terça-feira, 13 de setembro de 2022

Loco Abreu imortalizado na Calçada da Fama do Maracanã – um futebolista muito original

Crédito: Vitor Silva / Botafogo

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

«A Calçada da Fama do Estádio do Maracanã é uma área reservada para homenagear grandes futebolistas mundiais. […] Cada um dos homenageados é convidado a colocar os seus pés (ou mãos, no caso dos goleiros) em um molde de gesso, encravadas em peças de granito verde e mármore branco. Os desenhos feitos pela junção das peças de granito fazem referência às bolas de futebol (a placa de identificação com o nome do atleta tem o formato de uma bola ficando sugestivamente entre os pés do jogador).» – Wikipédia.

Loco Abreu foi homenageado no dia 12 de setembro de 2022, na Tribuna de Honra do Maracanã, estádio onde se consagrou campeão carioca de 2010 convertendo um pênalti através da sua célebre ‘cavadinha’.

Além da sua imortalização na Calçada da Fama do Maracanã, outros 28 atletas (cerca de 30%) que integraram as fileiras do Botafogo de Futebol e Regatas fazem parte de um grupo de 98 brasileiros alvo da mesma homenagem: Amarildo, Bebeto, Brito, Carlos Alberto Torres, Cláudio Adão, Cláudio Coutinho, Danilo Alvim, Dequinha, Didi, Edmundo, Garrincha, Gerson, Jairzinho, Joel Martins, Luisinho Lemos, Manga, Marinho, Marinho Chagas, Mendonça, Nilton Santos, Pampolini, Paulo César Caju, Quarentinha, Reinaldo, Renato Gaúcho, Roberto Miranda, Sebastião Leônidas e Zagallo.

«É um dia especial. Estar aqui no Maracanã, para nós uruguaios, para nós botafoguenses… […] é muita coisa linda. […] Eu não podia [faltar] a esse convite, a essa honra, ficar eternizado por um clube que está dentro do meu coração.» – Loco Abreu.

Notas: 1) Se, por lapso, faltar algum ex-futebolista Alvinegro na lista apresentada, agradece-se contributos dos leitores; 2) Na aba direita do Mundo Botafogo o leitor encontra a etiqueta ‘Memorial El Loco’ com 73 publicações sobre Loco Abreu; 3) De entre essas publicações sugerimos para releitura clicar em Já que estamos no baile, o melhor é bailar

6 comentários:

Anónimo disse...

Dois potiguares na lista: Dequinha e Marinho Chagas.

Sergio disse...

Gosto muito do Loco Abreu, lavou a nossa alma em 2010 depois de roubos sucessivos. Merecida homenagem. ABS e SB!

Ruy Moura disse...

Marinho Chagas foi um dos grandes 'monstros' do futebol botafoguense, mas do Dequinha não me lembro. Esteve pouco tempo.
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Sergio, não tenho dúvida nenhuma que o Jefferson foi o maior craque do Botafogo no século XX, mas o meu ídolo é, de longe, Loco Abreu. Pela cavadinha, pelos muitos gols, pelo arraso constante aos jornalistas, pela ironia, pela sua versatilidade, pelo amor quase brasileiro ao Botafogo.
Abraços Gloriosos.

jornal da grande natal disse...

Ao que me consta ele atuou 11 jogos pelo aspirantes em 1961 e depois saiu para o campo Grande (1962). Estou fazendo a biografia dele a pedido de um editor de livros.

Ruy Moura disse...

Muito bem, Vanilson!
Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...