«O
guia britânico Time Out divulgou, nesta semana, sua lista anual de bairros mais
descolados do planeta, com 39 locais selecionados em diferentes partes do
mundo. Botafogo , a mais perfeita tradução da boêmia carioca na Zona
Sul da cidade, está no ranking, desta vez na 29ª posição.» – In https://oglobo.globo.com.
E percorrendo a rua de São Clemente faz-se
a caminhada histórica desde a enseada de Botafogo, onde nasceram os heroicos
remadores do Club de Regatas Botafogo, até ao Largo dos Leões, onde valentes
rapazes fundaram o Botafogo Football Club – um bairro histórico, sede do Clube
Mais Tradicional do Brasil.
4 comentários:
Acho linda a nossa história, que têm raízes no final do séc. XIX, com o remo e sua estrela no peito; e o futebol, numa sala de aula, iniciado com bilhetinho entre estudantes. E aí contamos com a sabedoria da avó de um dos meninos, que conduziu o clube ao batismo de Botafogo, nome da geografia onde tudo acontece, mas também uma palavra cuja combinação reúne vários fatores linguísticos, históricos, e uma eficácia descritiva e metafórica muito bela (vale pesquisar quem não conhece ainda).
Enfim, qual clube pode dizer que foi fundado num sonho de crianças? Que seu lastro esportivo campeão passou por três séculos? Numa geografia tão privilegiada, com um nome tão marcante?
É um lindíssimo nascimento que começa historicamente no Galeão São João Batista, passa pelas batalhas contra os Tamoios, pelo artilheiro João Pereira de Sousa 'Botafogo', pela Estrela d'Alva na enseada de Botafogo, pelo Largo dos Leões, e termina... termina?!... e nunca termina pelos tempos afora!
Sinto-me muito honrado por ser botafoguense desde tenra idade!
PS: Aos leitores mais recentes informa-se que a pesquisa sobre a história do Botafogo até aos nossos dias pode ser feita justamente no Mundo Botafogo, através das Etiquetas ou da pesquisa por palavras ou frases.
Abraços Gloriosos.
Bela reflexão... Sou um botafoguense jus solis e "jus nascentis" (se é que isto existe, rs). Embora nunca tenha morado no bairro, foi lá onde nasci e foi lá também onde passei muitas agradáveis noites de boêmia nos meus 20 e poucos anos, na saudosa Casa da Matriz na Rua Henrique de Novais e noutras casas e bares da região, como na da Rua São João Batista. Tempo bom que não volta mais, rs.
Nunca morei no bairro, mas deambulava por ele partir dos meus 15 anos. Já neste século, quando vou ao Rio, não prescindo de o fazer. Afinal, Botafogo tem tudo: é um bairro completo, que até hospeda o mais Glorioso do mundo! (rs)
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário