domingo, 6 de dezembro de 2020

FLAtulências (310): Dunshee – o ganso agachado

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

Dunshee é um vocábulo vulgar de origem chinesa. Colocando a expressão no tradutor Google surge a indicação de ‘traduzir de chinês’, a qual se escreve originalmente 蹲射 e em português significa ‘ganso de agachamento’ ou ‘ganso agachado’.

Há cerca de 40 espécies de gansos, e no Brasil são comercializadas basicamente 10 espécies, entre as quais o ‘ganso chinês’, que é primo do ‘ganso africano’. O ganso chinês, o agachado ‘dunshee’, é uma raça de ganso domesticado e é um bom sinaleiro, fazendo muito barulho e assumindo-se como animal de guarda de humanos. Sendo animal de estimação, sobretudo para servir de guarda, grasna bem alto, estufa o peito, bate as asas – tal e qual urubu – e pode atacar as pessoas através das suas bicadas (https://pt.quizur.com/list/top-10-gansos-criados-no-brasil-M3t).

O ganso chinês doméstico (‘ganso agachado’) não é animal de temer muito, porque no limite as suas bicadas não passam disso mesmo, apenas bicadas – e que só atingem quem valoriza o dito ‘dunshee’. De resto, embora estes animais tenham um tipo de corpo semelhante a outras raças, os padrões de raça, conforme definidos no ‘Padrão de Perfeição’ da American Poultry Association (http://amerpoultryassn.com) e outras fontes, exigem uma ave mais magra e alta.


Na versão selvagem, ainda não domesticado, este animal alimenta-se arrancando ervas e brotos do solo; às vezes escava grotescamente procurando raízes – mas há quem diga que em muitas ocasiões lhe faltam as ‘raízes’ e é um animal meio bronco, que se encontra em regiões úmidas, por vezes pantanosas (https://pt.wikipedia.org).

Quer dizer, o ‘ganso agachado’ é animal manso de estimação oriundo de zonas pantanosas e em busca de raízes, serve de sinaleiro para dar bicadas nos estranhos ao seu dono e como beleza parece que o que lhe falta em altura sobra em gordura, não tendo a gracilidade dos padrões de raça definidos pela mencionada associação americana.

Em suma, aconselha-se outros animais de estimação e de guarda, mais belos e mais eficazes, que não precisem de andar em busca de raízes nem apreciem regiões pantanosas e que até possamos levar para dentro de casa.

Um cachorro é muito mais belo, eficaz e, sobretudo, sabe ser mascote de quem se elevou ao ponto mais Glorioso de uma saga centenária.

Ah, sim, ‘dunshee’ também pode ser sobrenome de certos indivíduos do gênero humano.

2 comentários:

Jacob disse...

Que bela resenha Ruy. Nada a acrescentar. Ganso ou galinha, no caso, dá no mesmo.
Abs Jacob

leymir disse...

Perfeito!

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...