quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Voz de Maurício Assumpção

É o meu último ano e eu quero ser bicampeão.” – Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, rechaçando a priorização à Taça Libertadores da América e apostando noCampeonato Carioca.

Comentários do Mundo Botafogo:

É óbvio, para qualquer observador medianamente inteligente que, após 18 anos de afastamento da Taça Libertadores e depois de ganhar o ingresso para a fase de grupos de 2014 com uma vitória retumbante sobre o Deportivo Quito, a torcida está completamente virada para a Taça Libertadores da América, colocando no Maracanã 85 mil torcedores em apenas dois jogos. Ademais, percebe-se, embora fazendo-o com um atraso inconcebível, que a diretoria se concentrou finalmente em reforçar o plantel do Botafogo em todos os setores. Ora, como é que depois disso Maurício Assumpção profere uma frase ‘mortífera’ como a publicada? Naturalmente que é fundamental que nos afastemos rapidamente da degola no campeonato carioca, mas dificilmente chegaremos entre os quatro primeiros, e creio que num momento de êxtase da torcida, pouco lhe importa uma fraquíssima e pouco visível competição como o campeonato carioca. Só uma pessoa muito, muito, muito mediana pode proferir tal frase. Espero que o treinador não embarque em tão disparatado pensamento e trace um plano mais ou menos aproximado a este:

13.02.2014: Botafogo x Bonsucesso: time reserva, fazendo-se descansar os ‘Guerreiros do Maracanã’.

16.02.2014: Botafogo x Duque de Caxias: time titular, admitindo-se que ganha a partida com relativa facilidade, aumenta o entrosamento entre os jogadores e mantém ritmo de jogo.

20.02.2014: Botafogo x Volta Redonda: time titular, com eventual poupança de algumas peças, caso se mostre necessário.

23.02.2014: Botafogo x Fluminense: time reserva, já que pouco importa tirar, ou não, pontos ao Fluminense, seguramente classificado para as semifinais.

26.02.2014: Botafogo x Unión Española: time titular (Libertadores).

01.03.2014: Botafogo x Macaé: time reserva, não sobrecarregando os titulares.

05.03.2014: Botafogo x Audax: time titular, para manter o entrosamento e ritmo de jogo, já que só joga uma semana depois.

09.03.2014: Botafogo x Flamengo: time misto, com poupança de peças de acordo com as necessidades.

12.03.2014: Botafogo x Independiente: time titular (Libertadores).

16.03.2014: Botafogo x Boavista: time reserva, descansando-se os titulares.

18.03.2014: Botafogo x Independiente: time titular (Libertadores)

23.03.2014: Botafogo x Nova Iguaçu: time titular para manter ritmo de jogo.

02.04.2014: Botafogo x Unión Española: time titular (Libertadores)

09.04.2014: Botafogo x San Lorenzo: time titular (Libertadores)

Em suma, não se ‘abandona’ o campeonato carioca, admitindo-se que as opções acima garantam um confortável lugar a meio da tabela. A alternativa é aceitar a inconsistência típica do 'pensamento presidencial' de nos lançarmos em todas as competições e, como sempre fazemos quando disputamos mais do que uma ao mesmo tempo, falharmos todas. Aliás, não ter o presidente dito “é o meu último ano e quero ser campeão da Libertadores” mostra implicitamente uma grande falta de ambição em conquistar a Libertadores. Ou, na verdade, não acredita nessa conquista e acha que o Carioca é mais seguro de conquistar? Ademais, NÃO É ELE que quer ser campeão. SOMOS NÓS que queremos ser campeões. Mas da Libertadores. Estamos montando um time para isso, ou para que é que o presidente quer o time que montou? Para ganhar o carioquita do costume?

Quem não ousa, não vence. Por mim, prefiro infinitamente ousar, visando um título que nos falta e colocando em pauta a divulgação do Botafogo pelo mundo com a conquista desse título. Esse é que é o verdadeiro projeto de (re)INTERNACIONALIZAÇÃO!

7 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

O carioca só vale quando não é o Botafogo que ganha, muito embora esse ano eu não tenho a menor ideia do que está acontecendo no torneio, mas é óbvio que não quero que o Botafogo caia para a 2ª divisão. O objetivo é ganhar a Libertadores e essa deveria ser o objetivo do presidente. Ser bi carioca acrescenta pouco, mas ser campeão da Libertadores acrescenta muito, e muitos erros dessa diretoria seriam esquecidos ou pelo menos atenuados com essa conquista. Abs e SB!

Daniel Pablo disse...

Caro Rui, este é o maior disparate que já ouvi. Chamar este presidentista de mediano foi muita bondade sua, a vontade é de xingar esse omissão da ofensa mais grave aqui no nordeste, que é filho da..., mas não o faço por respeito a ti e as prostitutas!


Quem acompanha os bastidores do Futebol percebe o quão afastado da torcida estão os cartolas.

A torcida tem que se manifestar cobrando a dedicação exclusiva à Libertadores, carioca só o suficiente para não ficar entre os últimos, acho até que tinhamos que perder alguns jogos de w.o só para esculhambar este campeonato corrupto que é o carioqueta.

E este ano ta tudo armado o Campeão vai ser o Fluminense, vão dar este troféu ao Flu como uma cortina de fumaça para enevoar a questão do tapetão. O Vice vai ser o Vasco, a mídia não quer quebrar o mito que o Fla é time de chegada. Podem apostar e me cobrem.

abraços !!

Ruy Moura disse...

Completamente de acordo, Sergio. E mais: embora tardiamente, o presidente fez boas contratações e devia querer redimir-se de montanhas de erros em cometidos em 6 anos com a chegada, pelo menos, à final da Libertadores. Não compreendo como monta um time como o nosso - claramente time de Libertadores - e depois quer olhar para o campeonato carioca. O meio da tabela este ano serve-nos perfeitamente! A Libertadores é a ambição e o foco!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Daniel, na verdade, os meus instintios primários serão de xingar o nosso presidente por tantas e tantas burreiras e ainda por cima, quando faz alguma coisa boa como as últimas contratações com vista à Libertadores, sai-se com uma dessas em vez de cobrar o foco na Libertadores. Mas as minhas emoções primárias e a qualidade do blogue consideram prudente a expressão 'mediania'...

O esquema que eu apresento de priorização da Libertadores dá perfeitamente para ficarmos a meio da tabela do carioca e passar tranquilamente às oitavas-de-final da Libertadores. Será que ele não compreende bem aquilo de bom que fez e estraga com essa sua inteligência... vá lá... mediana?...

Ruy Moura disse...

Quanto ao Carioca é isso que o Pablo diz: está montado. Ainda assim tínhamos time para desmontar a coisa, mas isso não interessa oara nada, porque ganhar o carioca seria, seguramente, a certidão de óbito para a Libertadores, já que não temos plantel para duas conquistas simultâneas.

Abraços Gloriosos!

MAM disse...

Como se diz aqui no Rio de Janeiro...
"Tô nem aí", para campeonato carioca, amigo Ruy

Ruy Moura disse...

Nenhum de nós está, Marco. Mas este presidente sempre esteve tão distante da torcida que não admira não senti-la. Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...