quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fora de Tópico: os maiores 'matadores' dos clubes cariocas...

Imagem dedicada ao eduzinho flâmula de mello

Vozes de Oswaldo Oliveira e Rodrigo Federman

Insisti para que continuássemos pressionando a defesa do Flamengo, porque foi desta forma que nos mantivemos em cima e criamos oportunidades no primeiro tempo.” – Oswaldo Oliveira, comentando o jogo contra o Flamengo com a arrogância costumeira de quem nunca assume os próprios erros.

Ah, é? Continuar pressionando tirando atacante e colocando volante? Tirando meia e colocando lateral esquerdo (ruim) improvisado? Tirando volante e colocando zagueiro?” – Rodrigo Federman, blogue Cantinho Botafoguense.

Comentários de Mundo Botafogo

(1) O treinador (?) ainda teve a cara de pau de responder assim quando questionado pela não entrada de Elias: “Elias no lugar de quem?” – Do VITINHO, como no jogo contra o Náutico, homem!!!

(2) Vai acabar por escalar Elias rendido às necessidades, tal como quando só escalou Dória, Gabriel e Vitinho por falta de titulares incapazes como Antônio Carlos, por exemplo. E depois fica como ‘herói’ do lançamento dos meninos…

(3) Ao escalar Antônio Carlos para o último minuto de jogo, o treinador tornou-se mais responsável ainda pela furada do zagueiro, que baralhou os colegas com a sua marcação à distância e não foi à bola que sobrou para Elias, como sempre…

(4) Pior que tudo é mais uma vez não conseguirmos um título relevante este ano e termos que aturar tanta incompetência até final do campeonato brasileiro, pelo menos…

Por mim já podia ter vindo ontem...


Os campeões de atletismo do Rio de Janeiro

A pesquisa de Miguel Gonzalez, editor do ótimo blogue Esporte Rio, dedicado aos clubes do Rio de Janeiro e às modalidades praticadas, apresenta a lista dos campeões estaduais de atletismo desde 1914.

1914 - Fluminense FC
1920 - CR Flamengo
1921 - CR Flamengo
1927 - CR Flamengo
1928 - CR Flamengo
1929 - CR Flamengo
1930 - CR Flamengo
1933 - CR Botafogo (*)
1934 - CR Vasco da Gama
1935 - CR Vasco da Gama
1936 - CR Flamengo
1938 - CR Vasco da Gama
1942 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama (**)
1943 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama
1944 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama
1945 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama
1946 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama
1947 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama
1948 - Botafogo FR / Fluminense FC
1949 - Botafogo FR / Fluminense FC
1950 - Botafogo FR / Fluminense FC
1951 - Botafogo FR / Fluminense FC
1952 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama
1953 - Fluminense FC / CR Vasco da Gama
1954 - CR Flamengo / CR Vasco da Gama
1955 - CR Flamengo
1956 - CR Flamengo
1957 - CR Flamengo
1958 - CR Flamengo
1959 - CR Vasco da Gama
1960 - CR Flamengo / CR Vasco da Gama
1961 - CR Flamengo
1962 - CR Flamengo / CR Vasco da Gama
1963 - CR Vasco da Gama
1964 - Botafogo FR
1965 - Botafogo FR / CR Flamengo
1966 - Botafogo FR
1968 - CR Flamengo / Botafogo FR
1969 - CR Vasco da Gama
1970 - CR Vasco da Gama
1971 - CR Vasco da Gama
1972 - CR Vasco da Gama
1973 - CR Vasco da Gama
1975 - CR Flamengo
1976 - CR Flamengo
1977 - CR Vasco da Gama
1982 - CR Vasco da Gama
1983 - CR Vasco da Gama
1984 - CR Vasco da Gama
1985 - CR Vasco da Gama
1986 - CR Flamengo / CR Vasco da Gama
1987 - CR Flamengo / CR Vasco da Gama
1988 - CR Flamengo / CR Vasco da Gama
1989 - Comissão de Desportos da Marinha / CR Vasco da Gama
1990 - Comissão de Desportos da Marinha / CR Vasco da Gama
1991 - Comissão de Desportos da Marinha / CR Vasco da Gama
1992 - Comissão de Desportos da Marinha / GRESEP Mangueira
1993 - Comissão de Desportos da Marinha / GRESEP Mangueira
1994 - GRESEP Mangueira
1995 - Arpoador
1996 - Arpoador
1997 - Arpoador
2007 - GRESEP Mangueira
2008 - GRESEP Mangueira
2009 - EM Silveira Sampaio
2010 - EM Silveira Sampaio
2011 - EM Silveira Sampaio
2012 - Instituto Lançar-se para o Futuro
2013 - Instituto Lançar-se para o Futuro 
(*) O Botafogo FR é o resultado da fusão entre o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club, em 1942; (**) em diversos anos existiram dois campeões, porque o campeonato se dividia em feminino e masculino.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dési Bouterse em General Severiano


O presidente do Suriname, Dési Bouterse, visitou Seedorf e prestigiou o Botafogo e a Gloriosa em General Severiano.

Imagem: Reprodução Instagram.

As contagens do Mundo Botafogo


Ontem o Mundo Botafogo chegou a um milhão e quatrocentas mil páginas visitadas e ultrapassou os 610 seguidores.

O blogue está no ar desde o dia 7 de Dezembro de 2007. Parabéns a todos os leitores e leitoras que fazem deste blogue leitura diária!

A vossa preferência estimula o editor a continuar publicando os casos e as façanhas do Glorioso clube da Estrela Solitária. Obrigado! 

O Botafogo de Futebol e Regatas e a República Popular da China: jovens futebolistas representam a Estrela Solitária no país onde imperam as estrelas



A equipa Sub-20 do futebol do Botafogo está presente na ‘VII Weifang Cup’ International Youth Football Tournament, que se disputa entre 28 de julho e 4 de agosto, na província de Weifang Shandong, na China.

O Botafogo da Estrela Solitária desloca-se ao país que mais utiliza a simbologia da estrela. Desde há milénios a estrela é um símbolo com grande relevância em tradições, religiões, simbologia política, etc., em diversas culturas e civilizações. As bandeiras botafoguense e chinesa destacam claramente uma estrela maior, Solitária, no caso do Botafogo, rodeada de quatro estrelas menores, no caso da China.


Porém, a coincidência ainda é maior se compararmos o escudo do Glorioso e o brasão da China, nos quais se destacam a Grande Estrela e as quatro estrelas menores.

O Botafogo inclui uma grande estrela no seu escudo, que representa a Estrela d’ Alva e o próprio clube Glorioso. Desde 1935 o Botafogo passou a usar, por cima da grande estrela, quatro estrelas menores que representam o único tetracampeonato carioca de futebol ganho exclusivamente em campo.


No brasão da China existe também uma grande estrela e quatro estrelas menores. A estrela grande simboliza o partido comunista chinês e as quatro estrelas menores representam o povo chinês. A posição das estrelas quer significar a união e o engajamento entre o povo chinês e o partido comunista, e apresenta o mesmo posicionamento relativo das estrelas do escudo Glorioso, com o pormenor da inversão da estrela grande e das estrelas menores no escudo botafoguense e no brasão chinês.

As diferenças são sobretudo ao nível das cores. Embora as quatro estrelas menores botafoguenses sejam amarelas, tal como as estrelas menores chinesas, representam coisas diferentes. No Botafogo o amarelo é da cor do ouro num tetracampeonato dourado, na China significa o brilho da luz no solo chinês. Porém, a maior diferença reside nas cores predominantes: vermelha num caso, preta e branca noutro. O vermelho representa a revolução e o partido comunista chinês; o preto e branco foi inspirado nas cores da Juventus – e é compatível com as cores do Club de Regatas Botafogo, com quem mais tarde o Botafogo Football Club se fundiu para dar vida ao Botafogo de Futebol e Regatas, que uniu os dois desportos tão populares à época.


A China é bem mais antiga do que o Botafogo, mas a sua simbologia é um pouco mais moderna do que a nossa: enquanto a bandeira e o brasão chinês anunciam a vitoriosa revolução comunista de 1949, a bandeira e o escudo botafoguense anunciam a fusão entre o remo do Club de Regatas Botafogo e o futebol do Botafogo Football Club, unidos num só Glorioso clube desde 1942.

Boa sorte à rapaziada Botafoguense em terras orientais!

Parabéns ao Flamengo!

Parabéns aos cathartiformes da beira da lagoa pelo título mundial alcançado no domingo, no Maracanã, num empate contra o Botafogo, numa comemoração inolvidável, que levou o presidente cathartiforme ao êxtase provocando o Glorioso. Que os torcedores cathartiformes são néscios e meio imbecis, eu já sabia, mas que o seu presidente faça tais figuras cantando “e ninguém cala o chororô”, é uma novidade – parece que após o jogo alguém telefonou para o Município avisando da necessidade de mandar os garis limpar o esterco que impera pelas bandas da Gávea. E parece que anda não acabam o trabalho esta semana…

Confesso que nunca assisti a uma torcida tão idiota e a um presidente tão ridículo e tão impreparado comportamentalmente – eles não sabem nem sonham que, eles sim, são a gozação de todos os outros com as suas pífias ações grosseiras e de mau gosto que os fazem passar por vexames nunca noutros encontrados.

As manifestações desportivas deveriam ser um dos pontos mais altos da humanidade, porque é algo saudável para o corpo e para a mente. E, contudo, a face mais profunda da pequenez e da mesquinhice dos humanos é realçada por torcedores pelintras próximos de um demencial deboche.

Em todo o caso, lamento que tal auto-aviltação humana seja feita por gente da minha espécie – cruz credo! Em geral, quem goza os outros tentando menorizá-los, está a exorcizar o seu complexo de inferioridade e a retratar-se a si próprio…


Quase que sou tentado a apoiar a nova postura pretendida para o tipo de assistência no Maracanã, que insinua um favorecimento primordial ao torcedor ‘aristocrata’. Afinal, no pressuposto de que os cathartiformes são o maior pé rapado na estrutura das classes sociais, uma espécie semelhante aos ‘intocáveis’ do sistema de castas hindu, seria reposta a dignidade do futebol do tempo do amadorismo que – antes da sua ‘democratização’ – enchia as arquibancadas de senhoritas de leques e cavalheiros de cartola e bengala – que distribuíam aplausos às melhores jogadas de ambos os contendores em campo. Um preciosismo que o tempo e a má educação baniram dos estádios de futebol.

A boa ‘gestão da democracia’ configura teoricamente gente educada, mas a massificação apostou na quantidade em detrimento da qualidade, tendendo a medianizar a vida em sociedade. As maiorias são geralmente compostas por massas indiferenciadas e, por isso mesmo, existem dois conjuntos sociais disjuntos e não coincidentes: os que “vieram da poeira debaixo do pé de Brahma” e… os outros!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Santo by MAM


O Estadista

por Adílson Taipan
Poeta do Povo e do Botafogo
Rio de Janeiro, 17/07/2013

A torcida do Botafogo é velha
Dizem os cegos
Eles não enxergam a meninice da alma.

Tirei a chuteira do armário
Tinha mais teias de aranha
Do que a infância um pouco distante.

Quê isso!
Tá querendo quebrar os ossos?
Não mulher!
Vou me escrever na Escolinha de Futebol do clube
Agora sou discípulo da Filosofia Seedorfiana
Tenho vaga naquele time.

Já vi muito cara bom de bola
dentro daquela camisa
Do pescoço prá baixo a quantidade é enorme
Mas no teto com massa cinzenta
Só Ele
Um Rei completo com cabeça, tronco e membros.

Acredito que é muito mais do que isso
É um Estadista
Um líder a ser seguido
Passos, gestos, palavras...
Apontam o caminho para uma vida melhor
E mais digna.

O Botafogo me dá muitas alegrias
Agora ser escalado para entrar em campo
É demais
Um escrete de cabeças feitas e grisalhas
Promete despertar a alvorada.

Isso é um milagre!
Até os cegos enxergarão
Paralíticos andarão
E a mídia, outrora turva,
Dará uns passos em direção
À luz da Estrela Solitária.

Seedorf é todo Preto e Branco
Vestindo de honra
Essa Gloriosa nação miscigenada.

domingo, 28 de julho de 2013

Treinador covarde e néscio: pra mim basta!

Equipa líder do campeonato, entra na 2ª parte do jogo a ganhar e remete-se covardemente à defesa, não tendo o treinador respondido às alterações táticas do Flamengo para a 2ª parte do jogo. Teve sorte, mesmo com duas substituições claramente erradas, até à derradeira decisão absurda de fazer entrar Antônio Carlos. Quando esta aventesma de jogador entrou, eu murmurei: “Ai, ai, ai…” E um minuto foi o suficiente para a zaga vacilar e validar a asneira do treinador, que nem sequer a sua covardia soube defender, desarticulando a zaga nos momentos finais. E nem sequer foi propriamente uma jogada do Flamengo – que tem um time fraco –, mas um chutão desesperado de Luiz Antonio para a frente. Depois das substituições erradas no jogo da Copa do Brasil, tal como referi no meu comentário à partida, mais asneiras para a conta de um treinador às vezes com sorte e quase sempre incapaz. Pra mim basta! Vou fazer férias…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Flamengo
» Gols: Rafael Marques 21' (Botafogo); Elias 90’+3 (Flamengo)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 28.07.2013
» Árbitro: Péricles Bassols (RJ)                                                                                    
» Público: 38.853 pagantes
» Renda: R$ 3.082.555,00
» Disciplina: cartão amarelo – Gabriel e Gilberto (Botafogo); Hernane (Flamengo)
» Flamengo: Felipe; Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Diego Silva (Luiz Antonio), Elias, Paulinho e Gabriel (Adryan); Carlos Eduardo (Hernane) e Marcelo Moreno. Técnico: Mano Menezes.
» Botafogo: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel (Antônio Carlos), Lodeiro (Lima); Vitinho (Renato) e Seedorf; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Pra Sempre Botafogo


por Os Helenos

Os Helenos, a única banda de rock, ska, samba, salsa, punk, latina botafoguense da história!

A escalação d’ Os Helenos é: Marcos Müller, André Paixão (Nervoso), Pedro Serra, Gabriel Thomaz, Nelson Milesi, Robson Riva, Marcelo Callado, Arnaldo Brandão, Henrique Badke, Nilton Cerqueira, Demétrius, Maurício Barros, Mauro Berman, Renato Massa e a massa alvinegra segue crescendo…


Curta a página do facebook: https://www.facebook.com/oshelenos

2012: Botafogo, Campeão da Taça Rio


O Botafogo sagrou-se campeão invicto da Taça Rio 2012 (campeonato carioca) no Estádio do Maracanã, no dia 29 de abril de 2012, derrotando o Vasco da Gama por 3x1, com gols de Loco Abreu (2) e Maicosuel.

Eis a campanha invicta do Glorioso:

Botafogo 4x2 Americano
» Gols: Fellype Gabriel 31', Renato 73’, Herrera 77' e Caio 90' (Botafogo); Marcos Felipe 8' e Hugo 80' (Americano)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 01.03.2012
» Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes (RJ)
» Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e João Luiz Albuquerque (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Lucas e Márcio Azevedo (Botafogo); Rhayner, Marcos Felipe, Caetano, Pachola e Adalberto (Americano)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel (Lucas Zen) e Andrezinho; Willian (Caio) e Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Americano: Erivélton; Alex, Adalberto, Ricardo Braz e Marcos Felipe (Ronan); Rhayner, Caetano (Marconi), Jader e Pachola; Hugo e Tardelly (Adão). Técnico: Luís Antônio Zaluar.

Botafogo 3x1 Volta Redonda
» Gols: Herrera 16' e 76’ e Antônio Carlos 89’ (Botafogo); Márcio Azevedo, contra 39' (Volta Redonda)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 04.30.2012
» Local: Estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: João Batista de Arruda (RJ); Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ)
» Público: 1.301 pagantes
» Disciplina: cartão amarelo – Fellype Gabriel (Botafogo); Manteiga, Anderson Gomes e Naldo (Volta Redonda)
» Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel (Caio), Felipe Menezes (Lucas Zen), Herrera; Loco Abreu (Willian). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Volta Redonda: Douglas, Marquinhos (Henrique), Robson, Naldo, João Paulo; Roberto Andrade, Manteiga, Rafael Granja, Gláuber (Anderson Gomes); Joabe e Jhonattan (Júlio Cezar). Técnico: Ricardo Drubscky.

Botafogo 1x1 Bangu
» Gols: Cidinho 73’ (Botafogo); Almir 75’ (Bangu)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 10.03.2012
» Local: Estádio de Moça Bonita, Bangu (RJ)
» Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ); Assistentes: Silbert Sisquim (RJ) e Wendel Gouvea (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Herrera e Lucas Zen (Botafogo); Thiago Galhardo, Oliveira, China e Luciano (Bangu)
» Botafogo: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Felipe Menezes (Jeferson Paulista) e Caio (Cidinho); Herrera e Loco Abreu (Jobson). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Bangu: Willian Alves, China (Gedeílson), Raphael Azevedo, Santiago e Renan Oliveira; André Barreto, Oliveira, Thiago Galhardo (Luciano) e Almir (Gabriel Galhardo); Fabinho e Sérgio Júnior. Técnico: Cleimar Rocha.

Botafogo 3x1 Vasco da Gama
» Gols: Fellype Gabriel 33', 37' e 71’ (Botafogo); Fellipe Bastos 47' (Vasco da Gama)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 18.03.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Público: 8.190 pagantes
» Renda: R$ 231.345,00 /
» Árbitro: João Batista de Arruda (RJ); Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massara (RJ)
» Disciplina: Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Márcio Azevedo (Botafogo); Allan, Diego Souza, Dieyson, Fagner, Fellipe Bastos e Rodolfo (Vasco da Gama)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson (Caio), Andrezinho e Fellype Gabriel (Lucas Zen); Herrera (Jobson). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Vasco da Gama: Fernando Prass; Fagner, Douglas, Rodolfo e Dieyson; Rômulo, Fellipe Bastos, Juninho e Allan (William Barbio); Éder Luis e Diego Souza. Técnico: Cristóvão Borges.

Botafogo 2x0 Duque de Caxias
» Gols: Fellype Gabriel 36' e Jobson, 71'
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 24.03.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Árbitro: Péricles Bassols (RJ); Assistentes: Lilian Fernandes Bruno (RJ) e Andréa Izaura Marcelino de Sá (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Neves, Fernando (Duque de Caxias)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Felipe Menezes (Jobson) e Fellype Gabriel; Herrera (Jefferson Paulista). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Duque de Caxias: Fernando; Arílson, Paulão, Fábio Aguiar e Rodrigues (Ari); Neves, Juninho, Danilo Rios (Watthimem), Raphael Augusto e Jefinho; Gilcimar (Thiago Rezende). Técnico: Eduardo Allax.

Botafogo 1x1 Fluminense
» Gols: Elkeson 17’ (Botafogo); Fred 34’ (Fluminense)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 01.04.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
» Disciplina: Marcelo Mattos, Elkeson, Herrera (Botafogo); Edinho, Deco, Wellington Nem (Fluminense)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Andrezinho (Jobson), Renato, Fellype Gabriel e Elkeson (Caio); Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno Vieira, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia (Edinho), Jean, Deco e Thiago Neves; Fred (Rafael Moura) e Wellington Nem (Rafael Sobis). Técnico: Abel Braga.

Botafogo 3x1 Friburguense
» Gols: Loco Abreu 34’ e Herrera 81’ e 86’ (Botafogo); Douglas 85’ (Friburguense)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 08.04.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães; Assistentes: Edney Guerreiro Marcarenhas e Marco Aurélio Pessanha
» Disciplina: Marcelo Mattos, Andrezinho (Botafogo); Sérgio Gomes, Elan, Cadão (Friburguense)
» Botafogo: Jefferson, Lucas (Lucas Zen), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho e Elkeson (Caio); Fellype Gabriel e Loco Abreu (Herrera). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Friburguense: Marcos, Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Elan, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz (Douglas); Rômulo e Ricardinho (Ziquinha). Técnico: Gerson Andreotti.

Botafogo 1x1 Boavista
» Gols: Caio 53' (Caio) e Lenny 72’ (Boavista)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 15.04.2012
» Local: Estádio de São Januário (RJ)
» Árbitro: Leonardo Castro Moreira (RJ); Assistentes: Luiz Felippe Guerra Costa (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Felipe Menezes, Renan Lemos e Maicosuel (Botafogo); Paulo Rodrigues, Thiago e Ruy (Boavista)
» Botafogo: Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Renan Lemos; Jadson, Renato, Felipe Menezes (Gabriel) e Fellype Gabriel (Maicosuel) ; Caio (Willian) e Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Boavista: Thiago, Ruy, Bruno Costa, Fábio Braz e Paulo Rodrigues; Douglas (Leandro Teixeira), Júlio Cesar, Fabrício (Léo Pimeita) e Romarinho (Lenny); Tony e Somália. Técnico: Andrade.

Semifinal

Botafogo 4x2 Bangu
» Gols: Loco Abreu 39’, 47’ e 60’ e Maicosuel 90’ (Botafogo); Lucas (contra) 51’ e Sérgio Júnior 71’ (Bangu)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 21.04.2012
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Público: 15.757 pagantes
» Renda: R$ 443.235,00
» Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães; Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Márcio Azevedo e Fábio Ferreira (Botafogo) e Oliveira, Raphael Azevedo, Sérgio Júnior e Thiago Galhardo (Bangu); cartão vermelho – Thiago Galhardo (Bangu)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato (Maicosuel), Elkeson (Caio), Andrezinho e Fellype Gabriel; Loco Abreu (Herrera).
» Bangu: Willian Alves; China, Raphael Azevedo, Santiago (Fernando Lopes) e Renan Oliveira; Oliveira (Tiano), André Barreto, Thiago Galhardo e Gabriel Galhardo (Gedeilson); Fabinho e Sérgio Júnior. Técnico: Cleimar Rocha.

Final

Botafogo 3x1 Vasco da Gama
» Gols: Loco Abreu 3' e 45', Maicosuel 52' (Botafogo); Carlos Alberto 80' (Vasco da Gama)
» Competição: Campeonato Carioca (final da Taça Rio)
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Data: 29.04.2012
» Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
» Público: 35.321 pagantes
» Renda: R$ 1.150.480,00
» Disciplina: cartão amarelo – Andrezinho e Fábio Ferreira (Botafogo); Diego Souza, Felipe, Juninho (Vasco da Gama)
» Botafogo: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel (Gabriel), Maicosuel (Herrera) e Andrezinho (Jadson); Elkeson e Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Vasco da Gama: Fernando Prass; Fagner (Carlos Alberto), Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe (Allan) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Juninho). Técnico: Cristóvão Borges.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo); Fontes: Gazeta Esportiva, Globoesporte e Lancenet.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...