terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Sinval, o Artilheiro da Paz

Sinval comemorando o 2º gol da final da Copa Conmebol que permitiria ao Botafogo conquistar a competição nos pênaltis. Crédito: Júlio César Guimarães.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Sinval Ferreira da Silva nasceu no dia 8 de maio de 1971, em Andradina (SP), foi atacante, mede 1,76m de altura e pesava 75 kg (em 1993).

Sinval foi revelado pela Portuguesa de Desportos (1989-1992), tendo-se sagrado campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1991, marcando 12 gols e estabelecendo a artilharia recorde numa única edição. Da Portuguesa Sinval ainda guarda grandes recordações dentro e fora do gramado, porque além de ter sido o seu 1º clube onde conquistou, também, o seu 1º título, foi na piscina do Canindé que o atleta conheceu a sua esposa, em 1990, e da qual nunca mais se separou.

Ainda em 1992 Sinval mudou de clube, por empréstimo, e foi atleta do Paysandu (1992), conquistando o Campeonato Estadual Paraense. Posteriormente, ainda por empréstimo, rumou ao Novorizontino (1993) onde foi vice-artilheiro do Paulistão com 18 gols e, finalmente, ao Botafogo de Futebol e Regatas (1993).

Sinval estreou pelo Botafogo no dia 13 de agosto de 1993, na vitória por 3x1 sobre o Bragantino, em jogo válido para a Copa Conmebol, com gols do próprio Sinval (2) e de Marcelo Carioca. O Glorioso formou com Carlão; Perivaldo, André Santos, Rogério Pinheiro e André Duarte; Nélson, Suélio, Rogerinho e Marcelo Carioca; Marcos Paulo e Sinval.

Equipa comemorando a conquista da Conmebol nos pênaltis por 7x6. Crédito: Internet/Reprodução.

Foi durante a estadia no Botafogo, e em especial na Copa Conmebol de 1993, que Sinval conheceu finalmente a ribalta ao tornar-se artilheiro da respetiva competição, a única em que o Glorioso conquistou um título internacional oficial, tendo Sinval marcado 8 gols decisivos para a histórica conquista.

Carlos Alberto Torres dera-lhe a titularidade e comentou mais tarde que “ele sabe tocar a bola, não é apenas um atacante oportunista”. Sinval retribuiu com gols decisivos e comentou que “o Carlos Alberto me ensinou a não desistir nunca”.

A conquista continental ocorreu no dia 30 de setembro de 1993, no Estádio do Maracanã, perante 45.000 espectadores, no empate por 2x2 com o Peñarol, gols de Eliel e Sinval, com decisão nos pênaltis favorável ao Botafogo por 3x1. A equipe formou com William Bacana; Perivaldo, André Santos, Cláudio Henrique e Clei; Nélson, Suélio e Marcelo Costa; Aléssio, Sinval e Eliel.

Nesta breve passagem por General Severiano, Sinval participou em 21 jogos e assinalou 10 gols, obtendo um rácio de quase 1 gol por cada dois jogos (0,94), antes de regressar à Portuguesa (1994).

Porém, com o rendimento conseguido na Copa Conmebol, o atleta não permaneceu na Portuguesa, tendo sido contratado pelo clube suíço Lugano (1994-1997), no qual disputou 63 partidas e marcou 18 gols.

Equipe campeã da Conmebol. Crédito: Internet/Reprodução.

Então, regressou ao Botafogo (1997) que, nessa temporada, foi disputar o Festival Brasileiro de Futebol – torneio amistoso – e chegou à final contra o Coritiba. A partida terminou empatada em 3x3, com dois gols de Jorge Luiz e um de Sinval, que jogou muito bem. O Coritiba venceu na decisão por pênaltis e gostou tanto da atuação de Sinval pelo Botafogo que acabou por contratá-lo, e esse foi o último jogo do atleta pelo Glorioso, que alinhou com Alex; França, Jorge Luiz, Marcelo Augusto e Jefferson; Marcelinho Paulista, Pingo, Aílton e Bentinho; Tico Mineiro e Sinval.

Sinval jogou mais 22 partidas e marcou mais 8 gols pelo Botafogo.

No Coritiba (1998) o atleta foi carimbado pela torcida Coxa Branca com o apelido sui generis de ‘Artilheiro da Paz’, porque comemorava cada um dos seus gols fazendo o gesto da pomba da paz com as mãos.

Porém, tal como passado, Sinval não se fixou em nenhuma equipe e acelerou as suas transferências de clube para clube, tendo mudado de equipe por 30 vezes ao longo da carreira. Após representar o Coritiba, Sinval seguiu para o Internacional de Limeira (1999), regressou ao Coritiba (1999) para ser campeão estadual paranaense e, posteriormente, mudou de clube mais do que uma vez por ano – Santa Cruz (2000), Vitória (2000), São Caetano (2001), Fortaleza (2001), Guarani (2001), Portuguesa (2002), Fortaleza (2002), América Mineiro (2002), Brasiliense (2003), Marília (2003), Paraná (2004), Canoas (2004), Boavista (2004), Portuguesa Santista (2005), Noroeste (2005), Boa Esporte (2005), Cianorte (2006), Bangu (2006), Madureira (2006), Rioverdense (2007) e finalizou a carreira no Grêmio Barueri (2007).

Sinval comemorando no Estádio Olímpico Nilton Santos os 25 anos da conquista da Copa Conmebol. Crédito: Vitor Silva / Botafogo.

Estranhamente, tendo em consideração que muitos jogadores de futebol esbanjam os seus rendimentos, o ‘Artilheiro da Paz’ era considerado ‘pão-duro’ e, apesar das sucessivas mudanças de clube e dos apelos externos para esbanjar, foi capaz de melhorar significativamente a vida da família e preparar um plano para o futuro, tendo em 2000 adquirido um motel em Andradina – sua cidade natal – e posteriormente mais dois, que permitem sustentar confortavelmente a família.

Em entrevista bem-humorada, Sinval conta que “A melhor coisa desse ramo é que você não precisa ir atrás do cliente, ele vem. Motel não tem crise, e às vezes não tem lugar pro cliente entrar”. Porém, também se defronta com alguns entreveros: “O lado ruim são algumas coisas de madrugada. É cara bêbado, mulher que pega o marido lá dentro, homem que flagra a mulher. Mas isso vamos nos habituando com o tempo”. E com a sua boa disposição para a vida tem feito uma aposentadoria feliz.

Fontes: https://coxanautas.com.br; https://pt.wikipedia.org; https://terceirotempo.uol.com.br; http://www.espn.com.br; https://www.vice.com; Placar Magazine, nº 1090, Janeiro 1994.

Ficha Histórica de Atleta: Aida dos Santos

 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Botafogo conquista regata de principiantes


por ANGELO ANTONIO SERAPHINI (Acervo) | Colaborador do Mundo Botafogo

 

O Botafogo conquistou a 2ª Regata de Remo de principiantes, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a 3 de junho de 1962, com os seguintes resultados:

 

1º Páreo – Campeonato de Principiantes – Yoles Franches a quatro – 1.000m

— 2º "Antares", com Sérgio Jorge Cardoso (patrão), Antônio Roque dos Santos, Luiz Milheiros Antunes da Silva, Wilson Reeberg e Airton Philipi, em 3’49”

 

2º Páreo – Clássica Comandante Irineu Ramos Gomes – Estreantes – Yoles Franches a oito – 1.000m

— 6º ''Procyon", com Manoel Terezo Novo (patrão), José Otávio de Saboia Ribeiro Júnior, Carlos Roberto Herrero Perez, Cassiano Pereira da Silva Filho, Marcos José Durães das Mercês, George Bertoldo Borinsk, José Carlos do Rêgo Macedo, Luiz Eduardo d'Alincourt Fonseca e Herberto João Gonçalves Tavares.

 

3º Páreo – Single Skiff – 1.000m

— 4º lugar "Castor", com Luiz Eduardo Pestana de Aguiar Silva

— 5º "Hidra'', com Sérvio Tulio Valadares

 

4º páreo – Campeonato de Principiantes – Double  Skiff – 1.000m

— 1º "Altair', com Edson Altivo Pereira e Daniel da Rocha Coutinho, em 3’38”

 

5º páreo – Juniors Out-riggers a quatro – 1.000m

— 1º ''Auriga', com Sérgio Jorge Cardoso (patrão), Jorge Luiz Herculano, Luiz Carlos de Lima, Waltinho José Afonso e Raul Levino de Medeiros Filho, em 3’28”5

— 2º Botafogo "B”, com Waldir Roma Ferreira (patrão), José Carlos Mastelo, Alderico da Silva Teodoro, Carlos Alfredo Guimarães da Vinha e Oswaldo Goeldner Moritz, em 3’39”5.

 

6º Páreo – HONRA – Estreantes – Yoles Franches a quatro – 1.000m

— 2º "Antares'', com Manoel Terezo Novo (patrão), Marcos José Durães das Mercês, Cassiano Pereiro da Silva Filho, José Otacílio de Saboia Ribeiro Júnior e Luiz Eduardo Pestana de Aguiar Silva, em 3’59”

 

7º Páreo – Clássica Pereira Passos – Novíssimos Double Skiff – 1.000m

— 1º "Altair", com Rômulo Sartori e Antônio Ferigoti, em 3’43”

— 5º "Tuban", com Edson Altino Pereira e Daniel da Rocha Coutinho

 

8º Páreo – Campeonato de Principiantes Yoles Franches a oito – 1.000m

— 1º lugar, "Procyon', com Manoel Terezo Novo (patrão), Antônio Gonçalves Okless, Alderico da Silva Teodoro, José Alvarez Fernandez, Wilson Reeberg, Paulo Sérgio da Fonseca Mirandola, Antônio Roque dos Santos, Airton Philipi e Domingos de Miranda, Maia, em 3’14”.

 

Classificação do Campeonato de Principiantes

— 1º lugar, BOTAFOGO, com 2 primeiros e 1 segundo

— 2º lugar, Vasco da Gama, 1 primeiro, 1 terceiro e 1 quinto

— 3º Flamengo, 1 segundo, 1 terceiro e 1 quinto

— 4º Boqueirão, Icaraí, S. Cristóvão, Guanabara e Natação, 1 segundo cada

 

Classificação Geral da Regata

— 1º lugar, BOTAFOGO, 74 pontos

— 2º Flamengo, 53

— 3º Vasco da Gama, 51

— 4º Icaraí, 28

— 5º São Cristóvão, 7

— 6º Boqueirão, 6

— 7º Guanabara, 3

— 8º Escola Naval, 2

— 9º Natação, 0

 

Contagem do Campeonato Carioca

— 1º lugar, BOTAFOGO, 140 pontos

— 2º Icarai, 105

— 3º Flamengo 98

— 4º Vasco da Gama, 80;

— 5º São Cristóvão, 15

— 6º Guanabara, 14

— 7º Escola Naval, 2

— 8º Natação, 1

— 9º Internacional e Gragoatá, 0


Fonte: Boletim Oficial do Botafogo de Futebol e Regatas nº 188, de julho de 1962.

Um neto de elevado bom gosto!

 

Este meu neto insiste muito seriamente no Glorioso Colorido Alvinegro.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Botafogo 0x1 Flamengo – as alterações do ‘clima’ chegaram ao Clube

A expressão de destempero de um lado; de autoritarismo abusivo do outro. Crédito: Divulgação.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Raras vezes se vê um show de horrores futebolísticos tão completo, que começou logo aos 30” de jogo quando o inenarrável Daniel Borges entregou a bola para trás a um jogador do Flamengo, que aproveitou o brinde e avançou, enquanto Carli vai, vai, vai e…não vai e o flamenguista fez um gol perfeito – desde a sua atenção na intercetação da bola até à conclusão no ângulo direito.

O gol que bastou para o Botafogo ser derrotado em menos de um minuto de jogo.

A seguir foi o show da horrível, autoritária e amadorística arbitragem, precipitada, sem coerência disciplinar e favorável ao Flamengo (que novidade…), coadjuvada pelo VAR que não tinha as linhas calibradas para avaliar corretamente os impedimentos. Além de supostos pênaltis a nosso favor não analisados pelo VAR.

Ainda houve um período razoável na primeira parte quando o Botafogo perdeu algumas hipóteses de gol e/ou de tornar as jogadas mais perigosas, mas Tiquinho Soares é apenas uma sombra do que foi e Lucas Piazon não dominava as boas bolas que recebia à frente, acabando por se chegar ao intervalo com a vantagem flamenguista.

E daí para afrente foi uma segunda parte sombria, realçando a inabilidade técnica de praticamente todos os jogadores e a incapacidade de se fazer chegar a bola ao fundo das redes.

E então aconteceu o pior num Botafogo ineficaz, destemperado, totalmente descontrolado e atirando a razão para as urtigas destrambelhando-se emocionalmente e acabando por somar às duas expulsões contra o Vasco da Gama (Adryelson e Rafael) mais três (Carli, Marçal e Tiquinho Soares).

Ah…mas eles são jovens e inexperientes… Não… jovens e menos experientes são os flamenguistas, que usaram melhor a razão em vez da emoção atabalhoada de ‘medalhões’ bem experientes.

Todos eles teoricamente experientes, tendo quatro deles 32 ou mais anos: Adryelson (24), Carli (36), Marçal (34), Rafael (32) e Tiquinho Soares (32).

Eis um bom exemplo de eu sempre defender o uso da razão sobre a emoção, quer no âmbito das 4 linhas, quer no âmbito da arquibancada: quem se emociona sem controlo e sem possuir suporte racional robustez para lidar com as adversidades acaba por chegar à depressão – uns na arquibancada por vezes dando-nos espetáculos grotescos, outros dentro de campo provocando confusões, expulsões e invasões.

E, neste caso, nem a polícia faltou à emoção destemperada, invadindo o campo extemporaneamente e ajudando aos horrores de fim de tarde. Com o mundo vendo.

O Botafogo deprimiu. Porquê? Mistério…

Certo é que devíamos estar a cumprir simplesmente a reta final da pré-temporada usando o campeonato carioca para o efeito e fazê-lo com serenidade, controlo emocional, afinação dos pormenores e preparação mental para enfrentar uma época difícil a todos os níveis – incluindo saber-se lidar com arbitragens que nos vão ser desonestamente desfavoráveis.

Eis novamente o apito exibicionista sem autoridade competencial e o brigão sem comportamento profissional.

Vindos de uma campanha em crescendo e que nos estava dando algum entusiasmo, e acreditando em reforços capazes, conseguiram tornar as tradições botafoguenses em comportamentos mais de tipo flamenguista do que outra coisa qualquer. Mas ontem, diga-se a verdade, apenas um componente do espetáculo se salvou: a serenidade dos jovens flamenguistas que, alheios ao destempero botafoguense, levaram a água ao seu moinho como se de futebolistas experientes se tratasse.

E aqui estamos, como sempre frente a nós mesmos, relembrando as palavras de Augusto Frederico Schmidt a Santiago Dantas proferidas há 7 longas décadas: “O Botafogo tem a vocação do erro.”

As contratações não chegam, a organização em campo foi subitamente abduzida e os titulares mais experientes decidem expulsar-se de campo sabe-se lá porquê, mas seguramente mostrando que a ideia de ‘família’ dentro de um plantel é uma invenção completamente imprópria quando o profissionalismo mostra que são os planos traçados que são importantes, embasados em metas e objetivos a alcançar, em treino e concentração, em compromisso e lealdade coletiva, em fúria de ganhar com a racionalidade de um comportamento adequado, da tática cumprida ao rigor, da apuração técnica em cada jogada.

Sempre fui contra essa ideia peregrina de ‘família’ num plantel de futebol. Que pressupõe um pater familia. Supostamente, no caso, Luís Castro.

Gosto de Castro como pessoa e tem uma carreira razoável no futebol, sobretudo feita de seriedade. Porém, Castro falhou as suas previsões recentes e perdeu claramente o comando quando cinco dos mais experientes jogadores da ‘família’ se comportaram como garotos irresponsáveis prejudicando claramente a equipe e desesperando os torcedores do Glorioso – como se não bastasse a FERJ contra nós, a CBF contra nós, as contratações que não ocorrem e a venda extemporânea de atletas promissores que tem acontecido.

Como se não bastasse isso tudo, perdemos a confiança no tal agregado de ‘família’ e na capacidade de Luís Castro em dominar efetivamente o plantel e, sobretudo, os mais experientes, que são obviamente os que podem ser os mais agregadores ou menos agregadores num plantel.

Castro, que durante a sua carreira geralmente nunca falava das arbitragens, tem razão quando dispara sobre o árbitro e sobre o comportamento policial? É claro que sim, tal como dirigentes e torcedores deviam há muito tempo se ter insurgido organizando ações contestatárias sérias e até mesmo jurídicas, mas está enfrentando agora a realidade do futebol brasileiro – como se pode ilustrar, a título de exemplo, quando num certo jogo Náutico x Botafogo fomos claramente prejudicados e a polícia chegou ao despautério de prender (!!!) o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, dentro do estádio!!!

Alguns jogadores podem ter razão em discutir com as arbitragens e tomar atitudes agressivas, Castro pode ter razão no que disse, mas isso não passa a borracha sobre duas coisas – os jogadores estão descontrolados e descontrolam o resto da equipe, Luís Castro está descontrolado e não domina o plantel.

Nem uma nem outra coisa pode acontecer.

Por tudo isto, 2023 afigura-se subitamente um ano sombrio com as dramáticas ‘alterações climáticas’ que invadiram o Botafogo.

Como nos podemos socorrer sabendo que John Textor, com a sua inatividade em robustecer seriamente a equipe, também contribui para inesperadas ‘alterações climáticas’?

Se os deuses existissem sempre poderíamos recorrer a Victória, deusa grega que personificava a desporto pela vitória, força e velocidade. Porém, perante tal impossibilidade, estamos entregues a nós mesmos, Torcedores. Que podemos realmente fazer por nós num mundo em que tanto se fala do empoderamento cidadão?...

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Matheus Gonçalves, aos 30”

» Competição: Campeonato Carioca (Taça Guanabara)

» Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

» Data: 25.02.2023

» Público: 21.374 espectadores

» Renda: 2.422.291,16

» Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ); Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ); VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo  Lucas Piazon, Joel Carli, Gabriel Pires, Marçal, Tchê Tchê, Tiquinho Soares e Victor Cuesta (Botafogo) e Everton Cebolinha, Erick Pulgar e Matheuzinho (Flamengo); cartão vermelho Joel Carli, Tiquinho Soares e Marçal (Botafogo)

» Botafogo: Lucas Perri; Daniel Borges (Matheus Nascimento), Joel Carli (Victor Cuesta), Luís Segovia e Marçal; Tchê Tchê, Patrick de Paula (Lucas Fernandes) e Gabriel Pires; Lucas Piazon (Carlos Alberto), Tiquinho Soares e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.

» Flamengo: Matheus Cunha, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton; Erick Pulgar (Everton Araújo), Igor Jesus (Lorrant) e Matheus Gonçalves (Matheus França); Marinho (André), Matheusão e Everton Cebolinha. Técnico: Rui Quinta.

O mais lindo estádio brasileiro da 1ª metade do século XX


sábado, 25 de fevereiro de 2023

Retrospecto Botafogo x Flamengo (2007-2022)

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Desde a criação do Mundo Botafogo (2007-2022) o nosso Glorioso defrontou o Flamengo em 64 partidas, obtendo 12 vitórias, 26 empates e 26 derrotas, com saldo de gols desfavorável em 64-86.

1º JOGO

Botafogo 1x0 Flamengo

» Gols: Mimi, aos 26’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 13.05.1913

» Local: Estádio de General Severiano (inauguração), no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Álvaro Werneck; Pino, Edgard Dutra, Edgard Pullen e Juca Couto; Rolando de Lamare, Mimi Sodré e Abelardo de Lamare; Villaça, Lauro Sodré e Facchine.

ÚLTIMO JOGO

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Vidal, aos 57’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 28.08.2022

» Botafogo: Gatito Fernández; Saravia; Adryelson (Kanu), Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Eduardo (Gabriel Pires) e Lucas Fernandes (Piazon); Jeffinho, Victor Sá (Luís Henrique) e Júnior Santos. Técnico: Luís Castro.

Notas: 1. Desde 2007 o Flamengo foi o adversário que o Botafogo enfrentou mais vezes; 2. Foi também o adversário que o árbitro favoreceu mais vezes do que as demais equipes juntas no período apresentado.

TODOS OS JOGOS (2007-2022)

Botafogo 3x3 Flamengo

» Gols: Jorge Henrique, aos 45', Dodô, aos 48', e Joílson, aos 79’ (Botafogo); Obina, aos 21', Ronaldo Angelim, aos 76’, e Roni, aos 83’ Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 11.02.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Max, Joílson, Juninho, Asprilla e Iran (Ricardinho); Leandro Guerreiro (Juca), Diguinho (André Lima), Túlio e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô. Técnico: Cuca.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Dodô, aos 32', e Lúcio Flávio, aos 41' (Botafogo); Renato, aos 17’ (pen.), e Souza, aos 33' (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca (decisão)

» Data: 29.04.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Júlio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida (Vagner); Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio (Max) e Zé Roberto; Jorge Henrique (Diguinho) e Dodô. Técnico: Cuca.

Botafogo 2x2 Flamengo [2x4 pen.]

» Gols: Juninho, aos 57', e Dodô, aos 60' (Botafogo); Souza, aos 52', e Renato Augusto, aos 74' (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca (decisão)

» Data: 06.05.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Max, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Roberto (André Lima); Jorge Henrique e Dodô. Técnico: Cuca.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Lúcio Flávio, aos 17’, e Dodô, aos 44’ (Botafogo); Leonardo, aos 40’, e Paulo Sérgio, aos 76’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 27.05.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Júlio César; Diguinho (Juca), Renato Silva, e Alex (Asprilla); Joilson (Adriano Felício), Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, Zé Roberto e Jorge Henrique; André Lima e Dodô. Técnico: Cuca.

Botafogo 1x1 Flamengo

» Gols: Jorge Henrique, aos 58’ (Botafogo); Juan, aos 34’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 29.08.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Max; Alessandro (Reinaldo), Renato Silva, Juninho e Joilson (Adriano Felício) (Edson Júnior); Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô. Técnico: Cuca.

Botafogo 1x2 Flamengo

» Gols: Wellington Paulista, aos 27’ (Botafogo); Ibson, aos 62’, e Tardelli, 90+1’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 24.02.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo, Renato Silva, Ferrero, Eduardo (Edson), Alessandro (Fábio), Diguinho, Túlio, A. Felício (Jorge Henrique), Lúcio Flávio, Zé Carlos, Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

Botafogo 3x2 Flamengo

» Gols: Wellington Paulista, aos 22’, Zé Carlos, aos 45+1’, e Jorge Henrique, aos 52’ (Botafogo); Léo Moura, aos 39’, e Thiago Salles, aos 79’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 16.03.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo: Castillo, Alessandro, Renato Silva, André Luís, Triguinho (Adriano Felício), Túlio (Eduardo), Diguinho, Lúcio Flávio, Zé Carlos (Wellington Júnior), Jorge Henrique, Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

Botafogo 3x0 Flamengo

» Gols: Wellington Paulista, aos 39’, Alessandro, aos 60’, e Lúcio Flávio, aos 73’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 13.04.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo, Alessandro (Túlio Souza), Renato Silva, André Luís e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio (Fábio) e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Leandro Guerreiro). Técnico: Cuca.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gol: Obina, aos 80’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 27.04.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Renato Silva, André Luís, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Eduardo), Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio, Zé Carlos (Édson), Fábio (Adriano Felício), Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

Botafogo 1x3 Flamengo

» Gols: Lúcio Flávio, aos 22’ (Botafogo); Obina, aos 48’ e 90+1’, Tardelli, aos 81’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 04.05.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Alessandro, Renato Silva, André Luís, Zé Carlos (Fábio), Leandro Guerreiro, Túlio (Edson), Diguinho (Adriano Felício), Lúcio Flávio, Jorge Henrique, Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

Botafogo 0x0 Flamengo

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 27.07.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Castillo, Alessandro, Renato Silva, André Luís e Triguinho; Túlio (Gil), Diguinho, Zé Carlos (Lúcio Flávio) e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Kleberson, aos 83’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 09.11.2008

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Thiaguinho (Fábio), Renato Silva, André Luís e Triguinho; Leandro Guerreiro (Lucas Silva), Túlio, Diguinho (Eduardo), Lúcio Flávio e Carlos Alberto; Jorge Henrique. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 1x1 Flamengo

» Gols: Batista, aos 17’ (Botafogo); Josiel, aos 90+1’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 15.02.2009

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan; Wellington, Leandro Guerreiro e Fahel; Alessandro, Batista, Túlio Souza (Jougle), Lucas Silva e Thiaguinho (Alex); Reinaldo e Diego (Wellington Júnior). Técnico: Ney Franco.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gol: Emerson, aos 62’ (contra)

» Competição: Campeonato Carioca (decisão da Taça Rio)

» Data: 19.04.2009

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Emerson (Túlio Souza), Juninho e Leandro Guerreiro, Alessandro, Fahel (Renato), Léo Silva (Gabriel), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Juninho, aos 37’, e Reinaldo, aos 43’ (Botafogo); Juan, aos 20’, e Willians, aos 39’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca (decisão)

» Data: 26.04.2009

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Reinaldo) e Eduardo (Gabriel); Reinaldo (Jean Carioca) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Juninho, aos 61’, e Túlio Souza, aos 64’ (Botafogo); Kleberson, aos 20’ e 38’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca (decisão)

» Data: 03.05.2009

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson (Jean Carioca); Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza (Rodrigo Dantas), Eduardo e Thiaguinho (Gabriel); Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Alessandro, aos 35', e Renato, aos 71' (Botafogo); Adriano, aos 40', e Emerson, aos 88’ (Flamengo)

» Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 19.07.2009

» Botafogo: Castillo, Emerson (Renato), Juninho e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro, Thiaguinho (Wellington) (Reinaldo), Lúcio Flávio e Batista; André Lima e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gol: Adriano, aos 31’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 25.10.2009

» Botafogo: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego (Jônatas); Leandro Guerreiro, Batista (Victor Simões), Lúcio Flávio e Reinaldo (Renato); Jobson e André Lima. Técnico: Estevam Soares.

Botafogo 2x1 Flamengo

» Gols: Marcelo Cordeiro, aos 33’, e Caio, aos 82’ (Botafogo); Vinícius Pacheco, aos 24’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 17.02.2010

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel (Wellington) e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lúcio Flávio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Renato) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Herrera, aos 16’ e 55’ (Botafogo); Adriano, aos 20' e 90’+3 (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 21.03.2010

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Danny Morais e Fahel (Eduardo); Somália (Fábio Ferreira), Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lúcio Flávio (Edno) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 2x1 Flamengo

» Gols: Herrera, aos 22' (pen.) e Loco Abreu, aos 71´ (pen.) (Botafogo); Vagner Love, aos 44' (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca (decisão da Taça Rio)

» Data: 18.04.2010

» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Caio), Renato (Edno) e Somália; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Notas: 1. Botafogo, campeão da Taça Rio e Campeão Carioca; 2. Loco Abreu marcou o gol da vitória através de um pênalti de ‘cavadinha’; Jefferson defendeu um pênalti cobrado por Adriano na fase final da partida.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gol: Paulo Sérgio, aos 68'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 14.07.2010

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lúcio Flávio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio (Jobson). Técnico: Joel Santana.

Botafogo 1x1 Flamengo

» Gols: Lúcio Flávio, aos 35’ (Botafogo); Léo Moura, aos 75’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 02.10.2010

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Danny Morais, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira (Márcio Rozário); Alessandro, Somália, Túlio Souza (Caio), Lúcio Flávio e Marcelo Cordeiro; Loco Abreu e Edno. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 1x1 Flamengo [1x3 pen.]

» Gols: Loco Abreu, aos 48’ (Botafogo); Ronaldo Angelim, aos 14’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca (semifinal da Taça Guanabara)

» Data: 20.02.2011

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Rodrigo Mancha, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Arévalo (Araruama), Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo (Everton); Herrera (Caio) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Botafogo 0x2 Flamengo

» Gols: Thiago Neves, aos 35’ e 88’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 10.04.2011

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Alessandro, João Filipe, Antônio Carlos e Somália (Guilherme); Marcelo Mattos, Arévalo, Bruno Tiago (Lucas) e Everton (Caio); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.

Botafogo 0x0 Flamengo

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 19.06.2011

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Alessandro, Antonio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês (Lucas); Marcelo Mattos, Lucas Zen (Bruno Tiago), Everton, Elkeson (Alex) e Maicosuel; Herrera. Técnico: Caio Júnior.

Botafogo 1x1 Flamengo

» Gols: Loco Abreu, aos 25’ (Botafogo); Jael, aos 4’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)

» Data: 18.09.2011

» Botafogo: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Lucas Zen) e Maicosuel (Cidinho); Herrera (Everton) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.

Botafogo 0x0 Flamengo

» Gols: -

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 05.02.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Lucas Zen) (Caio), Renato, Elkeson (Herrera), Andrézinho e Maicosuel; Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x0 Flamengo

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 26.08.2012

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Brinner (Dória), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Lodeiro, Andrézinho (Cidinho) e Seedorf; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Sassá, aos 5', e Vítor Júnior, aos 48’ (Botafogo); Nixon, aos 32', e Vagner Love, aos 55’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 01.12.2012

» Botafogo: Renan; Lennon (Cidinho), Brinner, Fábio Ferreira e Lima; Jadson, Gabriel (Renato), Fellype Gabriel, Seedorf (Vítor Júnior) e Lodeiro; Sassá. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Hernane, aos 3'

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 17.02.2013

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos, Márcio Azevedo; Júlio César, Fellype Gabriel (Jadson), Lodeiro, Seedorf; Vitinho (Cidinho) e Bruno Mendes (Sassá). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 2x0 Flamengo

» Gols: Júlio César, aos 1', e Vitinho, aos 90+3'

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 03.03.2013

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César (André Bahia, 73'); Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Lodeiro (Vitinho, 74'), Seedorf e Andrézinho (Gabriel, 84'); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x1 Flamengo

» Gols: Rafael Marques, aos 21' (Botafogo); Elias, aos 90’+3 (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 28.07.2013

» Botafogo: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel (Antônio Carlos), Lodeiro (Lima); Vitinho (Renato) e Seedorf; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 1x1 Flamengo

» Gols: Edilson, aos 57’ (Botafogo); André Santos, aos 12' (Flamengo)

» Competição: Copa do Brasil

» Data: 26.09.2013

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Edilson, Dankler (Lucas Zen), Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Hyuri (Octávio), Seedorf e Lodeiro (Alex); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 2x1 Flamengo

» Gols: Gegê, aos 41’, e Rafael Marques, aos 62’ (Botafogo); Hernane, aos 12’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 13.10.2013

» Botafogo: Renan; Edilson, Bolívar, Dória e Júlio Cesar; Marcelo Mattos e Renato; Gegê (Dedé), Seedorf e Rafael Marques; Alex (Henrique e depois Hyuri). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x4 Flamengo

» Gols: Hernane, aos 20', 33' e 57’, e Léo Moura, aos 71'

» Competição: Copa do Brasil

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 23.10.2013

» Botafogo: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos (Sassá), Renato (Lucas Zen), Gegê, Lodeiro e Seedorf (Dankler); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x2 Flamengo

» Gols: Gabriel, aos 11', e Léo, aos 90’+1 (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 09.03.2014

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Helton Leite, Lucas, Dankler, André Bahia e Júnior César; Bolatti, Airton, Renato (Fabiano), Daniel (Gegê) e Pablo Zeballos; Henrique (Yguinho). Técnico: Eduardo Húngaro.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Alecsandro, aos 32’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 27.07.2014

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César; Airton, Gabriel, Bolatti (Zeballos), Carlos Alberto, Zeballos, Yuri Mamute (Daniel) e Emerson Sheik. Técnico: Vágner Mancini.

Botafogo 2x1 Flamengo

» Gols: Rogério, aos 33‘, e Wallyson, aos 66’ (Botafogo); Eduardo da Silva, aos 29’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 25.10.2014

» Local: Arena Amazônia, em Manaus (AM)

» Botafogo: Jefferson; Régis Souza, Rodrigo Souto, André Bahia e Júnior César; Andréazzi (Dankler), Gabriel, Bolatti e Carlos Alberto (Luiz Ramírez); Rogério (Jobson) e Wallyson. Técnico: Vagner Mancini.

Botafogo 1x0 Flamengo

» Gol: Thomas, aos 82’

» Competição: Campeonato carioca

» Data: 01.03.2015

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Roger Carvalho (Diego Giaretta) e Carleto; Marcelo Mattos, William Arão, Thomas e Diego Jardel (Sassá); Jobson (Gegê) e Bill; Técnico René Simões.

Botafogo 2x2 Flamengo

» Gols: Carli, aos 13', e Rodrigo Lindoso, aos 55' (Botafogo); Alan Patrick, aos 30', e Marcelo Cirino, aos 80' (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 02.04.2016

» Local: Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Luís Ricardo, Carli, Renan Fonseca e Diogo Barbosa; Airton (Fernandes), Bruno Silva e Rodrigo Lindoso; Salgueiro (Neilton) e Gegê; Ribamar (Luís Henrique). Técnico: Ricardo Gomes.

Botafogo 3x3 Flamengo

» Gols: Diogo Barbosa, aos 33’, Neilton, aos 79’, e Salgueiro, aos 82’ (Botafogo); Everton, aos 23’, Jorge, aos 56’, e Guerrero, aos 67’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 16.07.2016

» Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Sidão; Luís Ricardo, Emerson Santos, Renan Fonseca e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva (Salgueiro), Rodrigo Lindoso e Camilo; Rodrigo Pimpão (Neilton) e Sassá (Canales). Técnico: Ricardo Gomes.

Botafogo 0x0 Flamengo

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 05.11.2016

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor Luís; Airton (Diogo Barbosa), Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Neilton (Sassá) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 1x2 Flamengo

» Gols: Roger, aos 39’ (Botafogo); Guerrero, aos 34’, e Everton, aos 65’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 12.02.2017

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Helton Leite, Marcinho, Igor Rabello, Renan Fonseca e Gilson; Matheus Fernandes, Dudu Cearense (Bruno Silva), Rodrigo Lindoso (Leandrinho) e João Paulo; Guilherme e Roger (Vinicius Tanque). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 1x2 Flamengo

» Gols: Sassá, aos 87´ (pen) (Botafogo); Guerrero, aos 49´ e 65´ (pen) (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 23.04.2017 

» Botafogo: Gatito, Fernandes, Emerson Santos, Carli e Victor Luís; Lindoso (Gilson), Dudu Cearense (Guilherme), João Paulo e Camilo; Pimpão e Roger (Sassá). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 0x0 Flamengo

» Gols: -

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 04.06.2017

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Botafogo: Gatito; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello, Victor Luís (Gilson); Airton (Dudu Cearense), Bruno Silva, Matheus Fernandez, João Paulo; Roger e Pimpão (Joel). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 0x0 Flamengo

» Gols: –

» Competição: Copa do Brasil

» Data: 16.08.2017

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Luís Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes (Gilson) e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger (Marcelo). Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Diego, aos 70'

» Competição: Copa do Brasil

» Data: 23.08.2017

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito, Luís Ricardo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso (GIlson), Matheus Fernandes (Leandrinho), Bruno Silva e João Paulo; Guilherme (Vinícius Tanque) e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 2x0 Flamengo

» Gols: Roger, aos 55’ e 68’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 10.09.2017

» Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luís; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandrinho (Dudu Cearense) e Valencia (Fernandes); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Botafogo 1x3 Flamengo

» Gols: Kieza, aos 68’ (Botafogo); Everton, aos 35’, Dourado, aos 48’, e Vinícius Jr., aos 90’+3 (Flamengo)

» Competição Campeonato Estadual (Taça Guanabara)

» Data: 10.02.2018

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Botafogo: Jéfferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Leonardo Valencia (Renatinho), João Paulo e Luiz Fernando; Rodrigo Pimpão (Ezequiel) e Brenner (Kieza). Técnico: Felipe Conceição

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Rhodolfo, aos 3’

» Competição: Campeonato Carioca (Taça Rio)

» Data: 03.03.2018

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo, Leonardo Valencia (Marcos Vinícius); Rodrigo Pimpão (Brenner), Kieza e Ezequiel (Leandro Carvalho). Técnico: Alberto Valentim.

Botafogo 1x0 Flamengo

» Gols: Luiz Fernando, aos 38’

» Competição: Campeonato Carioca (semifinal)

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 28.03.2018

» Botafogo: Jefferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Luiz Fernando, Leonardo Valencia (Rodrigo Pimpão) e Renatinho (Marcelo Benevenuto); Brenner (Pachu). Técnico: Alberto Valentim.

Botafogo 0x2 Flamengo

» Gols: Matheus Sávio, aos 6’, e Lucas Paquetá, aos 8’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 21.07.2018

» Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson (Saulo), Luís Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello, Moisés, Rodrigo Lindoso, M. Fernandes, Jean (Aguirre), Leo Valencia, Rodrigo Pimpão, Kieza (Luiz Fernando). Técnico: Marcos Paquetá.

Botafogo 2x1 Flamengo

» Gols: Erik, aos 18’, e Leo Valencia, aos 28’ (Botafogo); Vitinho, aos 48’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data:

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson (Moisés); Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Leonardo Valencia (Renatinho); Erik e Brenner (Kieza). Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo 1x2 Flamengo

» Gols: João Paulo, aos 24' (Botafogo); Bruno Henrique, aos 63’ e 70’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Estadual

» Data: 26.01.2019

» Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan (Lucas Barros); Jean (Rodrigo Pimpão), Alex Santana e João Paulo (Alan Santos); Luiz Fernando, Erik e Aguirre. Técnico: Zé Ricardo.

Botafogo 2x3 Flamengo

» Gols: Cícero, aos 13', e Diego Souza, aos 76' (Botafogo); Gerson, aos 34', Gabriel Barbosa, aos 53', e Bruno Henrique, aos 83' (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 28.07.2019

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Jonathan (Lucas Barros); Cícero, Alex Santana e João Paulo (Victor Rangle); Diego Souza, Luiz Fernando e Rodrigo Pimpão (Lucas Campos). Técnico: Eduardo Barroca.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Lincoln, aos 89'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 07.11.2019

» Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Fernando, Carli, Gabriel, Yuri; Cícero, João Paulo, Alex Santana (Jean) e Leo Valencia (Lucas Barros); Luiz Fernando e Igor Cássio (Victor Rangel). Técnico: Alberto Valentim.

Botafogo 0x3 Flamengo

» Gols: Everton Ribeiro, aos 58’, Gabigol, aos 68’, e Michael, aos 85’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 07.03.2020

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Joel Carli (Barrandeguy), Kanu e Danilo Barcelos; Caio AlexAndré (Gabriel Cortez), Alex Santana, Luiz Fernando (Cícero) e Bruno Nazário; Pedro Raul e Luís Henrique. Técnico: Paulo Autuori.

Botafogo 1x1 Flamengo

» Gols: Pedro Raul, aos 90+6’ (Botafogo); Gabigol, aos 55’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 23.08.20

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Kanu e Rafael Forster (Pedro Raul); Kevin (Barrandeguy), Caio AlexAndré (Danilo Barcelos), Keisuke Honda (Luiz Otávio), Bruno Nazário e Guilherme Santos; Luís Henrique e Matheus Babi (Rhuan). Técnico: Paulo Autuori.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Everton Ribeiro, aos 54'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 05.12.2020

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: ​Diego Cavalieri; Marcinho (Barrandeguy), Marcelo Benevenuto, Rafael Forster e Victor Luís; José Welison (Matheus Babi), Caio AlexAndré (Luiz Otávio); Bruno Nazário (Lucas Campos), Keisuke Honda e Rhuan (Kalou); Pedro Raul. Técnico: Felipe Lucena).

Botafogo 0x2 Flamengo​

» Gols: Rodrigo Muniz, aos 23’, e Hugo Moura, aos 85’

» Competição: Campeonato Estadual

» Data: 24.03.2021

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

» Botafogo: Douglas Borges; Jonathan, Benevenuto, Kanu e Paulo Victor; Zé Welison, Rickson (Ronald) e Matheus Frizzo (Kayque); Warley (Gilvan), Marcinho (Felipe Ferreira) e Matheus Babi (Navarro). Marcelo Chamusca.

Botafogo 1x3 Flamengo

» Gols: Léo Pereira, aos 85’ (contra) (Botafogo); Pedro, aos 9’, Gabigol, aos 52’, e Arrascaeta, aos 75’ (Flamengo)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 23.02.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu, Jonathan Silva (Vitor Marinho); Breno (Kayque), Barreto, Fabinho e Luiz Fernando (Erison); Chay e Matheus Nascimento. Técnico: Lúcio Flávio.

Botafogo 1x0 Flamengo

» Gol: Erison, aos 51’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

» Data: 08.05.2022

» Botafogo: Gatito; Saravia (Hugo), Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Tchê Tchê, Luís Oyama e Lucas Fernandes (Del Piage); Victor Sá, Gustavo Sauer (Diego Gonçalves) e Erison (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro.

Botafogo 0x1 Flamengo

» Gols: Vidal, aos 57’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 28.08.2022

» Botafogo: Gatito Fernández; Saravia; Adryelson (Kanu), Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Eduardo (Gabriel Pires) e Lucas Fernandes (Piazon); Jeffinho, Victor Sá (Luís Henrique) e Júnior Santos. Técnico: Luís Castro.

Jefferson: o maior craque botafoguense do séc. XXI

[Atualização, pós-aposentadoria, da biografia publicada em 2013] por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Jefferson de Oliveira Galvão...