quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Botafogo 1x1 Unión Española

Foto Efe

Vitória seria bom, empate aceitável e derrota mau. Portanto, um ponto é aceitável e garante a liderança, mas… não se compreende como este time, tecnicamente muito superior ao adversário e, em minha opinião, descansado por virtude de um plano bem traçado de alternância com o campeonato carioca, não conseguiu ganhar ao Unión.

Do Renan tivemos dois falhanços que nos valeram menos dois pontos, agora é Dória com duas falhas em dois gols adversários. Aliás, a torcida tem o Dória em grande consideração, mas eu penso que é um jogador mediano, com má saída de bola e em diversas ocasiões responsável por gols adversários.

Não obstante, não é desculpa para o empate, porque o time perdeu oportunidades e acabou sendo novamente Tanque Ferreyra a marcar um gol de oportunidade.

Curiosamente, eu tinha uma fezada na vitória contra o Fluminense (não por 3x0, evidentemente, mas por 1x0 ou 2x1), tal como publiquei em comentário no facebook, mas confesso que para este jogo pensei precisamente no 1x1. Porquê?... Porque este time ainda não me oferece confiança. Fez atuações pífias no campeonato carioca e deveria estar apto a vencer no Chile, mas continua muito oscilante. E Wallyson? Por onde anda? Será mais um fogacho tal como sucedeu a Hyuri após dois jogos brilhantes?

Foto Reuters

E poderei estar enganado, mas sou da mesma opinião do Duda no que respeita a faltar um verdadeiro ‘matador’, pelo menos até agora. E não creio que seja Zeballos o ‘matador’ necessário. Ou então esperemos que Tanque Ferreyra se afine e se destaque como goleador.

Em qualquer caso, senti uma certa frustração com o empate de hoje contra um adversário que certamente não terá muitas pretensões em passar a fase de grupos, e sobretudo porque após o gol adversário o Botafogo adiantou-se no terreno e pressionando mais obteve um gol que poderia ter conseguido bem mais cedo, podendo ter saído vencedor.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Unión Española
» Gols: Tanque Ferreyra, aos 85' (Botafogo); Chávez, aos 74' (Unión Española)
» Competição: Taça Libertadores da América
» Data: 26.02.2014
» Local: Santa Laura, em Santiago (Chile)
» Árbitro: Juan Soto (Venezuela); Auxiliares: Luis Sanchez (Venezuela) e Jairo Romero (Venezuela)
» Disciplina: cartão amarelo – Edilson, Ferreyra e Marcelo Mattos (Botafogo) Pavez (Unión Española)
» Botafogo: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel (Bolatti), Jorge Wagner (Henrique) e Lodeiro; Wallyson (Daniel) e Ferreyra. Técnico: Eduardo Húngaro.
» Unión Española: Sanchez; Miranda, Ampuero, Navarrete e Berardo; Pavez, Faravelli e Chávez; Jaime, Salom e Campos. Técnico: José Luis Sierra.

10 comentários:

Lorismario disse...

Ruui. Pensei que só eu achava o Doria de mediano para apenas razoável. Deve ser vendido pois não passará destes chutões e entregar jogos fáceis, Por uma boa grana pode ir. Igual a ele tem aos montes. Loris

Ruy Moura disse...

Sou da mesmíssima opinião: vendê-lo agora por bom preço e com isso adquirimos um zagueiro mais experiente, porque daqui a uns meses talvez não valha tanto...

Mas a torcida parece que gosta muito dele e a diretoria não deve abrir mão dele. Uma pena.

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Levando em conta que o Botafogo demorou a encaixar o seu jogo hoje, contra o Unión Española, valeu o empate. Já vi que o negócio do Botafogo esse ano vai ser ganhar todas em casa, porque fora eventualmente apresentará dificuldades. Wallyson hoje jogou mal e para mim os melhores foram Marcelo Mattos e Ferreyra.
O time não pode abrir mão de jogar com a bola no chão, sem lançamentos sem propósito da defesa para o ataque.
Aliás, falha do Dória no gol adversário e ele também falhou algumas vezes no primeiro tempo.
Valeu pela liderança do grupo. O Botafogo joga bem em campo grande e contra time que joga pra frente. Precisa melhorar um pouco quando jogar contra time pequeno. Exceção é o flor.

Se não tivesse feito o gol: Unión Española 4 pontos x Botafogo 3 pontos.

Como fez, Botafogo 4, Unión 2.

O tamanho da importância do gol.

E talvez esteja na hora do Mário Risso entrar no time assim que puder. Já Wallyson é bom, já foi artilheiro da Libertadores (em 2011) e creio que logo volta a fazer gols.

Abraços.

Ruy Moura disse...

Aurélio, o cenário continua a ser positivo, mas ainda não tenho confiança neste time. Os atletas hora jogam muito bem, ora desaparecem. Ontem, foi o caso do desaparecimento do Wallyson, que se evaporou desde o jogo no Maracanã contra o Deportivo Quito. O Tanque Ferreyra ainda permanece uma incógnita quanto ao seu verdadeiro valor, embora tenha estado em gols decisivos nos jogos que fez. Pelo menos não 'amarela'.

Também penso que o Mario Rissi devia ser testado rapodamente, porque cada vez tenho menos confiança no Dória. Acho que seria bom vendê-lo agora em alta, comprar um zagueiro seguro e experiente e ainda sobrava dinheiro.

Embora o cenário seja positivo, não é muito seguro. Se no jogo contra o Independendiente empatarmos e o San Lorenzo ganhar os seus dois jogos, passamos para 2º. Mas convinha sermos o 1º do grupo.

Abraços Gloriosos!

Sergio Di Sabbato disse...

Perfeito seu comentário, e a frustração com o resultado, apesar de não ter sido de todo ruim, é quase uma unanimidade, pois mesmo o Botafogo não estando em seus melhores dias foi muito superior ao UE. Algumas observação podem ser feitas no jogo de ontem:
1 - Nosso meio de campo é limitado. O Lodeiro é um velocista que não pensa, o JW errou passes demais e MM e Gabriel não sabem sair jogando. O Bolatti não pode ser banco.
2 - o time parece jogar em marcha lenta e sem muito entrosamento.
3 - Se o Ferreira faz o pivô, e não tem capacidade de algo melhor, os jogadores do meio tem que se aproximar mais para o arremate. Achar que o Ferreyra vai resolver jogando no meio de um monte de zagueiros é pura perda de tempo.
4 - os laterais de ontem se mostraram pouco agressivos. Os de domingo foram muito mais efetivos e isso dá mais opção ao meio-campo.
5 - perfeito o comentário do Lorismario sobre o Dória, e isso já não é de hoje. Prá ser sincero, acho que o André Bahia é mais jogador, porém azarado. Quem sabe esse Mario Risso.
6 - O Wallyson não é o tipo de jogador para receber bolas entre os zagueiros, é um jogador que tem que conduzir a bola principalmente pelos lados do campo. Foi muito bem marcado e os laterais e meio pouco auxiliavam na construção das jogadas.
Mas apesar de todas esses problemas, na minha visão pessoal, ainda assim o Botafogo perdeu pelo menos uns 4 gols que não se pode perder, ou melhor, que não se deve perder. Mas vamos e frente que o resultado mantém o time na 1ª posição e acho que o Botafogo se classifica. Porém, acho que está na hora de pensar no Bolatti, Lucas e Jr Cesar como titulares. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Concordo com quase tudo que afirmou, Sergio. Confesso que acho o André Bahia um desastre. Se é azarado, então á ser azarado para outra freguesia, porque no Botafogo já nos chega as arbitragens, quanto mais um zagueiro que de quando em quando é uma festa para os atacantes adversários. O Mario Risso é que tem que entrar o mais depressa possível, em minha opinião. Também tenho dúvidas quanto ao Lucas, pela simples razão que o Edilson bate bem faltas e faz bom centros. Em minha opinião, o problema do Edilson reside apenas na agressividade face aos adversários. Só não foi expulso ontem porque o árbitro não quis. Fora essas duas dúvidas, concordo com tudo o resto.

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

http://www.lancenet.com.br/botafogo/Jornal-Seedorf-Gabriel-Doria-Botafogo_0_1092490846.html

Ele já estava de olho desde o ano passado. Que vendam para outros clubes, só para ele ficar querendo. Grande mau-caratismo da parte do Seedorf, ficar o tempo todo falando que quer esse ou aquele jogador do Botafogo.

Ruy Moura disse...

Sem dúvida, Aurélio, mas tendo em consideração o prestígio nacional e internacional que trouxe ao Botafogo e,sobretudo, ter sido a mola real da classificação para a Libertadores, tem atenuantes. Quem não tem atenuantes é o Oswaldo Oliveira, que indicou 5 jogadores do BFR ao Santos e não nos prestou nenhum serviço relevante, porque em minha opinião, se fosse competente, tinha chegado pelo menos ao 2º lugar do campeonato.

Eu sei que o Aurélio pensa diferente, mas eu avalio que o Botafogo 'regressou ao mundo' pela mão de Loco Abreu e depois pela mão de Seedorf. Perdoo-lhes as 'infelicidades' que tiveram devido a essas prestações a nosso favor.

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Vi San Lorenzo e Ind. del Valle. Jogo chato. Há muito espaço do lado direito do Independiente, é para explorar bastante. Espero que a comissão técnica do Botafogo tenha assistido a partida.
O gol do San Lorenzo saiu pelo meio, a defesa equatoriana "bate cabeça", é muito fraca. Mesmo com altitude, é para o Botafogo ganhar no Equador e muito mais no Rio.
Jogo modorrento, desinteressante e com defesas débeis (ambas).
A comissão técnica tem que dar uma acordada nos jogadores, lembrá-los que estão no Botafogo e que precisam não só jogar com garra, mas com inteligência. Chega de ligação direta da defesa para o ataque, com chutões burros. Dória não é Gérson para fazer lançamentos.
Quem disse para ele fazer essa ligação direta? Eles treinam isto, ao menos? Ou ele faz por conta própria?
Há de se jogar com a bola no chão, fora e dentro de casa.

Ruy Moura disse...

Não vi o jogo do S. Lorenzo, Aurelio.

Também penso que há responsabilidade da comissão técnica no comportamento dos jogadores. E não só, porque o presidente devia estar a comandar permanentemente as operações do futebol em ligação ao departamento e à comissão técnica. Continuo pensando que há falta de cobrança aos jogadores.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...