terça-feira, 10 de setembro de 2019

Botafogo campeão nas estátuas de futebolistas

O Botafogo de Futebol e Regatas é um Clube com muitas glórias e pioneirismo em muitas modalidades desportivas. E no que respeita ao número de estátuas de futebolistas situadas exclusivamente em estádios brasileiros de futebol, também nessa matéria somos campeões!

 

Eis os futebolistas com estátuas em estádios brasileiros:

 

» Ademir Menezes, ídolo revelado pelo Sport, Estádio Adelmar da Costa Carvalho (‘Ilha do Retiro’)

» Bellini, ídolo do Vasco da Gama, Estádio Jornalista Mário Filho (‘Maracanã’)

» Dirceu Krüger, ídolo do Coritiba, Estádio Major Antônio Couto Pereira

» Fernandão, ídolo do Internacional, Estádio José Pinheiro Borda (‘Beira-Rio’)

» Pelé, ídolo do Santos, Arena Fonte Nova

» Renato Gaúcho, ídolo do Grêmio, Arena do Grêmio

» Romário, ídolo do Vasco da Gama, Estádio São Januário

e…

» Garrincha, Jairzinho, Nilton Santos e Zagallo, ídolos do Botafogo campeões mundiais, Estádio Nilton Santos.


Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo).

5 comentários:

Estrela Solitaria disse...

Faltou Heleno de Freitas que tem uma estátua na sua cidade natal em São João Nepomuceno.

Ruy Moura disse...

É verdade, meu amigo. E o Mundo Botafogo já publicou a referida matéria sobre a estátua de Heleno de Freitas. Sucede que a publicação de hoje menciona expressamente "que respeita ao número de estátuas de futebolistas situadas exclusivamente em estádios brasileiros de futebol". Ora, a estátua de Heleno não se encontra em um estádio de futebol, mas sim em uma praça pública.

A notícia e as fotos da publicação sobre Heleno foram enviadas pelo nosso amigo Marcelo 'Foguete' Mendonça e encontra-se em http://mundobotafogo.blogspot.com/2012/02/estatua-heleno-de-freitas.html

Abraços Gloriosos.

Estrela Solitaria disse...

Perfeito!

Mauro Moreira disse...

Caro Ruy,
Esse negócio de estátuas é polêmico. Primeiro, porque o Glorioso, se fosse erigir estátuas para todos os seus geniais craques, não teria espaço suficiente. Segundo, nós, torcedores apaixonados, temos todos nossas preferências, nossos ídolos um pouco mais queridos do que os dos outros. Eu, por exemplo, sinto falta de uma estátua para o nosso genial Didi, o melhor meia de todos os tempos do futebol mundial, hoje relegado ao esquecimento, pouco citado na mídia esportiva. Para motivar uma estátua para o" Mr. Football", segundo a imprensa europeia na Copa do Mundo de 1958, o "Príncipe Etíope", segundo Nelson Rodrigues, pela elegância de seu futebol, bastaria o fato de ter sido ele o "Craque da folha seca", algo que nenhum outro jogador do mundo conseguiu fazer, nem mesmo Pelé.
Grande abraço Ruy.
PS: O Botafogo não morrerá jamais em meu coração. Levá-lo-ei para outras dimensões, quando aquele momento inevitável chegar.

Ruy Moura disse...

Pois é, tem toda a razão, Mauro. Há pelo menos dois jogadores dessa época injustamente esquecidos: Didi e Quarentinha.

Quarentinha porque não festejava os gols, considerando que essa era a sua obrigação de atacante, e a torcida gosta de craques exuberantes comemorando os gols, não de um goleador que não sorria.

Didi porque além de ser originalmente do Fluminense teve aquele entrar e sair do Botafogo que desagradou profundamente a torcida.

Eu procuro sempre realçar Didi, porque penso que os três mais extraordinários craques campeões do mundo daqueles que vi jogar foram Garrincha no ataque, Didi na armação e Nilton Santos na defesa, por ordem decrescente (e acrescentaria Manga no gol,embora não tenha sido campeão do mundo).

Aquando das criação das estátuas no entorno do nosso estádio senti muito - e ainda sinto - a falta de Didi. Até Zagalo lá está, mas Didi não. Merecia lá estar,porque depois de Garrincha ele foi a grande figura daqueles times de 1957-62. Nunca vi, até hoje, nenhum lançador tão genial e elegante como Didi. Foi, aliás, eleito o 'bola de ouro' da Copa de 1958.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...