.G. Pedrosa + 1 Taça Brasil + 1 Brasileirão)
CR Flamengo – 5 títulos (5 Brasileirões)
CS Internacional – 3 títulos (3 Brasileirões)

E por aí vai, com outros menos votados.

A querer se negar essa EVIDÊNCIA, então que a seleção brasileira de futebol seja citada apenas como bicampeã, uma vez que, pelos critérios adotados pela CBF e rede Globo, SÓ VALE O QUE FOI GANHO NA COMPETIÇÃO COM O ÚLTIMO NOME...

O que vem antes, segundo esses abutres que devoram a carniça dos que a eles se opõem, não tem o menor significado. Só vale o que acham que deve valer. De tão sórdido e repulsivo, chega a dar ânsias de vômito.

Querer se deletar a importância e a validade dessas conquistas, é negar a própria essência do futebol brasileiro. É coisa de canalhismo sem precedentes.

E portanto, por esse mesmo critério, na Copa FIFA, o Brasil só tem 2 títulos...Tudo o que foi ganho antes deve ser apagado... A CBF portanto não é PENTA. Mas apenas BI campeã. Por uma mínima questão de decência e coerência.

Mas, para a Seleção Brasileira, e para os “Ai Jesus” da Imprensa esportiva do Rio de Janeiro, não prevalece essa lógica absurda dos Ricardos Teixeiras, Galvões Buenos e outros detratores da história do futebol brasileiro. Só vale o que esses abutres querem impor a um povo imbecilizado.

O “Hexa campeonato” do Flamengo é um embuste, uma vez que a própria CBF, a entidade maior do futebol nacional declarou o Sport Club Recife campeão de 1987.

E essa mesma CBF participa cinicamente de uma festa como a que foi realizada ontem, quando se proclamou o CR Flamengo... hexacampeão brasileiro, sob os gritos histéricos do sr. Galvão Bueno, desonrando e aviltando a honra e a dignidade de um seu filiado, no caso o Sport Club Recife. Na festa da mentira e da indecência.

O Sport Club Recife, bem como todos os outros participantes das séries A, B e C do campeonato brasileiro, têm o dever moral de interpelar a rede Globo e a CBF por esse ato de vandalismo moral.

Que esse é o país da impunidade, isso todos nós sabemos.

Mas em termos de futebol, o que se viu nas últimas rodadas desse espúrio campeonato brasileiro de 2009, com o Corinthians e o Grêmio ENTREGANDO acintosamente seus jogos, esse passa a ser também o país da indecência esportiva.

38 comentários:

Anónimo disse...

eu concordo plenamente com esse fato e na minha cabeça o flamengo não é hexacampeão e sim penta campeão brasileiro..
a instituição CBF que não dá esse titulo merecido para o sport clube o titulo brasileiro....

Miguel Gonzalez disse...

Se o título de 1987 não é do Flamengo, então todos os grandes clubes estavam disputando a 2a Divisão, inclusive Botafogo, Fluminense, Vasco, São Paulo, Corinthians, etc. É ridículo querem dar um título para o Sport que enfrentou equipes bem mais fracas como Treze, Bangu, CSA, Guarani, etc. Inclusive na época, o Clube dos 13, formado pelos verdadeiros grandes clubes do Brasil e organizador do Brasileiro de 1987, reconheceu o título do Flamengo.

Miguel Gonzalez disse...

No Esporte Rio (http://esporterio.blogspot.com), reconheço os campeões da Taça Brasil como parte da história da Copa do Brasil.

Também reconheço os campeões do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como parte da história do Campeonato Brasileiro.

Finalmente, também reconheço os campeões da Copa CONMEBOL como os primeiros campeões do que hoje é a Copa Sudamericana.

Ruy Moura disse...

Exatamente, meu amigo, ou então as regras ew as normas escritas e institucionalizadas não servem para nada.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Estimado amigo Miguel, creio que o problema é que num estado de Direito o que conta realmente são as normas e as regras, senão instala-se a desordem que os flamenguistas pretendem estabelecer nas regras, sempre e apenas quando lhes convém.

Se há algo de errado deve-se processar a CBF para repor a verdade que defende. O que sei é que quando uma entidade ou um profissional desobedece, ou não se apresenta em campo conforme determinado, é punido com a derrota. Certo?... Foi isso que aconteceu em 1987 após as trapalhadas do órgão máximo do futebol - aliás, presidido por um flamenguista que teve declarações anti-estatutos CBF, prejudicando a imagem de uma instituição nacional para ser simpático com o seu clube individual.. Mas disso não têm culpa os cidadãos que acreditam na ordem, nas normas e nas regras. O Flamengo acredita nas regras somente quando lhe convém. Não é só o Flamengo, são todos aqueles para quem a lei só é boa se convier aos seus intentos. Temos que acabar com essas exceções. Lei é lei; está escrito e cumpre-se. Somente um tribunal adequado num Estado de Direito pode determinar um hexa que ainda é penta.

O Botafogo só foi considerado campeão de 1907 depois de 90 anos, por uma decisão legítima à época. Creio que o Flamengo terá que aguardar por uma decisão institucional e não apenas agarrar-se à muleta da mídia. Não fica bem a um grande clube mendigar do poder... Ou então não é realmente um grande clube...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Miguel, o que o meu amigo ou eu reconhecem é uma coisa, o que as instituições, suportes e pilares de uma democracia reconhecem, é outra. Por exemplo, nunca coloquei em causa a designação de 'campeão mundial de clubes', mas oficialmente todos os amistosos promovidos pela Toyota são meros amistosos, e não são campeonatos do mundo. O que significa que o seu Flamengo tem uma Taça Toyota que representa tanto como outra taça qualquer de um ponto de vista oficial ganha pelo Botafogo ou pelo Vasco da Gama no estrangeiro. Isto é, a FIFA não
reconhece esses amistosos promovidos pela Toyota sob a designação de 'mundial de clubes', à revelia da FIFA. Isto é, amigo, oficialmente, o Flamengo, e todos os vencvedores do Troféu Toyota, não são campeões mundiais de clubes, mas vencedores de um troféu particular em jogo único.

Abraços Gloriosos!

Marcello disse...

Prezado Sr. Miguel Gonzalez...
O q acontece qndo um clube não cumpre a regra estabelecida desde o inicio do campeonato? O q acontece qndo um clube deixa de comparecer e competir num jogo pré-determinado? Esse é o caso de 1987! O Flamengo, juntamente com o Internacional, podem se considerar APENAS os vencedores do módulo verde do referido campeonato, onde, como o sr. bem lembrou, estavam disputando os representantes do clube dos 13. Entretanto, o regulamento dizia ainda q seria considerado campeão do torneio o clube q viesse a ganhar o quadrangular final com a participação do campeão e vice do módulo amarelo (Sport e Guarani). Sendo assim, RÍDICULO é deixar de cumprir o regulamento... é não querer disputar as partidas e se considerar campeão. Se os clubes do módulo amarelo eram fracos ou de 2ª divisão, seriam então jogos fáceis pros todos poderosos,não? Teria sido então MEDO de perder pra um "time de segunda divisão" e mais fácil optar pelo W.O. com tapetão? Lembro ainda ao sr. que o clube dos 13 não é, tal como a CBF, uma entidade reconhecida pela FIFA e, portanto, sem poder nenhum para reconhecer titulos, principalmente de um em q seu proprio regulamento não foi devidamente obedecido em sua plenitude.
Diante a tudo, concordo plenamente com a opiniao e o Flamengo é penta e não hexa!

Anónimo disse...

Cabe lembrar que em 1987 não houve torneio denominado "Campeonato Brasileiro", da mesma forma que ocorreu em 2000; o que houve foram, respectivamente, Taça União e Copa João Havelange. Infelizmente a Rede Globo, e demais empresas de sua Organização, de olho apenas no faturamente empurra goela abaixo essas falácias. E dane-se a ética, o direito, o respeito. Vai da mal a pior esse País.
Eduardo Samico

Anónimo disse...

Ah ! E complementando mensagem anteriormente enviada, em 2000, a Copa João Havelange assemelhava-se ao torneio de 1987. O CR Vasco da Gama enfrentou, na final, o São Caetano que vencera o grupo equivalente ao módulo amarelo de 1987.
Eduardo Samico

Miguel Gonzalez disse...

A história do Brasileiro de 1987 começou em 1986, quando os grandes clubes cansaram dos gigantescos campeonatos promovidos pela CBF. O Clube dos 13 reformulou o futebol nacional ao fazer um campeonato com apenas 16 times, quando viu que a CBF ia quebrar sua promessa e manter a competição com 48 times. Claro que este campeonato não teve o aval da CBF, pois a ela só interessaria um campeonato enorme com vários jogos caça-níqueis envolvendo times do Aiapoque ao Xuí (sic?).

Quando a CBF viu que não ia organizar um campeonato com os grandes clubes, ela forçou um quadrangular entre os 2 melhores do Clube dos 13 com os 2 melhores da CBF. Isso jamais foi visto em lugar nenhum do mundo. Por exemplo, Sporting e Benfica não são obrigados a jogar um quadrangular com Paços de Ferreira e Penafiel para ver quem fica com o título de Portugal.

O Flamengo não tomou a sensata decisão sozinho de não jogar. O Flamengo consultou o Clube dos 13 e o Clube dos 13 decidiu de não enviar representantes a este vergonhoso quadrangular.

Se Sport e Guarani contestam o título do Flamengo, ainda vá lá. Mas o que é espantoso é ver alguns dirigentes e torcedores do Clube dos 13 contestarem a conquista do Flamengo, pois afinal os 13 maiores times do Brasil (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético/MG, Bahia, Inter e Grêmio) reconheceram o título do Flamengo em 1987.

Aliás, o Campeonato era chamado de Copa União. Só depois, quando a CBF se meteu é que começaram a chamar de Módulo Verde, Amarelo, Azul e Branco.

Por fim: quem insiste em dizer que o Sport é o Campeão de 1987 é: a) ou torcedor do Sport; b) ou não entende nada de futebol; c) ou, o que é mais provável, defende isso para provocar os flamenguistas.

Abraços,

Miguel Gonzalez disse...

Ruy, concordo que o Toyota Cup era um amistoso. Mas sem outro torneio "Mundial" como concorrência, ou se considera o vencedor da Toyota como campeão mundial, ou não se reconhece ninguém.

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa não era um Brasileiro. Mas era a competição mais importante do ano, com todos os times grandes e dos principais estados do país.

Ruy Moura disse...

Miguel, creio que o debate está interessante. Por mim, diria que esse tal quadrangular não faz sentido nenhum. Mas isso não importa relativamente ao que se discute.

Eu creio que o grande problema é a desorganização do futebol brasileiro, tal como João Saldanha já referia nos anos setenta. Há campeões ex-aequo de tudo. O Rio São Paulo chega a ter quatro campeões num só ano porque os senhores dos clubes resolveram que não havia datas. Noutro caso, BFR e Santos foram ex-aequo porque o Santos não tinha data. Em 1979 há dois campeonatos cariocas. Em décadas anteriores havia ligas cariocas paralelas com dois campeões. As competições mudam de regras e de denominações todos os anos. Em suma, muita gente tem culpa de todas essas confusões, mas o que eu refiro apenas é que enquanto houver CBF legal, agregada legalmente à FIFA, e o título nacional de 1987 estiver registrado tal como aconteceu, não há nenhuma dúvida de que o Sport é campeão. Faça ou não sentido. O Flamengo e o Internacional não entraram em campo, então temos WO e ponto final.

Acho ridículo, para não usar expressão pior, que se tome por oficial o que não é. É uma espécie de golpe de Estado. O Governo não nos interessa?... Então inventamos outro através de um golpe de Estado. Isso não é democracia nem de um país que quer, um dia, chegar aos mais desenvolvidos do mundo. Assim, jamais chegará.

O assunto, se tem interesse em ser debatido, deve sê-lo seriamente nas instâncias competentes. Até lá, em defesa das instituições e do Estado de Direito, o Sport é o campeão nacional brasileiro de 1987!

E acho que o Presidente do Sport devia cumprir a sua ameaça e processar todos os órgãos de informação que publicamente escreveram sobre o hexa que não existe.

Finalmente, e como não me dás chance de pensar por mim próprio, obrigando-me a escolher entre ser do Sport, não entender de futebol ou provocar flamenguistas, resta-me escolha a alínea b): não percebo de futebol. Enfim, não é grave...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Quer dizer, senhor Miguel Gonzalez, que o Guarani, vice-campeão de 1986, estava na segunda divisão em 1987? É... Eu acho que não enetendo nada de futebol mesmo... Não dá para entender, né?

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Sobre a Toyota Cup também não tenho nenhum problema em tornar a coisa oficial. O que digo é que deve haver ética e imparcialidade a tratar destas coisas. Seja o 'mundial de clubes' seja as equiparações dos torneios brasileiros de topo anteriores aos anos setenta, seja a rever-se os dois títulos do Flamengo em 1979, que não fazem nenhum sentido. Só pode ser um, obviamente. Ou então dão ao Botafogo também o título de campeão carioca em 1996 com a Taça Cidade Maravilhosa.

Em suma, face a tantos erros do passado, sou favorável a uma revisão global e completa no que respeita a equiparações de títulos. Mas não sou favorável a dois pesos e duas medidas quando, por um lado, se trata de modo diferente o Flamengo [arbitragens e títulos do tipo de 1987 e do carioca de 1979, por exemplo] e o Fluminense [arbitragens e tapetão], e, por outro lado, Botafogo e Vasco têm um tratamento desfavorável.

Sei que as maiorias querem sempre ganhar a todo o custo, mas em democracia não pode ser assim.

Abraços Gloriosos!

Miguel Gonzalez disse...

Anônimo, Os grandes clubes do Brasil queriam um Campeonato Brasileiro com 24 clubes na 1a Divisão, em 1987. Era a metade do número de times de 1986. A CBF tinha prometido isso aos grandes e não cumpriu. Por isso surgiu a Copa União de 1987.

O Guarani disputou sim a 2a Divisão de 1987. Não merecia. Possivelmente estaria na 1a Divisão se a CBF tivesse feito o prometido campeonato com 24 clubes. O América, terceiro colocado de 1986 se recusou a disputar o Módulo Amarelo e perdeu todos os jogos por WO. O Guarani poderia ter feito o mesmo.

A confusão é tão grande que o Campeonato Brasileiro de 1988 também se chamou Copa União e o Bahia foi o campeão. Não houve quadrangular entre as divisões e a CBF recolocou na 1a Divisão os times que deveriam estar na 1a Divisão de 1987: Sport, Guarani, América, Bangu, Vitória e Criciúma.

O que os grandes clubes queriam em 1986 finalmente aconteceu em 1987.

Graças ao Clube dos 13, o Campeonato Brasileiro começou a ter um número razoável de clubes. Nunca mais passamos de 26 clubes na 1a Divisão (com exceção de 1993, que teve 32; e da Copa João Havelange de 2000).

Outra vitória do Clube dos 13 e que levou algum tempo para pararem com viradas de mesa foi o descenço e promoção.

Hoje temos um campeonato muito melhor do que era. E a revolução começou em 1987.

Miguel Gonzalez disse...

Ruy, eu sei que oficialmente ainda está escrito que 1987 é o Sport o campeão. Mas sabemos que é injusto. As regras mudam e tenho certeza que um dia o bom senso prevalecerá e o Flamengo vai ser reconhecido como campeão daquele ano.

Alguém mencionou a Copa João Havelange de 2000...a CBF já reconheceu o Vasco como campeão brasileiro deste ano. E mesmo se não reconhecesse, o Vasco continuaria a ser o campeão.

Miguel Gonzalez disse...

A título de curiosidade, eis os clubes que disputaram a 2a Divisão de 1987: CSA (AL), Vitória (BA), Ceará (CE), Rio Branco (ES), Atlético (GO), Treze (PB), Náutico (PE), Sport (PE), Atlético (PR), Bangu (RJ), Criciúma (SC), Joinville (SC), Guarani (SP), Internacional Limeira (SP) e Portuguesa (SP). O América (RJ) se recusou a entrar em campo.

Anónimo disse...

Rui:

Apenas um complemento de quem, assim como você, não entende nada de futebol.

Os clubes que disputaram o Módulo Verde da Copa União de 1987 eram os melhores do Brasil ou os que tinham as maiores torcidas?

Vejamos: o Flamengo terminou a Copa Brasil de 1986 em 11. lugar(assim denominava-se o campeonato daquele ano pois só se pode chamar de campeonato os torneios onde todos se enfrentam); ladeado por Portuguesa (10.) e Joinville (12.), ambos do Módulo Amarelo em 1987 (com o Vasco em 13. e o Grêmio em14.). Outros participantes do Módulo Verde também deram vexame: o Goiás terminou em 23. lugar em 1986; o Santa Cruz (!!!), hoje na Série D, ficou em 26. lugar; o nosso BOTAFOGO, em 31.; e o Coritiba em um fantástico 44. lugar!!!

Mas não pára por aí: o Internacional de Porto Alegre terminou a Copa Brasil de 1986 no 17. posto, atrás de Criciúma (15.) e Internacional de Limeira (16.) (ambos do Módulo Amarelo); o Santos em 19., atrás do Atlético Paranaense (18.) este também do Módulo Amarelo de 1987.

Isso tudo sem falar no América do Rio, 4. colocado em 1986, que, ao se recusar a disputar o Módulo Amarelo (queria estar no Verde), foi rebaixado para a Terceira Divisão. E o Módulo Amarelo foi disputado com apenas 15 clubes, em vez dos 16 do Módulo Verde.

Mas o mais curioso é que, em 1988, a ainda Copa União aumentou o número de clubes (tão contestado pelo Clube dos 13) para 24! E (pasmem!) com a participação de Sport, Guarani, América (!), Bangu, Vitória, Atlético Paranaense, Portuguesa (SP) e Criciúma; todos clubes de 2. Divisão, com exceção do América, é claro, que era da Terceira.

Eu acho justo os grandes clubes desejarem um campeonato menos deficitário ou até mesmo lucrativo. Mas não com a arrogância dos poderosos, roubando direitos adquiridos pelos mais "fracos". Acordos hão de ser feitos.

Mas como eu não entendo nada de futebol...

Abraços,
Marcelão

Anónimo disse...

Senhor Miguel:

A afirmação de que "Outra vitória do Clube dos 13 e que levou algum tempo para pararem com viradas de mesa foi o descenço e promoção" não me parece muito realista.

Veja o caso do Fluminense, por exemplo, um dos membros do Clube dos 13 (ou 16, sei lá). Caiu em 1996 e não valeu. Dizem que foi porque houve marmelada no jogo do Atlético Paranaense. Ué! E se isso foi comprovado, por que não houve punição a este clube? Caiu para a Série B em 1997. Foi pra lá. Caiu pra Série C em 1998. Foi também. Subiu pra Série B em 1999. Não foi. Foi direto pra Série A. Com apoio do moralizador Clube dos 13.

Ah! Meu nome é Marcelão. Tal como está assinado nos meus comentários anteriores. O Anônimo aparece porque não tenho conta no Google ou coisa que o valha.

Abraços,
O mesmo

Ruy Moura disse...

Miguel, dizes que: "eu sei que oficialmente ainda está escrito que 1987 é o Sport o campeão. Mas sabemos que é injusto."

Miguel, em primeiro lugar, o futebol, a vida e o próprio Universosão muitas vezes injustos face a um conjunto de valores humanos. Portanto, não se trata de saber se é justo ou injusto. Tarta-se da regra, da lei, da decência do cumprimento e da honra das instituições.

Se fossemos por aí, é injusto que o América tenha sido liquidado nessa ocasião, é injusto que o Fluminense tenha passado da 3ª para a 1ª divisão. Mas... que fazer?... Colocar o América na 1ª divisão agora?... Colacar o Flu na 3ª divisão agora?... Tirar o título ao Sport e dar ao Flamengo?...

O América caiu porque se negou a jogar e perdeu todos os jogos. O Flamengo também se negou, logo perdeu por WO. Não há maneira de tornear o problema. Continua a achar que os quadranglare sante sdos pojntos corridos eram meio absurdos, mas era a lei. Se alguém se negasse a disputálos, seria eliminado, não é?... Quem me garante que o Flamengo ganharia o triangular?... Não foi o Flamengo que no ano passado perdeu em pleno Maracanã com o Cabañas?... Não foi o Flu que no ano passado pedreu com a LDU também?... Não foi o Flamengo que perdeu para o Resende na semifinal da Taça Rio?... Não perdeu o Botafogo a final da Copa Brasil no Maracanã em 1999?... Não foi o Brasil derrotado em 1950 em pleno Maracanã na Copa do Mundo?...

Não há jeito, amigo. Terá sido mais um erro da sentiaddes oficiais, mas era lei. E é a lei de cada momento que vale. Ou então o América tem que ser repescado à 1ª e o Flu despromovido à 3ª. O será que não estou entendo nada de regras de futebol?...

Abraços Gloriosos!

SenaDrico disse...

Rui e amigos que chovem no molhado,

Sim, porque isso vai levar mais 17 anos e não vamos parar de ouvir falar nisso. Nosso amigo Miguel está equivocado. Sim, porque afirmar que a Copa União foi criada porque a CBF não quis fazer um campeonato com 24 clubes quando o certo era 32 (16 no verde e 16 no amarelo), dizer que o quadrangular foi imposto pela CBF, quando sabemos que foi votado antes, diminuir um time como Guarani que foi vice duas vezes seguidas à condição de "segunda divisão" e até mesmo ignorar o fato de que segunda divisão foram os módulos Azul e Branco, é demais até para mim que "não entendo nada de futebol".

Veja só: O módulo verde começou em 11/09/87 e o módulo amarelo em 13/09/87. Não há como conversar com alguém que diz que uma começou na metade da outra. Em um video na globo.com entitulado "Marcio Braga fala sobre o regulamento da Copa União" vemos uma conversa antes do 1º jogo contra o Inter, M.Braga não usa o termo Camp. Brasileiro e sim copa união. E como podem ver, é afirmado que a decisão se dará
entre os 2 presidentes e a CBF. E esse é apenas mais um fato que não terá explicação de pq a CBF DECIDIRIA com os clubes.

Enfim, se o Flamengo tivesse perdido a C. União para o Inter, com certeza teríamos quadrangular. Confessar que o respaldo para não jogar foi dado pelo C13, é querer que eu acredite que se o rato tomar conta do queijo, ele estará intacto.

Miguel Gonzalez disse...

Marcelão, os times do Módulo Verde de 1987, tinha as maiores torcidas e a base da seleção brasileira.

O Clube dos 13 organizou um campeonato independente com os 13 grandes clubes e convidou 3 de praças para ter renda: Goiás, Santa Cruz e Coritiba.

Se a CBF tivesse feito o prometido, o campeonato com 24 clubes, teriam sido incluídos América, Guarani e os demais.

Miguel Gonzalez disse...

Oi Marcelão, sim, tivemos uma demora em aceitar que os clubes grandes fossem rebaixados. O que aconteceu em 1996 foi uma vergonha. Mas agora isso parece estar sanado: Botafogo, Vasco, Corinthians, Bahia e Palmeiras já desceram e não houve virada de mesa.

A revolução começou com o Clube dos 13. Em 1988, após as pazes feitas com a CBF, a II Copa União rebaixou 4 clubes para a 2a Divisão de 1989. Entre eles caíram os queridos América e Bangu.

Miguel Gonzalez disse...

SenaDrico, sim a verdadeira 1a Divisão do Campeonato Brasileiro de 1987 se chamou Copa União. Não há dúvida quanto a isso. Em outras ocasiões o Brasileiro se chamou Taça de Ouro, Campeonato Nacional ou Copa Brasil.

O acordo entre clubes e CBF de 1986 previa uma 1a Divisão em 1987 com 24 clubes. Como a CBF descumpriu o prometido insistindo em ter 48 clubes, o Clube dos 13 rompeu com a CBF e criou a Copa União com 16 times. Ao perceber a derrota, a CBF correu atrás e criou o Módulo Amarelo (2a Divisão) com outros 16 times. Depois, forçou um regulamento do Quadrangular.

Flamengo e Inter consultaram o Clube dos 13 e todos decidiram por não disputar o Quadrangular, que não fazia sentido algum.

Os Módulos Azul e Branco eram a 3a Divisão. O Azul para o Sul e Sudeste; Branco para o Norte e Nordeste.

A verdadeira 1a Divisão foi vencida pelo Flamengo. Mas um cartola optou por dar uma canetada para o Sport.

Anónimo disse...

Oi,

É verdade que o Fluminense FC foi rebaixado três vezes, 1996-97-98?

Se sim, isto é recorde Mundial, não?

Acredito que nenhum clube do Mundo tenha esse recorde negativo, certo?

E como foi para a 1ª em 2000?

Se realmente foi, só no Brasil mesmo...

Saudações esportivas.

Anónimo disse...

Oi,

E se fosse ao contrário: o Sport Club do Recife campeão do Módulo Verde (Clubes dos 13) e o CRF campeão do Módulo Amarelo (CBF), quem seria o campeão de 1987?

Em 1996, no futebol de 1° time, quem foi campeão do Rio de Janeiro, BFR ou CRF?

Saudações Esportivas

Miguel Gonzalez disse...

Em 1996, o Botafogo foi Campepão Carioca ou Citadino ou Metropolitano. O Flamengo foi Campeão Estadual.

Ruy Moura disse...

Anónimo, o Fluminense deceu da 1ª para a 2ª divisão e da 2ª para a3ª. Então, arrumaram um torneio, para o qual o Fluminense foi convidado e promoveram-no diretamente para a 1ª. Isto não se passa apenas no Brasil, mas em todos os locais em que a mentalidade dos humanos não tem vontade suficiente para galgar o patamar do desenvolvimento.

Quanto a 1996 deviam ser proclamados campeõe so Flamengo e o Botafogo caso o critério fosse o de 1979 em que o Flamengo é campeão carioca duplamente no mesmo ano em duas competições assumidas como campeonato carioca. Quando se trata do Flamengo os critérios são sempre outros... É absurdo que dois campeões cariocas no mesmo ano sejam o mesmo clube, não é?...

Abraços gloriosos!

SenaDrico disse...

Como disse, São Pedro não para de mandar chuva.

Abram seus guardas-chuvas. Fiquei agora sem saber o pouco que me restava de futebol. E como disse anteriormente, não há respostas para certos fatos, apenas a repetição do que já foi dito.

Pelo menos a conversa anda de modo educado. Muito melhor que ouvir as mesmas coisas de sempre como "isso tudo é inveja" ou "O Brasil todo sabe".

Graças a Deus quanto mais um se suja, mais limpo é visto o outro.

Ruy Moura disse...

Mauro (SenaDrico), se te referes ao Miguel, garanto-te que o Miguel é pessoa de muito elevado nível. Somos amigos e até já estivemos jantando em Lisboa, numa das suas passagens pelo aeroporto de Lisboa.

O Miguel está conversando aqui numa boa, e tem direito à sua opinião, tal como nós, prque defende-a com argumentos. Flamenguistas como ele são muito benvindos a este blogue; os 'cathartiformes' é que não são benvindos e podem ir para cafundós do Judas todos.

Peço a todos os companheiros que vejam o Miguel como uma pessoa elevada como nós mesmos somos. Eu gosto dele.

Abraços Gloriosos!

SenaDrico disse...

Por isso mesmo que a conversa está indo de forma amigável.

Quanto ao fato de ouvir as mesmas coisas de sempre, certamente não falo daqui, mas sim do que sou obrigado a ouvir no dia a dia devido ao assunto não ser outro senão futebol por esses dias.

Mas não é da torcida rubro-negra ou "cathartiformenguista" que me refiro quanto à sujeira, e sim dos fatos em que se envolve o tal penta campeão.

Me despeço por aqui, porque senão teremos um POST que não acabará nunca.

Abraços a todos.

Ruy Moura disse...

Meu amigo Mauro, imagino o que você não tem que ouvir diariamente!... Por aqui também há uma LAMPIÃOPRESS (imprensa benfiquista) e lampiões mais ou menos insuportáveis quando o clube deles começa a jogar alguma coisita. Estiveram quatro anos calados, e agora, mesmo sem terem ganho nada ainda, tornam-se racionalmente insuportáveis. Que gente ruim que pertence às maiorias sempre... (com honrosas exceções, claro).

Mas eu não facilito. A alguns amigos que me enviam por e-mail coisas contra o meu clube aviso-os logo que se a cena se repetir bloqueio-lhes o e-mail. É que eu nunca mando nada aos adversários... nem parabenizando nem xingando... Não há paciência...

Abraços Gloriosos!

Miguel Gonzalez disse...

Obrigado pelos elogios!

Ruy Moura disse...

Miguel, não há possibilidade de te convertes a botafoguense?... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Botafogo ganhou 3 R.G Pedrosa? Em quais anos?

Ruy Moura disse...

Anónimo, trata-se do torneio predecessor da Taça de Prata - o Torneio Rio-São Paulo. O Torneio Rio-São Paulo tomou a designação de Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1954 e, a partir de 1967, foi alargado como Taça de Prata e vulgarmente conhecido como 'Robertão'. O Botafogo foi campeão em 1962, 1964 e 1966.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Boa noite,

VOLTANDO A CARGA (AO DEBATE), SEGUE AS VITÓRIAS E DERROTAS POR WO (NÃO COMPARECIMENTO) DO CR FLAMENGO:

Vitórias do CR Flamengo por WO (não comparecimento do adversário).
22-09-1912 – WO no Bangu AC (Campeonato do Rio de Janeiro).
17-08-1913 – WO no SC Americano (Campeonato do Rio de Janeiro).
16-12-1917 – WO no Bangu AC (Campeonato do Rio de Janeiro).
27-12-1931 – WO no SC Brasil (Campeonato do Rio de Janeiro).
25-11-1934 – WO no CR Vasco da Gama (Torneio Extra do Rio de Janeiro).
21-08-2001 – WO no Club Olímpia-PAR (Copa Mercosul).

Derrotas do CR Flamengo por WO (o Flamengo não compareceu).
28-12-1919 – O Bangu AC venceu por WO (Campeonato do Rio de Janeiro).
23-12-1941 – O América FC venceu por WO (Torneio Extra do Rio de Janeiro).
24-01-1988 – O Guarani FC venceu por WO* (Camp. Brasileiro de 1987).
27-01-1988 – O Sport C. do Recife venceu por WO* (Camp. Brasileiro de 1987).
01-07-1997 – O Americano venceu por WO** (Campeonato do Rio de Janeiro).
03-07-1997 – O Vasco venceu por WO** (Campeonato do Rio de Janeiro).
17-05-1998 – O Vasco venceu por WO** (Campeonato do Rio de Janeiro).

OBS: Houve também um WO duplo (ambos não foram ao jogo) entre o CR Flamengo e o Fluminense FC, em 1998, no Campeonato do Rio de Janeiro. Posteriormente, perguntou o chinês Chang Xin-Pow, quem venceu?

Fontes:
*Relatório da Confederação Brasileira de Futebol (1987).
**Relatório da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (1997 e 1998) e Jornal dos Sports.

Saudações esportivas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...