terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Escolha o nosso vilão 2010

A enquete “escolha o nosso vilão 2010”, no ar durante três semanas como é praxe no blogue, recebeu 148 votos assim distribuídos:

01º Jobson: 50 votos (34%)
02º Fahel: 27 votos (18%)
03º Lúcio Flávio: 22 votos (15%)
04º Anderson Barros: 12 votos) (8%)
05º Leandro Guerreiro: 8 votos (5%)
05º Maurício Assumpção: 8 votos (5%)
07º André Silva: 5 votos (3%)
08º Alessandro: 4 votos (3%)
08º Caio: 4 votos (3%)
08º Joel Santana: 4 votos (3%)
11º Marcelo Cordeiro: 2 votos (1%)
12º Outro: 2 votos (1%)

Jobson foi destacadamente o mais votado com 1/3 dos votos, seguido de Fahel e Lúcio Flávio com 1/3 dos votos no conjunto de ambos – representando os três atletas 2/3 dos votos totais.

Imediatamente a seguir, em 4º lugar, ficou Anderson Barros, um dirigente que claramente sempre esteve a mais no Botafogo, mas que tem sido o suporte de Maurício Assumpção e André Silva para o futebol, já que ambos não tinham nenhum tipo de rede social no mundo do futebol – a qual é sobretudo gerida por Anderson Barros.

Os restantes votos são menos significativos e representam menos de 1/4 das opções.

Pessoalmente concordo com as quatro primeiras posições, embora trocasse Lúcio Flávio e Anderson Barros, já que o segundo demonstrou atitudes impróprias de dirigente em diversas ocasiões.

Entre jogadores, os quatro mais votados foram Jobson, Fahel, Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro. Também estou de acordo. Leandro guerreiro e Lúcio Flávio esgotaram-se, Fahel é um atleta muitíssimo fraco – de 2ª divisão na melhor das hipóteses – e Jobson foi o grande fiasco de 2010.

De Fahel e Lúcio Flávio não se esperava nada de especial à partida e, por consequência, dificilmente poderiam ser o vilão maior. Leandro Guerreiro poderia disputar o lugar de mais votado, porque fracassou claramente entre o que se esperava dele e o que rendeu este ano. Porém, por serviços prestados e amor ao clube, foi poupado.

Sobra, então, Jobson – o ‘vilão’. Eu votei nele. Ele era a grande esperança de muitos botafoguenses devido ao seu futebol claramente bom, mas o resultado foi exatamente o inverso – em nenhum jogo Jobson foi importante, defraudando as expectativas de milhares de torcedores e dos dirigentes que acreditaram nele e tudo fizeram para o reabilitar.

Devo frisar que me manifestei oportunamente contra a sua contratação, porque um atleta que se dopa num momento tão crucial para o Botafgo em 2009, não pode ser responsável e não merece estar entre os titulares de um clube como o gloriosos Botafogo. Eu avisei. Mas os dirigentes fizeram uma vez mais ‘feijão com arroz’ para agradar a parte da torcida e gastaram um dinheiro absurdo que poderia ter sido melhor empregue.

É uma pena que um jogador tão jovem e promissor esteja seguindo caminho tão indesejado, mas aconteceu como eu previra, sobretudo porque Jobson é intelectualmente fraco e emocionalmente frágil. Porém, nem mesmo este acontecimento fará com que uma parte da torcida aprenda quais são os valores centrais que devem orientar as decisões certas que se devem tomar no clube. Muitos torcedores foram em defesa de Jobson já depois do ocorrido, em defesa de Zé Roberto depois da sua indisciplina, em defesa de Dodô mesmo sabendo-se como ele e a esposa se comportaram face ao Botafogo. E por aí vai…

Creiam, meus amigos, que as decisões certas não devem assentar no caminho mais fácil e que geralmente se revela o mais espinhoso, ou no simples medo de perder um jogo ou um campeonato (quantos jogos e campeonatos todos os clubes já perderam?...) ou no ‘baixar de calças’ que tantas vezes vejo dirigentes e torcedores do Botafogo fazendo.

As grandes decisões do mundo fizeram-se sempre com ruptura, inovação, audácia e coragem, que é o que o Botafogo deveria ter, ou melhor, que todos os dirigentes e todos os torcedores botafoguense deveriam perseguir sempre na sua vida clubista.

Quanto a mim, a ‘eleição’ de Jobson apenas pecou por défice de votos.

2 comentários:

Júlio Melo disse...

Que maldade hehehe

Então vai o Jobson e o Fahel para o segundo turno porque ninguém teve maioria absoluta de votos hehehhe.

Como é obrigatório o uso de um documento com foto, o Vasco e o Flamengo que não tiveram título em 2010 podem votar com a identidade? hehehe

Ruy Moura disse...

Maldade a sua com o Vasco, Júlio... (rs)

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...