quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

A fábula do burro

Um dia o burro de um camponês caiu num poço. Não chegou a ferir-se, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal urrou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que se o burro estava muito velho e o poço estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o burro de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar o burro vivo. Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço.

O burro não tardou a dar-se conta do que estavam fazendo com ele e urrou desesperadamente. Porém, para surpresa de todos, o burro aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.

O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o burro a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao fundo do poço. Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até à boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

A vida vai-lhe jogar muita terra nas costas. Principalmente se já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos.

Use a terra que lhe jogam para seguir adiante e... Boas Festas!

8 comentários:

Sergio disse...

Muito boa fábulula. Boas Festas. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Pois é... das mais notáves que conheço.
Abraços Gloriosos.

Filipe disse...

..Excelente Rui..esse espaço verdadeiramente nos faz sentir orgulho de ser Botafoguense..obrigado por vc existir amigo..tal como diz um provérbio do Rei Salomao..a palavra dita a seu tempo se faz como maçãs de ouro servidas em bandejas de prata..que essa luz que brilha em ti continue engrandecendo nosso amor pelo Botafogo ..Sucesso saude Felicidades

Ruy Moura disse...

Grato pelas tuas palavras, Filipe, que comprovam a essencialidade do blogue e constituem um enorme estímulo para seguir em frente, contra ventos e marés, com o facho de luz apontado aos caminhos do futuro.

Feliz quadra festiva com saúde, amor e qualidade de vida!

Abraços Gloriosos.

Nilson Marcelo disse...

Boa tarde Senhor Ruy Moura, meu nome é Nilson Marcelo, estou escrevendo um livro motivacional, para um publico militar, mas será ostensivo a todos que desejarem adquirir. Sua história é perfeita para eu por nesse livro. Eu poderia transcrevê-la no meu livro? Citarei a fonte e localização do seu site.

Ruy Moura disse...

Claro que pode, meu amigo. Cite como 'Fonte secundária'. É uma boa fábula para o seu livro. Boa sorte na edição e divulgação da obra!
Abraços Gloriosos.

Nilson Marcelo disse...

Muitíssimo obrigado. Sua fábula do burro é perfeita para demonstrar resiliência perante as adversidades. Não podemos controlar os ventos que nos atingem mas podemos controlar e ajustar nossas velas para podermos chegar onde quisermos. Mais uma vez Obrigado

Ruy Moura disse...

Exatamente isso, caríssimo Nilson! A resiliência é um dos pontos mais fortes da humanidade contra a adversidade!

Boa sorte para a sua obra e abraços Gloriosos.

Neto: o goleiro-reserva

Crédito: Botafogo de Futebol e Regatas. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Norberto Murara Neto nasceu no dia 19 de julho de 1989,...