domingo, 19 de junho de 2011

Mário Zagallo: o único tetracampeão do mundo

Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em Maceió, a 9 de Agosto de 1931, e mudou-se para o Rio de Janeiro aos 8 meses de idade. Foi um extraordinário futebolista campeão do mundo que envergava a Gloriosa Camisa e que quando parou de jogar futebol se transformou num dos mais famosos treinadores do futebol.

Como treinador Zagallo foi bicampeão carioca pelo Botafogo em 1967 e 1968 e campeão da Taça Brasil em 1968. Também foi treinador da selecção brasileira tricampeã mundial em 1970, no México. Zagallo assumiu o cargo que era ocupado por João Saldanha, o qual havia classificado a equipa nas eliminatórias.

Zagallo tornou a actuar como técnico da selecção em mais duas oportunidades: 4º colocado em 1974 (Alemanha) e vice-campeão em 1998 (França).

Treinou a selecção do Kuwait e a selecção da Arábia Saudita, tendo classificado os árabes para as Olimpíadas de Montreal. Foi também treinador da selecção dos Emirados Árabes, classificando-a para o mundial de 1990, na Itália.

Zagallo ainfa foi campeão do mundo em 1994 como dirigente (coordenador) da seleção brasileira, tendo sido o único protagonista do futebol a sagrar-se tetracampeão pelo Brasil na qualidade de jogador, treinador e dirigente.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

9 comentários:

Saulo disse...

Grande, Zagallo. Esse é inesquecível, tb. Merecia até uma estátua no nosso estádio, junto com Didi, Garrincha e nosso Niltão.

Júlio disse...

E só não ganhou em 1998 nem sei porquê - ou até sei... mas vamos esquecer.

Émerson disse...

Rui,
Desculpe a mudança de assunto...
Mas estou muito revoltado com esse Caio Júnior... O jogo de hoje era o mais fácil de ser vencido...
Como ele tira Elkeson, o único que estava distribuindo a bola no meio?
Como ele não tira Éverton, uma nulidade em campo?
Esses dois pontos não ganhos estão na conta de Caio Júnior.
Volta, Cuca!

Ruy Moura disse...

Complicado, Saulo... Zagallo tem muitos anti-corpos em general Severiano...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Tetra já ficou de bom tamanho, Júlio.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sim, Émerson, o Caio Júnior substituiu mal, mas... CUCA?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

O mesmo Cuca que põe o irmão Cuquinha a escutar atrás das portas? O mesmo Cuca que dá cotoveladas nos outros? O mesmo Cuca que perde a cabeça em público e dá murros na mesa? O mesmo Cuca que tem cara de chorão e tendências fatalistas? O mesmo Cuca que não vai passear com a mulher porque teve vergonha de perder e ficou descompesado? O mesmo Cuca que sonbha com o gol tomado pelo São paulo na Libertadores em todas as vésperas de decisão? O mesmo Cuca que ganhando por 2x1 na Argentina e com um jogaor a mais mandou recuar a equipa e tomou três gols seguidos? O mesmo Cuca que comentou quase todos os dias a comissão técnica do M. Sérgio quando saiu do BFR por 10 dias e se arrepenseu? O memso Cuca que nos faz passar ainda hoje por 'chorões'?

Que se contrate Joel Santana, Ney Franco, seja quem for, mas...
CUCA JAMAIS!!!!!!!

Faria LUTO no blogue.

Abraços Gloriosos!

Émerson disse...

Grande Rui,
Discordo de você...
Cuca tem seus erros... muito parecidos com os do Botafogo (não será por isso que nós, torcedores, nos identificamos tanto com ele?, principalmente quando usa o sentimento em detrimento da razão), mas não é burro, como o atual treinador.

Ruy Moura disse...

Estimado Émerson, ficaremos em desacordo amigo, porque realmente não suporto o Cuca. Tem qualidades, certamente, mas as suas lacunas de caráter mexem muito comigo, e a sua muito má leitura de jogo e muitos erros de escalação e de substituições, não atenuam a postura pessoal, que de vez em quando mostra o seu verdadeiro caráter.

Aqui, amigo, com todo o respeito pelas oipiniões e gostos diferentes, não há nada a fazer quanto à nossa discordância: realmente não suporto o Cuca.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Alô Mundo Botafogo, câmbio

ESTREIA DE ZAGALLO:
BOTAFOGO 2 x 1 FLUMINENSE
Data: 13 / 07 / 1958
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: Cr$ 2.857.891,00
Público: 81.364
Árbitro: Alberto da Gama Malcher
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Paulinho Valentim, aos 21’ e Quarentinha, aos 36’ (1° tempo); Mário, aos 31’ (2° tempo)
Botafogo: Ernâni, Cacá, Thomé, Servílio e Nílton Santos; Beto e Didi; Garrincha, Paulinho Valentim, Quarentinha e Zagallo. Técnico: João Saldanha
Fluminense: Castilho; Ivan, Roberto e Dodô; Telê e Clóvis; Almir, Jair Francisco, Waldo, Mário e Escurinho. Técnico: Sylvio Pirillo
Obs: 1) Estréia de Mário Jorge Lobo Zagallo; 2) O Botafogo conquistou a Taça Vicente Feola
Fonte: Jornal dos Sports

DESPEDIDA DE ZAGALLO:
BOTAFOGO 1 x 1 AMÉRICA
Data: 07 / 11 / 1965
Local: General Severiano, Rio de Janeiro
Árbitro: Guálter Portela Filho
Assistentes: Joaquim Barreira e Válter Soares
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Bianchini, de falta, aos 40’ e Alemão, de pênalti, aos 45’ (ambos no 1° tempo)
Botafogo: Cao, Joel, Zé Carlos, Carlos Alberto e Rildo; Marcos e Afonsinho; Jairzinho, Sicupira, Bianchini e Zagallo. Técnico: Daniel Pinto
América: Ari (Mauro), Luciano, Alemão, Leônidas e Eraldo; Amorim e Ica; Garrinchinha, Gaspar, Zezinho e Ramon. Técnico: Wilson Santos
Fonte: Última Hora

COMPETIÇÕES JOGOS GOLS
Campeonato Carioca (1958 a 1965) 100 9
Torneio Rio-São Paulo (1959 a 1964) 38 1
Camp. Brasileiro / Taça Brasil (1962 e 1963) 7 0
Taça Libertadores (1963) 5 0
Amistosos e Torneios (1958 a 1965) 149 12
TOTAL 299
22

Notas: 1. Zagallo disputou dois jogos pelo Campeonato Carioca de Aspirantes (Reservas), em 1959, totalizando 301 jogos pelo Alvinegro; 2. Zagallo não disputou o Torneio Rio-SP e Taça Guanabara de 1965.

Os títulos: Campeão Carioca de Aspirantes (1959), Bicampeão Carioca (1961-1962), Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964), Quadrangular de Bogotá (1960), Torneio Internacional da Costa Rica (1961), Pentagonal do México (1962), Torneio de Paris (1963), Taça Gov. Magalhães Pinto (BH), Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol – La Paz e Quadrangular do Suriname (1964).

Saudações Alvinegras,
Pedro Varanda

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...