sábado, 3 de setembro de 2011

1963: Botafogo, campeão internacional em Paris

O Botafogo conquistou o Torneio Internacional de Paris, em França, no dia 13 de junho de 1963, ao vencer o Racing de Paris por 3x2, com gols de Quarentinha, Jair Bala e Amarildo.

Eis a campanha invicta do Glorioso:

Botafogo 1x0 Anderlecht (Bélgica)
» Gol: Amarildo
» Competição: Torneio de Paris
» Data: 11.06.1963
» Local: Parc des Princes, em Paris
» Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Zagallo; Garrincha, Jair Bala, Amarildo e Quarentinha. Técnico: Danilo Alvim.
Botafogo 3x2 Racing Paris (França)
» Gols: Quarentinha 16’, Jair Bala 18’ e Amarildo 75’ (Botafogo); Milutinovic 61’ e Heutte 71’ (Racing)
» Competição: Torneio de Paris
» Data: 13.06.1963
» Local: Parc des Princes, em Paris
» Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Zagallo; Garrincha, Jair Bala, Amarildo e Quarentinha. Técnico: Danilo Alvim.

Classificação: 1° BOTAFOGO (campeão): 4 pontos, 2 vitórias, 4-2 saldo de gols; 2º Racing de Paris: 2 pontos, 1 vitória, 1 derrota; 3° Anderlecht: 2 pontos, 1 vitória, 1 derrota; 4º Ujpest Dozsa: 0 pontos, 2 derrotas.

Súmulas: Pedro Varanda (colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: O Globo e Revista Botafogo, n° 202.

27 comentários:

Anónimo disse...

SAUDAÇÕES MEU IRMÃO
FORA ALGUNS DIAS, AINDA A ESCREVER OS TEXTOS FINAIS DO LIVRO, LI HOJE SUA ANÁLISE SOBRE A VITÓRIA FRENTE AO PALMEIRAS.
CONCORDO COM VOCÊ EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU, VOLTANDO AQUI APENAS PARA REPETIR UMA FRASE DE CAIO JR.
"QUANDO VAMOS TREINAR EQUIPES EM PAÍSES COM FUTEBOL MENOS DESENVOLVIDO, TEMOS POR OBRIGAÇÃO O ESTUDO MAIS APROFUNDADO DE TODAS AS TÁTICAS EXISTENTES E INEXISTENTES.ENTÃO APRENDEMOS MAIS E VOLTAMOS MUITO MAIS CAPACITADOS"

POIS É COMO DISSE LOGO NA CHEGADA DE CAIO JR, ELE PODERIA DEMORAR UM POUCO MAS SE ACERTARIA.

HOJE MESMO COMENTAVA QUE A MUITO TEMPO NÃO SABIA A EQUIPE DO BOTAFOGO DECORADA DE UMA SÓ VEZ.

COISA GOSTOSA DE FAZER COMO NOS ANOS 60 e 70

ACHO QUE PODEREMOS CHEGAR LÁ

10 VITÓRIAS SERÃO NECESSÁRIAS NO MÍNIMO - PORTANTO FALTAM 9

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Irmão, se o estofo psicológico for forte poderemos as pirar a altos voos. esperemos que as suas palavras no início do Caio Júnior possam ter sido proféticas.

Porém, não entendo a frase dele. Significa então que se ele fosse treinador no futebol europeu estudaria menos aprofundadamente as táticas e aprenderia menos?!?!?!

Sempre achei que se aprende mais num ambiente desenvolvido do que num ambiente em vias de desenvolvimento... Às vezes não entendo mesmo nada do que o homem diz... Mas... enfim... que tenha razão e nos traga títulos...

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

olá Ruy como vai? estou contente por poder participar novamente dos comentarios do seu blog,tentei durante algum tempo mas o blog nao estava aceitando comentarios.RUY ,ja li em alguns blogs de futebol,sobre o fato de o palmeiras e o fluminense pedirem que a fifa reconhecesse a copa rio como mundial,e o vasco tambem falou em pedir o reconhecimento do torneio de paris de 57,o que será que esse presidente do botafogo acha de fazer o mesmo em relaçao a ediçao do torneio de paris de 63 que conquistamos,gostaria muito de saber o que esse cara pensa sobre isto,porque vejo vasco se interessar em correr atras desse reconhecimento e o botafogo nada,inclusive esse ano o vasco até comemorou os 55 anos dessa conquista e homenageou os jogadores que fizeram parte dessa conquista enquanto esse presidente do botafogo só se preocupa com marketing e em fazer o feijao do fogao por todo o pais. qual a sua opiniao em relaçao a isso RUY? abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ali, das duas, uma: ou se reconhecem diversos torneios como título mundial (o que daria uma dramática confusão: torneio de paris, torneio de caracas, copa toyota, etc.) ou acaba-se com essa brincadeira de 'título mundial de clubes'. Na verdade, oficialmente, só começou em 2000. O resto foram torneios privados, inclusive o 'famoso' jogo único no Japão, que era uma Taça designada Europa Sul-América e não constitui nenhum título mundial - e nunca interessou nenhum clube europeu.

Antes pensei também em equiparações, mas o passado passou. Pessoalmente inclino-me cada vez mais para a FIFA declarar que nenhum desses torneios privados constitui 'mundial de clubes'.

Mundial só os torneios oficiais que começaram já neste século. Isso não impede que continuemos a ser titulares de algumas conquistas de topo no mundo dos grandes torneios de 1950-80. Tanto assim é que o nosso prestígio no mundo ainda vem desses tempos.

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

é verdade RUY, mas se a fifa reconhecer ou nao , nao importa o que importa mesmo é nos botafoguenses, sabermos que o botafogo conquistou esse torneio com meritos e com justiça derrotando adversarios fortissimos na epoca,o que tambem valorizou muito essa conquista,e o mais importante RUY,é que o racing de Paris,organizador do torneio na epoca, teve como objetivo criar um mundial de clubes,ou seja o objetivo deles era criar uma competiçao,que fosse o maior evento do calendario mundial do futebol, todos sabem que esse torneio tinha caracteristicas mundiais, só a fifa que nao ve isso RUY. agora que o clube deveria colocar esse titulo entre os seus principais titulos isso deveria viu, porque nao sei se voce sabe RUY, mas o anderletch da belgica,e o paris saint german colocaram os titulos do torneio de paris entre os seus principais titulos , nao entendo porque essas pessoas que comandam o botafogo nao fazem o mesmo meu amigo RUY.abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ah... isso é outra coisa. Eu também concordo em que o BFR destaque os principais títulos internacionais, como, por exemplo, o Torneio de Paris, os Torneios de Caracas, Tereza Herrera, etc.

Aliás, creio que os clubes do Rio fazem isso mesmo, e só nós não o fazemos. Parece que somos um 'clubinho' de intelectuais despreocupados...

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

È RUY, parece é que essas pessoas que comandam o botafogo, nao tem é interesse mesmo em fazer isto,e voce pode ver que eles dao mais importancia a titulos estaduais, do que a esses titulos internacionais de extrema importancia que nós conquistamos,o titulo estadual de 89, é muito mais lembrado que os internacionais,até mesmo a copa conmebol de 1993 agente nunca ouvi eles falarem nada, esses medíocres que comandam o clube RUY, pensam pequeno demais viu amigo. abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ali, eu não penso que seja por falta de interesse, o problema mesmo é que são INCOMPETENTES para tomarem em mãos uma obra de verdadeira envergadura, que é recolocar o Botafogo no ponto alto em que já esteve. Falta competência, ousadia, coragem e inovação. Não têm disso, simplesmente. Logo, não podem fazer.

Abraços Gloriosos.

ali disse...

é verdade RUY,na verdade incompetencia é a palavra certa pra essas pessoas que comandam o botafogo viu,assim como eles tambem sao imcompetentes na hora de montar times e contratar tecnicos. em relaçao a essa conquista do torneio de paris RUY, encontrei um comentario de um botafoguense num blog sobre futebol, em que ele escreveu um trecho de uma materia que ele encontrou num jornal frances da epoca, que fala sobre essa conquista do botafogo em paris.nessa materia fala de alguns amistosos que a seleçao brasileira na epoca fez e perdeu alguns,naquele ano de 63 ,mas nao havia jogadores do botafogo quando a seleçao perdeu esses amistosos, inclusive a seleçao perdeu para o racing de paris adversario do bota na final do torneio e para o anderletch adversario das semi finais. a materia questiona a ausencia dos jogadores do bota e diz: a ausencia de garrincha foi determinante para o fracasso da seleçao brasileira, inclusive a materia diz tambem:só o botafogo salva o futebol bi campeao do mundo!essa foi a materia do jornal frances france presse , atribuindo o fracasso da seleçao nos amistosos a ausencia do time bi campeao do mundo, ou seja o botafogo. foi a partir desse momento quando o bota conquista o torneio de paris que a manchete do jornal frances france presse diz: só o botafogo salva o futebol bi campeao do mundo. no comentario que esse botafoguense fez nesse blog Ruy, ele disse que pesquizou muito para conseguir resgatar essa materia daquela epoca no jornal frances france presse. e olha que eu ja tentei achar materias daquela epoca em jornais sobre essa conquista do botafogo em paris mais nunca consegui RUY. inclusive RUY, existe até video na internet da final do torneio de paris de 57 entre vasco e real madri, video tambem da conquista do atletico mineiro e do santos no torneio de paris, mas video da final do torneio de paris de 1963 que conquistamos até hoje eu nao consegui achar RUY , nao entendo porque que nao tem o video dessa decisao do torneio de paris de 63 na internet viu RUY é uma pena amigo porque poderiamos ver os gols daquela final.abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Eu acho que a resposta é simples: esse vídeo não existe tal como não existe o vídeo dos 6x0 ao flamengo. A inveja e o ódio dos cathartiformes ao Botafogo chega ao ponto de destruírem os materiais da nossa glória. E como somos desleixados não nos salvaguardamos com as devidas cópias.

Se o Ali tiver materiais dessa natureza (artigo d eParis, etc.), eu publico com créditos.

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

com certeza amigo RUY, é muito provavel que esse video tenha sido destruido pelos cathartiformes mesmo, ainda mais que esse foi um titulo que eles nunca conseguiram conquistar, e é verdade mesmo RUY,esse video dos 6x0 em cima deles eu tambem nunca consegui achar, eu apenas consegui, encontrar uma narraçao feita se nao me engano pela radio globo do rj, dessa goleada contra eles. e quanto ao artigo de paris, quando eu conseguir encontrar alguma coisa na internet, de novo, vou colocar aí no seu blog com certeza.abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Combinado, companheiro. O blogue também é seu.

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

como vai amigo RUY,tudo bem? a taça do torneio de paris se fosse colocada aí no blog ficaria legal RUY,assim como voce colocou a taça do torneio hexagonal do mexico de 68 onde fala dessa conquista, na wikipedia tem a foto da taça amigo RUY a taça parece ser de vidro muito bonita. abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Viva, Ali. Eu tenho mais taças para publicar, mas ainda não foi oportuno devido a outras prioridades. Assim que puder publico a do Torneio de Paris e outras mais.

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

amigo RUY, nesta revista botafogo de numero 202 falava sobre a conquista do torneio de paris? e hoje em dia esta revista ainda é vendida ou nao?porque eu gostaria de ter acesso a esta revista,inclusive há outras revistas botafogo que falam sobre outras conquistas internacionais do clube ex: torneio de genebra, mallorca etc...abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ali, essa revista há muito tempo que desapareceu. Atualmente parece que existe outra revista, mas fala da atualidade.

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

valeu obrigado pela informaçao amigo RUY. abraços glorioos!

ali reslan disse...

caro Ruy, essa copa europeia sul americana era organizada pela toyota ou pela federaçao japonesa de futebol? porque na wikipedia diz que a partir de 1980 ela passou a ser organizada pela federaçao japonesa e antes dos anos 80 era a uefa e a conmebol quem organizava o torneio.abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ali, a Copa de que fala era organizada conjuntamente com a Toyota e a federação japonesa. Era, portanto, um torneio provado, ao qual a UEFA e a CONMEBOL apenas davam respaldo. Todavia,nenhuma das duas confederações é entidade mundial. A única entidade mundial é a FIFA e a FIFA não reconhece torneios que não sejam organizados por ela, e portanto não endossa essa Copa de jogo único como Mundial de Clubes. Essa foi uma decisão tomada em 2007 pela FIFA.

Se a FIFA abrisse esse precedente para um mero jogo único, seria depois obrigada a considerer Mundial de Clubes a Pequena Copa do Mundo, o Torneio de Paris e por aí fora.

Portanto, não há campeões mundiais de clubes até 1999. A FIFA organizou o Mundial de 2000 (campeão Corinthians) e a partier de 2004 até hoje. Tudo o resto são torneios privados não reconhecidos.

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

entendi amigo RUY, obrigado pela informaçao. abraços gloriosos!

ALI RESLAN disse...

AMIGO RUY, EM RELAÇAO AO TITULO DO TORNEIO DE PARIS DE 63, NO SITE DO BOTAFOGO AGORA CONTA A HISTORIA DESTE TITULO COM MAIS DETALHES, É UMA SERIE DE REPORTAGENS CHAMADA TU ÉS O GLORIOSO, QUE CONTA A HISTORIA DE TODAS AS CONQUISTAS DO BOTAFOGO COM DETALHES, FALA DA EXCURSAO FEITA PELO BOTAFOGO EM PARIS NAQUELE ANO, E TAMBEM FALA SOBRE AS OUTRAS CONQUISTAS DO BOTOAFOGO, COMO O TITULO EM MALLORCA NA ESPANHA EM 88 EM CIMA DO BARCELONA, TEREZA HERRERA DE 96 ETC... DA UMA OLHADA LÁ TENHO CERTEZA QUE VOCE VAI GOSTAR. ABRAÇOS GLORIOSOS!

Ruy Moura disse...

Obrigado pela informação, Ali.

Abraços Gloriosos.

ALI RESLAN disse...

DE NADA RUY, ABRAÇOS GLORIOSOS!

Anónimo disse...

O TORNEIO DE PARIS TEVE O SEU AUGE NOS ANOS DE 1957 A 1966 ONDE O MELHOR FUTEBOL MUNDIAL ENTRE CLUBES SE CONCENTRAVA , MAIS PERDEU STATUS DE MUNDIAL DE CLUBES APARTIR DE 1960 , PORCAUSA DA INTERCONTINENTAL DE CLUBES , MAIS SE FOR COMPARAR O TITULO DO BOTAFOGO FOI O MAIS DIFICIL E JUSTO PORQUE O SANTOS NAQUELE MESMO ANO EM 63 TEVE 2 JOGOS NO BRASIL CONTRA O MILAN O QUE FOI ERRADO E ACABOU POR PRESSÃO INCLUSIVE DE ERROS DE ARBITRAGEM DE FALTAS NÃO MARCADAS A FAVOR DO MILAN O SANTOS DE PELÉ , COLTINHO E MENGALVIO E COMPANIA FOI CAMPEÃO INTERCONTINENTAL , ORA O TORNEIO DE PARIS DISPUTAVA CAMPEÕES CONTINENTAIS , INTERCONTINENTAIS , REPRESENTANTES DE SELEÇÕES ATUAIS CAMPEÃS DO MUNDO FIFA [ O MELHOR ] E O ANFITRIÃO TODOS EM INGUALDADE [ ELIMINATÓRIO ] COMO AS COPAS DO MUNDO FIFA POIS OS CLUBES CARIOCAS FORAM CAMPEÕES MUNDIAIS - FLUMINENSE NA COPA RIO 52 , VASCO NA COPA RIO RIVADAVIA C.M. 1953 E TAÇA PARIS 1957 , BOTAFOGO NA TAÇA PARIS 1963 E FLAMENGO NA TAÇA TOYOTA 1981 [ 1 JOGO ? ] . ROBINHO C.G. ABRAÇOS .

Ruy Moura disse...

Caro Robinho, sem dúvida que eram os torneios mundiais mais importantes da época, mas o quadro era de 'amistoso', tal como a Copa Toyota. O contexto psicológico de um título amistoso não é o mesmo de um título oficial, isto é, se a coisa fosse 'a sério' provavelmente os ersultados não seriam os mesmos. Creio que os títulos deveriam ficar no contexto em que s edisputaram e não mais. Refiro-me apenas aos títulos não oficiais, porque títulos oficiais como a Taça Brasil equiparados a campeonato brasileiro quando este não existia com tal nome, sou absolutamente favorável. Na verdade, eram os campeonatos brasileiros oficiais da época. Porém, se a FIFA reconhece um título mundial para o palmeiras, então abriu um importante precedente que permite endereçar á FIFA dossiês para validação de outros torneios amistosos que eram os melhores da época. Em suma, tomo duas posições: (a) inexistência de qualquer título mundial de clubes antes de 2000 e, consequentemente, nenhum reconhecimento de torneios anteriores ou jogos únicos; (b) se a FIFA reconhece um título que seja, então o Botafogo e outros clubes devem preparar dossiês à FIFA para equipação a 'mundial de clubes' os torneios importantes que conquistamos (taça de Paris e Torneio de Caracas são claramente de natureza mundial, por exemplo).

Abraços Gloriosos.

Rodrigo Pavão disse...

Grande Ruy, conheci o blog hoje e estou gostando muito das postagens e comentários.
Parabéns!

Ruy Moura disse...

Fico muito contente que o blogue o satisfaça, Rodrigo! Tem muito que ler... (rs) As rubricas disponíveis à direita do blogue têm 10.000 publicações e... TUDO sobre o Botafogo!

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...