domingo, 18 de dezembro de 2022

Botafogo em Viena: magia brasileira impulsiona o futebol austríaco

 

[Nota preliminar: o texto reproduz rigorosamente a ortografia da publicação original]

Gentileza de ANGELO ANTONIO SERAPHINI | Colaborador do Mundo Botafogo

O Botafogo, que empatou ontem com scratch da Áustria, por 2x2, obteve 9 mil dólares pelo jôgo, além do pagamento de suas despêsas.

Mais de 60 mil vienenses assistiram ao jôgo, aplaudindo os brasileiros – que realizaram uma grande exibição.

Grande Equipe

O técnico Karl Decker, da seleção austríaca, disse:

“O Botafogo foi a maior equipe sul-americana que já pisou gramados de Viena.”

Os jornais austríacos de hoje dedicam grandes elogios aos brasileiros: Garrincha – Didi – Nilton Santos – Quarentinha, são alvos de comentários especiais.

O jogador Koller, do conjunto austríaco, disse:

“O Botafogo é equipe de categoria mundial, embora, talvez, não tão boa quanto o antigo Honved, com Kocsis e Puskas.”

Viena jamais viu um jogador como Garrincha

VIENA, 4 – (EP) – O encontro amistoso de ontem, entre equipe brasileira de Botafogo e a seleção nacional austríaca desperta o entusiasmo de todos os jornais vienenses.

“O Botafogo deu uma lição de técnica e de tática – escreve o independente “Die Press”, enquanto que o jornal oficial “Wiener Zeitung” diz qu “o Botafogo deu um novo impulso ao football austríaco”.

Explicando o empate de 2-2 entre a excelente equipe brasileira e a seleção nacional, o jornal “Das Kleine Voksblatt” escreve que “os brasileiros fizeram passes de mágica, mas não lutaram. Os austríacos também sabem impulsionar a pelota”.

O socialista “Arbeiter Zeitung” estima que “os brasileiros fizeram ver os limites dos conhecimentos do football austríaco”.

 O “Osterrichische Neue Tageszeitung”, finalmente, tira a lição do jôgo: – “Didi e consortes mostraram como se faz um football eficaz: muito movimentado, um gasto de forças limitado, por pequenos jogos mesquinhos”.

Uma homenagem pessoal é prestada pelos jornais a Garrincha. “Viena jamais viu um extrema como êle” – escreve o “Die Press”.

Fonte: Boletim Oficial do Botafogo de Futebol e Regatas, 1959.

4 comentários:

Sergio disse...

Realmente o Botafogo é grande demais. A história escrita pelo Glorioso Botafogo não pode ser apagada pelas administrações que destroçaram o clube por quase 5 décadas.
Amigo Ruy, não sei se você viu um canal do YouTube com imagens do Botafogo 4X1 Bayern em 1961. Por via das dúvidas compartilhei com você via e-mail. ABS e SB!

Ruy Moura disse...

O que o Botafogo e o Santos foram para o deslumbramento do mundo até ao início da década de 1970, dificilmente algum clube sul-americano se possa algum dia equiparar.

Creio que não conheço esse vídeo. Pelo menos não me lembro. Vou vê-lo. Obrigadão mais uma vez, Sergio!

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=UJnPspV1qi4

Ruy Moura disse...

Muito Bom! Obrigado!
Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...