terça-feira, 20 de maio de 2025

O último jogo de Nilton Santos cancelando o título do Flamengo

Carlinhos (Flamengo) entrega a Nilton Santos troféu de homenagem. Crédito: O Globo.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Em virtude do centenário de Nilton Santos repõe-se o texto e as fotos da publicação de 20 de abril de 2023 do Mundo Botafogo sobre o assunto em título.

Nilton Santos despediu-se do futebol em jogos oficiais no dia 13 de dezembro de 1964, em partida realizada no Estádio do Maracanã, vencendo o grande rival Flamengo no último jogo do campeonato carioca e estragando, mais uma vez, a festa preparada pelo rubro-negro pela suposta vitória e comemoração do título, que afinal foi para o Fluminense em virtude da vitória do Glorioso.

O Flamengo não quis acreditar, mas Manga sabia que o “bicho era certo” e que Nilton Santos não se pouparia a mais um desempenho de alto nível face ao maior rival do Glorioso nas águas, nos campos, nas pistas e nas quadras.

13.12.1964. Em pé: Mura, Élton, Manga, Zé Carlos, Nilton Santos e Rildo. Agachados: Jairzinho, Gérson, Arlindo, Roberto e Humberto. Crédito: O Globo.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x0 Flamengo

» Gol: Roberto Miranda, aos 68’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 13.12.1964

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (GB)

» Público: 88.628 espectadores

» Renda: Cr$ 90.286.500,00

» Árbitro: Eunápio de Queirós

» Botafogo: Manga, Mura, Zé Carlos, Nilton Santos e Rildo; Élton e Gérson; Jairzinho, Arlindo, Roberto e Humberto. Técnico: Geninho.

» Flamengo: Marcial, Murilo, Ditão, Joubert, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelson, Amauri, Airton, Paulo Chôco e Oswaldo II. Técnico: Flávio Costa.

Recorde aqui excerto da partida: http://www.youtube.com/watch?v=VzMcEUHjE7E

2 comentários:

Sergio disse...

Eu fui nesse jogo, e por incrível que pareça o gol do Roberto. Miranda ficou na minha mente até hoje com uma clareza incrível. Me lembro da jogada: Gerson bateu a falta para o Mura que avançou e cruzou na medida para o Roberto. Meu pai amava o Nilton Santos, era fã e não poderia perder a despedida do ídolo, e eu naturalmente quase sempre acompanhava meu pai em jogos do Botafogo. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Boas recordações, Sergio. Não tive a sorte de ir a esse jogo.
Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...