quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Botafogo e Netos - Momentos Mágicos

Museu das Locomotivas.
Adora brincar com o boneco do Botafogo.
Museu do Ar.

8 comentários:

Sergio disse...

Que beleza Ruy,
Belas viagens, belas histórias e belíssimos netinhos!
Uma das suas histórias que me chamou a atenção foi a do Camilo Castelo Branco,. Explico: fui criado em parte por minha tia cujo marido que era um apaixonado por livros, tinha uma biblioteca com mais de 10.000 volumes e Natura a coleção completa dos grandes escritores portugueses ( meu tio era descendente de portugueses) e naturalmente Camilo Castelo Branco e se não me falha havia a trilogia do amor: Amor de Perdição, Amor de Salvação e o terceiro cujo nome não me lembro, se não estou enganado. Confesso que sempre fui fã do grande Eça de Queiroz, li todos os seus livros, mas Camilo sempre tive uma certa dificuldade com sua escrita, talvez pela pouca idade.
Porém, fiquei fascinado com a história de amor dele, então pretendo reler Amor de Perdição para ver se agora consigo melhorar o meu entendimento sobre o romance.
Até hoje sinto saudades da casa de meus tios onde passei grande parte da minha infância e grande parte da vida adulta naquela casa que ficava na segunda rua do belo bairro do Jardim Botânico, e a biblioteca me fascinava. Bons tempos, inclusive em relação ao nosso Botafogo e seus times inesquecíveis. ABS e SB!

Ruy Moura disse...

Sergio, não conheço essa trilogia, mas apenas Amor de Perdição e Amor de Salvação. Fui rever a bibliografia dele e também não encontrei essa terceira obra. Talvez o Sergio se refira a alguma obra que encaixe com as outras duas.

O Camilo, apesar de ser um grande escritor português e europeu à época, intelectualmente não tinha o nível de Eça de Queiroz, que se inspirava muito no naturalismo e na escola de Émile Zola (um dos autores de quem li todos os livros) e a sua obra era menos complexa. Talvez a sua dificuldade em lê-lo se relacione ao vocabulário riquíssimo usado por Camilo nos seus livros. Na verdade, Camilo foi o autor com o maior e mais complexo vocabulário de sempre na literatura portuguesa, e como o Sergio era jovem, provavelmente foi-lhe mais difícil ler livros tão rebuscados no seu vocabulário. Creio que hoje não teria essa dificuldade.

Desses bons tempos ficaram em mim sobretudo: (1) a paixão pelo Botafogo; (2) a paixão por cavalos (eu era fã do Antônio Ricardo, jóquei fabuloso, pai do Jorge Ricardo, botafoguense e recordista mundial absoluto de turfe com mais de 13 mil vitórias e ainda no ativo); (3) o sótão do meu avô cheio de jornais e revistas que acabaram por me encaminhar para a poesia e a literatura; (4) a música de grandes autores brasileiros. Mas também Jorge Amado, Manuel Bandeira, Mário Quintana... Um tempo de juventude para sempre inesquecível enquanto viver.

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Como eu disse, tinha dúvidas se seria uma trilogia, mas com sua ajuda sei que não há um terceiro livro. Até nos meus devaneios achei que tivesse um "Amor de redenção".
Tens razão, a linguagem do Camilo Castelo Branco na época jovem me pareceu muito complexa.
Também gosto muito do Zola. ABS e SB!

Anónimo disse...

Sim, Ruy, momentos mágicos sem duvida nenhuma. Alguém já disse e , se não me engano foi Raquel de Queiroz, que netos são heranças que caem nos nossos colos para talvez - quem sabe ? - compensar possíveis perdas que sofremos ao longo do tempo...
Emociona - me te ver cercado de netos , pois quando te conheci em 2016 , ainda não eras avô. Logo, chegou Lucas e foste pra Londres conhecer teu primeiro neto.Quanta emoção!
Xavier demorou um pouquinho mais e Benjamim, acaba de chegar...
Felicidade em dose tripla!
As fotos estão aí, revelando momentos que ficarão pra sempre no teu coração e no coração de cada um deles.
Parabéns, meu querido!Fico muito feliz por ti.🥰

Ruy Moura disse...

Ah... sim, Sergio, existe um livro chamado Amor de Redenção mas não +e da autoria do Camilo. Sim, o vocabulário dele é sensacional, verdadeira pérola da literatura portuguesa, tão brilhante que torna o texto muito elaborado.Mas é um verdadeiro hino à língua portuguesa, uma das mais ricas do mundo, ao contrário do simplório inglês que hoje se disseminou pelo mundo com um vocabulário muito pobre.

Também li quase tudo de Gorki, Tolstoi, Dostoiévski, Steinbeck, etc. Tal como o Sergio, nunca estive só. A literatura, e também a poesia, sempre me guiaram. Levaram-me até às Estrelas e deve ter sido lá que fui eleito pela... Estrela Solitária! (rsrsrs).

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Belíssimas palavras, Lúcia!
Agora só falta a última dose, a quádrupla, para fechar a 'fábrica'! Creio que não faltará muito...
Beijos, beijos, beijos!!!

Anónimo disse...

Que o QUARTETO MARAVILHOSO se faça o mais breve possível!
Beijos , meu gajo querido!

Ruy Moura disse...

Assim espero e desejo!
Beijocas deLUCIOSAS!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...