por PEDRO VARANDA
Colaborador do Mundo Botafogo
BELFORT DUARTE, zagueiro do America, 3º atleta em pé da esquerda para a direita, foi o autor do primeiro gol contra a favor do Botafogo.
Belfort Duarte foi campeão carioca pelo America em 1913, encerrando a carreira de jogador em 1913 e passando a funções acumuladas de técnico, tesoureiro e diretor. Foi como dirigente que abriu as portas do clube aos atletas negros, quebrando o tabu racista que predominava no futebol da época.
Botafogo 3x1 America
» Gols: Berfort
Duarte (contra), Décio Viccari (pen.) e Mimi Sodré (Botafogo); Peres (América)
» Data: 11.09.1910
» Local: Rua
Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Harold W.
Hassell
» Botafogo: Coggin,
Edgar Pullen e Lefèvre; Maurício, Lulu Rocha e Rolando de Lamare; Emmanuel
Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» América: Carlos
Mongey, Belfort Duarte e Lincoln; Roldão Maia, Jônathas Braga e Ulysses Fagundes;
Gabriel de Carvalho, Peres, Horácio Figueiredo, Del Nero e Sebastião Alves.
Fonte: Jornal do Commercio.
Narração do gol (fonte: Jornal do Commercio): "O Botafogo pouco a pouco anima-se e começa a tomar a offensiva quando se dá um foul de Gabriel por Charge nas costas de Mimi. Tirado a tree Kick é feito um passe à ala esquerda: Mimi recebendo a bola faz outro passe a Lauro. Este sem perda de tempo escapa ligeiro pela extrema, e dirigindo-se a goal, de meia esquerda dá fortíssimo shoot, indo a bola ter às mãos de Mugey. Este, escorando precipitado o shoot, faz com que a mesma rebatendo em Belfort volte de novo ao goal, aninhando-se na rêde aos nove minutos fover. Applaudido este goal do Botafogo, é de novos posta a bola no centro para outra sahida."
Sem comentários:
Enviar um comentário