[Nota
preliminar: Em tempo de tragédia para a instituição Flamengo é bom lembrar que
os torcedores e as suas rivalidades – se forem sãs – é que asseguram a vida
duradoura dos seus clubes, independentemente dos momentos históricos em que os
maus dirigentes os conduzem.]
Os quatro
grandes clubes cariocas tiveram as suas fundações num espaço de oito anos,
entre 1894 e 1904. O Clube de Regatas Botafogo foi fundado para as regatas em
1894 (embora já existisse o seu precursor desde 1891 – o Grupo de Regatas
Botafogo); o Clube de Regatas do Flamengo, inspirado no Botafogo, foi fundado
no ano seguinte também para as regatas, em 1895; o Clube de Regatas Vasco da
Gama foi fundado igualmente para as regatas, em 1898; o Fluminense Football
Club foi fundado para o futebol, em 1902.
Mais tarde
também foi fundado para o futebol o Botafogo Football Club, em 1904; em 1911,
diversos futebolistas do Fluminense tornaram-se dissidentes e rumaram ao CR Flamengo
para fundarem a seção de futebol, que se estreou no campeonato carioca em 1913;
finalmente, após a morte de um basquetebolista em quadra durante uma disputa
entre o CR Botafogo e o Botafogo FC, ambos os clubes optaram pela fusão da qual
resultou o Botafogo de Futebol e Regatas, em 1942, único grande clube carioca
que ostenta na sua designação o futebol e as regatas.
Então,
seguindo as fundações dos clubes cariocas mais representativos, os Grandes Clássicos
ordenam-se cronologicamente assim:
INICIALMENTE
NAS REGATAS
1º Grande
Clássico: Botafogo x Flamengo (1895) – regatas
2º Grande
Clássico: Botafogo x Vasco da Gama (1898) – regatas
3º Grande
Clássico: Flamengo x Vasco da Gama (1898) – regatas
POSTERIORMENTE
NO FUTEBOL
4º Grande
Clássico: Botafogo x Flamengo (1903) – futebol (*)
5º Grande
Clássico: Botafogo x Fluminense (1906) – futebol
6º Grande
Clássico: Flamengo x Fluminense (1913) – futebol
7º Grande
Clássico: Vasco da Gama x Fluminense (1923) – futebol
(*) Embora
se refira a um jogo não oficial, o CR Botafogo e o CR Flamengo também
realizaram o 1º clássico do futebol carioca em 1903, reunindo duas equipes para
disputar uma partida que terminou com a vitória do CRB por 5x1.
Em suma, o
clássico Botafogo x Flamengo foi o 1º Clássico das regatas e o 1º Clássico do
futebol, embora oficialmente o clássico mais antigo do futebol carioca e
brasileiro seja o ´Clássico Vovô’ protagonizado por Botafogo x Fluminense.
Pesquisa de
Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).
16 comentários:
Querido Rui,
Que bom um pouco de ar e calma, no meio de tanta exasperação. Em 1895 o Flamengo foi criado para competir com seus vizinhos de bairro que não só ganhavam no mar, mas também o coração das meninas.
Desse jeito nada pretensioso é com um naufrágio logo de saída, se iniciou nossa historia, (Rui, o socorro dessa embarcação contou com a ajuda do CRB?) mais tarde alguns remadores do CRF que jogavam Futebol no Fluminense, e outros dissidentes fundaram nosso departamento terrestre.
O motivo de contar o que todos vcs sabem e até abusar um pouco da paciência, pois sei que aqui o tema é o Botafogo, é reconhecer o quanto da historia do Flamengo está ligada a seus co-irmãos desde sua fundação, em um primeiro momento Botafogo e Fluminense.
Se nosso nascimento foi fruto de uma deliciosa e no bom sentido travessura, acabamos de ter uma nova fundação e forjada na dor, numa dor avassaladora. Todas nossas instituições já mais que centenárias ganharam muito e também perderam, nenhuma delas foi derrotada até então.
A minha geração assistiu e assiste a primeira derrota do CRF, Flamengo que só está de pé devido a força da sua torcida, a generosidade do povo e com grande destaque e importância a força e solidariedade de seus co-irmãos , Botafogo , Vasco e Fluminense.
Seria impossível continuar de pé, sem a força e gentileza desses gigantes.
Pra mim desportivamente o ano já perdeu todo o sentido, caso não existissem a força imperiosa dos contratos e também a responsabilidade do Flamengo com muitas e muitas famílias que dependem do CRF para o seu sustento, o ideal seria não competir esse ano, ganhar ou perder em 2019 não faz mais o minimo sentido.
Agradeço Rui a vc pelo carinho com que tratou e está tratando do assunto e pessoalmente, pelo carinho e preocupação que teve comigo.
Um grande abraço meu amigo, e voltarei aqui para me deliciar com seu trabalho e tentarei não tocar mais em assuntos tão tristes.
Alias, não só um grande abração, mas um abraço Glorioso! (embora, sem virar a casaca hein!rsrsrsrs)
Olá, estimado Leymir.
Realmente o Botafogo socorreu a baleeira Sycra do Flamengo. A história está contada no Mundo Botafogo assim:
"As providências corresponderam à criação de um clube que rivalizasse com o Botafogo. Porém, após a fundação, o barco ‘Pherusa’ dos rubro-negros naufragou na primeira saída e os remadores foram salvos por uma lancha. Entretanto, na primeira regata que disputaram, a nova baleeira ‘Sycra’ largou no Gragoatá, em Niterói, mas como a tripulação almoçara um bacalhau à portuguesa regado com vinho verde, sentiu-se mal durante o percurso, embateu numa bóia de sinalização e foi uma lancha do Botafogo que rebocou a guarnição do Flamengo para terra firme. Porém, estes desaires não fizeram os rapazes rubro-negros desistir. A sua persistência fez nascer um clube com futuras tradições no remo e em muitos outros desportos."
Para ler a publicação completa acesse a um dos artigos do Mundo Botafogo: http://mundobotafogo.blogspot.com/2007/12/club-de-regatas-botafogo-os-primeiros.html
(continua)
Leymir, durante décadas houve muita coincidência nas histórias dos dois clubes. Veja: em 1895 foram rapazes que fundaram o CR Flamengo; em 1904 foram rapzes que fundaram o Botafogo FC. É muito raro no desporto mundial um clube ser fundado por garotos e vir a ser um grande clube.
Por outro lado, antes, em 1894, foram homens experiente que fundaram o CR Botafogo e o seu remo; em 1911/12 foi também um grupo de homens experientes vindos do Fluminense que fundaram o departamento de futebol do Flamengo. A estreia oficial dos jogos de futebol BFR x CRF foi justamente em 1913, com uma vitória tangencial do Botafogo por 1x0. Mas o Flamenbgo viria a ser campeão ainda nessa década.
(continua)
"Seria impossível continuar de pé, sem a força e gentileza desses gigantes." - Parabéns, meu amigo, pela frase de cavalheiro. Coisa rara nos dias que correm, infelizmente...
Todavia, permita-me discordar de si quanto a "ideal seria não competir esse ano, ganhar ou perder em 2019 não faz mais o minimo sentido". Quando perdemos as nossas mulheres, ou elas perdem os maridos, a vida continua. Mesmo quando os pais perdem os filhos, a vida continua. Faz sentido é continuar fazendo o que se fazia, não desistir. Quando a minha jovem mulher faleceu de câncer, ela sabia que o fim estava perto, tanto que interrompeu o tratamento inútil, mas continuou fazendo exatamente as mesmas rotinas, e após a sua morte fiz um esforço descomunal para continuar seguindo. Foi há 15 anos. Estou seguindo, saudoso mas seguindo. Nos momentos mais difíceis é que a fibra de cada um de nós aparece. O Flamengo é um clube, com uma missão e um destino, e os seus adeptos (refiro-me aos 'bons') têm que mostrar se possuem fibra para a missão, e a missão é competir, competir, competir, e em busca de ganhar, se possível. É isso que faz sentido. As tragédias não podem matar a vida.
Abraços solidários!
Olá Rui,
Sinto muito pela sua esposa, o câncer também já me levou pessoas amadas...
Tenho certeza que você continuará forte, é um jeito da gente honrar aqueles que partiram sendo amados por nós, e também nos amando. Dentro da minha crença sua esposa está bem agora, sem vestígio algum de doença e feliz.
E tem razão, o Flamengo não pode e nem deve mudar sua natureza, mas no momento não consigo torcer. Sei que vai passar, mas agora é assim que sinto.
Abração!
os: Voltando ao assunto do post, tinha me esquecido que nossas duas primeiras aventuras desportivas terminaram em naufrágios...(Nunca soube o motivo da segunda, o que vc acabou de explicar) Uma por uma embarcação muito velha, e outra veja vc, por causa de vinho e BACALHAU, ba-ca-lhau! hahaha
Já foi há 15 anos, Leymir. Sarou ao longo do tempo, mas ficou a cicatriz...
Imagino uma bela bacalhoada regada com bom vinho antes de umas valentes remadas! (rsrsrs) Só podia dar em coisa hilariante! No fundo, o segundo naufrágio deve ter sido divertido de contar à posteriori aos filhos e aos netos dos 'náufragos'. (rsrsrs) Bem como a capacidade de resiliência para se seguir em frente depois de dois fracassos!
Quer dizer, os três grandes clubes do remo estiveram juntos: o Flamengo naufrando, o Botafogo salvando e tudo por causa do... Bacalhau!
Abraços desportivos.
Oi Rui,
Viu a linda homenagem do Vasco aos meninos do Flamengo?
Nenhum rubro negro poderá jamais esquecer tal postura. Já nao era um amante de deboches a outros times, agora sou até mesmo radicalmente contrário a tal postura.
Que gesto lindo o do Vasco da Gama!!!!!
Abração
Vi, Leymir. Foi bonito e materialmente também será bom para as famílias das vítimas o leilão previsto. Tudo o que aconteceu até agora deveria servir de exemplo aos torcedores e às entiaddes oficiais para combaterem definitivamente as torcidas violentas que afastam dos estádios de futebol muitas famílias.
Abraços desportivos!
Mss vai ser difícil, porque os maus exemplos vêm de cima. O Fantástico apresentou os 20 cavalinhos dos 20 clubes da série A, colocou os cavalinhos do Vasco e do Fluminense ladeando o do Flamengo e o cavalinho do Botafogo foi escondido na última fila, quando o clube e os torcedores froam dos primeiros a solidarizar-se com o Flamengo. Não têm nenhuma ética, nenhuma vergonha, nenhum pudor. Confesso que mídia assim, maldosa até em tempo de tragédia, me enoja.
Abraços Desportivos.
Rui,
Ouvi dizer que foi uma questão contratual, não entendi muito bem.
Vou tentar buscar a fundo e te respondo. Mas mesmo se esse for o caso, entendo sua posição quanto a mídia. Aliás, é a mesma que a minha.
Abração!
Rui,
Procurei e não achei nada, então me posiciono novamente: péssimo e péssimo, muito injusto o que a Globo fez com o Botafogo, clube que foi solidário desde o primeiro momento e e deveria ter destaque como os outros clubes cariocas.
Lamentável...
Não de preocupe, Leymir, a Globo sempre fez disso ao Botafogo. Pena é que o Botafogo não tenha sabido romper com a Globo e acertar contrato com outra estação. Mas o que fazem conosco significa que somos diferentes, que no fundo nos invejam e têm complexo de inferioridade, e que lhes estamos atravessados há décadas como umapersistente e resiliente espinha na garganta. Mídia nojenta nunca olhou a meios. E o mais extaordinário exemplo disso é a Globo.
Grande Abraço.
A queda do EI foi muito ruim nesse sentido, se bem que um outro caminho começa a se abrir.
Alguns jogos do Flamengo na Libertadores serão na quinta e a Globo a princípio foi contra. Esses jogos serão transmitidos pelo Facebook.
Não sei como foi a comercialização para comprar esses direitos e nem como será o retorno, de toda forma é um caminho novo.
Esse monopólio só faz mal ao futebol.
Abracos!
Leymir, oligarquias, monopólios, ditaduras e coisas semelhantes apontando à unicidade sempre fui contra. A minha alma é 'libertária'. (rs)
Grande Abraço.
BOTAFOGO F.C E C.R BOTAFOGO NÃO ERAM A MESMA AGREMIAÇÃO, SÓ ERAM DO MESMO BAIRRO, SE FUNDIRAM EM 42 QUANDO AMBOS JOGAVAM CONTRA NO BASQUETE, O ATUAL BOTAFOGO USA ERRONEAMENTE A DATA DO REGATAS QUE FECHOU AS PORTAS PORÉM A FUSÃO FEZ QUE O ATUAL FICASSE COM TROFÉUS ETC. MAIS O BFC QUE CONTINUOU ENTÃO A DATA É 1904, CONSELHEIROS DO FLAMENGO E SEU PRESIDENTE VIRGÍLIO LEITE ESTAVÃO NA FUNDAÇÃO DO FLUMINENSE EM 1902 ESSE POR SINAL ESCOLHEU O COX COMO 1 PRESIDENTE.
Nenhum dos clubes fechou portas: FUNDIRAM-SE!
Grande parte de membros e torcedores dos dois clubes eram comuns a ambos, e aquando da fusão o presidente do BFC e o presidente do CRB tornaram-se presidente e vice-presidente do BFR na fusão.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário