terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Paulo Autuori: 18 anos o separam do título de 1995


Começo este artigo por dizer que deve ficar claro, desde já, que aprecio muito a personalidade e o caráter de Paulo Autuori. Todavia, não sou favorável à sua chegada ao Botafogo, segundo se anuncia em vários sítios na Internet.

Paulo Autuori foi o treinador que, com o título nacional de 1995, nos colocou na última Libertadores há 17 anos atrás. É certo que Autuori teve, entre 1995 e 2005, um período áureo de 10 anos, mas o filão dos títulos esgotou-se.

Se considerarmos apenas as equipas que treinou em países onde o futebol é jogado com qualidade, verifica-se que Paulo Autuori não ganhou mais nada desde 2005 e as suas passagens por diversos clubes tem durado um ano ou menos.

Em 2013, vindo de um percurso de alguns anos sem nenhum título relevante, Autuori treinou o São Paulo e o Vasco da Gama e nada lhes acrescentou. Desejo estar enganado, mas Paulo Autuori esgotou-se como treinador de times com ambições elevadas, tal como se esgotaram alguns treinadores brasileiros no ativo, outrora vitoriosos.

Não me assumi contra Oswaldo Oliveira logo que chegou porque a torcida estava esfusiante com a sua chegada e era uma incógnita, mas em nenhum momento acreditei nele, tendo tecido as minhas primeiras críticas logo em Março de 2012, três meses após exercer o cargo de treinador do Botafogo. Além de ter percebido, logo desde o início, que era um finório enganador e uma pessoa com um caráter que não faz parte do meu mundo, percebi também que ganhou uns títulos por acaso no início deste século e que os seus títulos recentes foram conquistados no... Japão!

Com Autuori isso não acontece: faz parte do meu mundo, mas não faz parte das minhas opções para treinador do Glorioso. Então, estas linhas servem para que fique claro desde já que se vier a ser treinador do Botafogo não hesitarei em criticar as suas opções logo que se revelem inadequadas.

Naturalmente que lhe desejo boa sorte se for essa a escolha do Botafogo e desejo para mim próprio que esteja completamente enganado, mas a minha convicção é a de que a diretoria do Glorioso tornou a pensar pequeno.

8 comentários:

Lorismario disse...

Que os deuses me livrem das baboseiras do Autuori. Ainda é metido a filósofo de futebol. Sem dinheiro contrata o Gotardo. Loris

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Autuori é pensar pequeno, é continuar no mesmo...Chega de treinadores com esse estilo. Precisamos de alguém com ar fresco, que pense pra frente. Chega de continuar no erro de trazer treinadores "elitistas"...Abraço!

Ruy Moura disse...

É verdade, Loris, ele é metido a filósofo. Mas o que acabou de sair também era, com a diferença que este que saiu não tem conteúdo e o outro que parece que vai entrar, tem. Em qualquer caso, acho que contratá-lo é mais do memso. Ese foi sempre o meu grande receio.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ar fresco! É isso! Atualizado ao futebol moderno. Então, só vejo o Cuca {fora de hipótese} e o Tite {fora de hipótese} ou um estrangeiro.

Quer dizer que eu iria 'pescar' no mercado sul-americano não brasileiro.


Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

COMENTÁRIO DE Anónimo:

Parabéns pelo texto. Tb acho que esse tipo de treinador filósofo que não ganha nada já deu. Mas discordo do Rui em relação ao Tite, pois ele tb acha que é filósofo e é chato pra c…… É impossível ver uma coletiva dele. Entrevista boa é do Dunga, Mourinho, Muricy!rsrs

[reproduzo o comentário depois de uma censura visualizada por reticências, mas como os amigos sabem, palavrão não entra no blogue, mesmo não sendo ofensivo, como é o caso]

Ruy Moura disse...

Caro Anónimo, o Tite também não faz o meu estilo enquanto pessoa, mas em minha opinião ele é o único que procura dar atualidade ao futebol produzido (o Cuca também, apesar de também não fazer o meu estilo de pessoa). O único problema que tem nessa atualização é que tenta copiar excessivamente o estilo do Barcelona, e o estilo do Barcelona é de um futebol chatérrimo de toquinhos para cá e para lá. Prefiro o futebol do Real Madrid e, de longe, o do Bayern München, que procura mesclar o estilo europeu com um estilo mais sul-americano. Ainda assim, o Tite e o Cuca são os que mostram futebol mais capaz, e ambos fizeram bons trabalhos no Corinthians e no Atlético Mineiro.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Bom dia!
Amigos técnico sem time não vai ganhar nada,que não é o caso do fogo,precisamos de um tecno moderno,mas tbem experiente, o ideal seria o cuca mas o autuori com um bom elenco,dá. liga.
abs

Ruy Moura disse...

Amigo, também preferia o Cuca ou o Tite.

Quanto ao bom elenco, duvido. Ou me engano ou vamos ter surpresas desagradáveis. Se formos à Libertadores iremos comprar umas quantas peças de 2ª, e se não formos pior ainda: perdemos mais peças e não irá haver reposição de qualidade.

Este presidente LIQUIDOU as finanças do Botafogo. O buraco financeiro é quatro vezes maior do que quando chegou à presidência. Creio que iremos passar momentos muito difíceis após a sua saída.

Espero muito enganar-me.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...