quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ex-remador botafoguense fundou o Centro Náutico Potengy em 1914

Foi às margens do rio Potengi que surgiu a cidade de Natal. Seu nome tem origem na língua Tupi e significa “água de camarão”.

Conectando as duas partes da cidade, o rio tem reconhecida relevância para o desenvolvimento da cidade por servir como principal fonte de abastecimento de água, além de ter sido fundamental para as atividades dos trabalhadores ribeirinhos e atividades culturais. Também foi nas águas do Potengi que surgiram práticas esportivas como o remo na capital potiguar.

A primeira regata de remo na capital potiguar aconteceu em 1897 e o primeiro clube de remo de Natal foi o Centro Náutico Potengy, fundado no dia 3 de outubro de 1915 pelo tenente Leite Ribeiro, ex-remador do Botafogo, no Rio de Janeiro. As cores do clube potiguar são homenagem ao alvinegro carioca. No mesmo ano, foi fundado o Sport Club de Natal, rival histórico do Potengy nas águas. No entanto, a prática do remo já acontecia em Natal.

Essas associações estavam de acordo com todo o discurso médico higienista pregado pelos homens de ciência. O culto ao corpo virava rotina para os jovens, e em pouco tempo a fisionomia do rio mudou. Essa nova paisagem que surgia no Potengy não escapou aos olhos do tenente Leite Ribeiro, que declarou:

– É por certo um agradável e consolador espectáculo a contemplação do estuário do Potengy nas manhãs dos domingos. Cerca de quinze embarcações, grandes e pequenas, cruzam incessantemente as aguas mansas do rio, tripuladas pelos cultores do "rowling".

O Centro Náutico Potengy é atualmente uma potência do remo potiguar, contando com imensos títulos ao longo da sua história, 33 atletas e aproximadamente 80 sócios-frequentadores, com idades que variam de 13 a 100 anos.

2 comentários:

jornal da grande natal disse...

Sensacional. Esse detalhe do Leite Ribeiro botafoguense eu não sabia. Só pra vc saber. O Sport Club Natal, rubro-negro, foi fundado em Novembro. E ao contrário do rival, também participou do futebol. Não esqueci o caso Garrincha. Tô deixando amanainar o caso Corona.

Ruy Moura disse...

É interessante, não é, companheiro? Até porque o Potengy é um grande clássico do remo brasileiro. Botafoguense está em tudo!!! (rsrsrs)

Sobre Garrincha: perfeito!

Nota: o covid-19 não vai amainar para já; está em crescimento e parece-me que vai ser devastador.

Abraços Gloriosos.

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...