segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Furacão da Copa – o melhor!

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Didi foi o Bola de Ouro da Copa do Mundo de 1958; Garrincha foi o Bola de Ouro e artilheiro da Copa do Mundo de 1962; Pelé foi o Bola de Ouro da Copa d Mundo de 1970 e Jairzinho o artilheiro da equipe com 7 gols – tendo sido até à atualidade o único jogador que marcou em todos os jogos de uma Copa do Mundo.

Porém, a grande surpresa chegou recentemente pelas mãos da FIFA. Afinal, não foi Pelé, como sempre suspeitei, o atleta mais decisivo da Seleção Canarinha, mas sim Jairzinho.

Crédito: CONMEBOL.

Documentos inéditos nunca antes divulgados fazem parte da exposição “Inovação em Ação: tecnologias do futebol dentro e fora do campo” no museu da FIFA, em Zurique, na Suíça, e para surpresa geral mostram que o lendário Jairzinho era o mais bem preparado jogador brasileiro, atingindo performances superiores aos demais companheiros.

Sendo Botafoguense apaixonado pelo Clube há mais de seis décadas sou, evidentemente, suspeito, mas tenho a convicção absoluta que os três ‘Bola de Ouro’ das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970, foram, respectivamente, Didi, Garrincha e Jairzinho – todos gloriosamente Botafoguenses!

Não foi por acaso que o desempenho devastador de Jairzinho lhe valeu o cognome de… “FURACÃO DA COPA”! 

2 comentários:

Sergio disse...

Sem o nosso Botafogo a seleção brasileira não teria 5 títulos mundiais. E digo mais, o respeito a seleção canarinhos se deve muito aos craques de 58/62 e 70, sem esses títulos, o temor que foi imposto pelo futebol brasileiro com esses grandes craques, tenho minhas dúvidas se ganharíamos em 94 e 2002.
Será que pela relevância que o Botafogo teve para as 3 primeiras conquistas seja a razão da mídia esportiva brasileira em sua grande maioria sempre tentar diminuir o Botafogo de Futebol e Regatas? Seria trauma ou seria inveja? Oi seria por que o queridinho nunca teve um jogador relevante em termos de seleção brasileira?Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Penso do mesmo modo, Sergio. A proteção feita pós-1970 pela FIFA à Seleção deveu-se muito a ser tricampeã mundial e ter granjeado muito prestígio.

Em resposta às suas três hipóteses:

1. A mídia desportiva procura diminuir o Botafogo por ter sido a base de 3 títulos mundiais entre 1958 e 1970? - SIM!

2. Seria trauma ou inveja? -SIM, INVEJA TRAUMÁTICA!

3. Porque o 'queridinho' nunca teve um jogador relevante na Seleção Brasileira? - SIM, porque nunca tiveram um Didi, um Nilton Santos, um Garrincha ou um Jairzinho! E o melhor que tiveram na Seleção foi Zico que não conseguiu sequer chegar às semifinais em 82 e 86.

Abraços Gloriosos.

Botafogo 0x1 Fluminense - uma calamidade

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo perdeu o 4º clássico seguido, confirmando-se alguns dos temores que têm sido mencion...