sábado, 26 de julho de 2008

Dodô


“O Dodô é um pássaro extinto designado cientificamente por Raphus Cucullatus [Linnaeus, 1758].”

“Classificação. Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Aves; Ordem: Columbiformes; Família: Raphidae; Gênero Raphus.”

“O Dodô ou também chamado de Dronte (…) foi um pássaro cujas asas haviam se atrofiado no passado distante, portanto ele não podia mais voar.”

“Por volta de 1505, os portugueses foram os primeiros europeus a descobrir o dodô [nas Ilhas Maurícias]. Esse estranho animal foi logo chamado assim por causa do som que ele produzia, como doe-doe”.

“Beth Shapiro, uma cientista da Oxford University, disse ao National Geographic que ‘os dodôs eram basicamente pombos gordos’. (...) As descrições de muitos exploradores de que esses pássaros eram bobos ou desajeitados são influenciadas (…) pelo fato de que os dodôs não tinham predadores naturais.”

“Ingerir alimentos que ficavam próximos ao solo fez com que eles engordassem e também impediu suas características evolutivas de voar.”

“Com o tempo, as asas dos dodôs foram diminuindo e eles perderam a habilidade de voar. O fato de não conseguirem voar combinado com outras atitudes estranhas, como comer pequenas pedras (…), contribuiu para que os dodôs fossem considerados pássaros bobos e preguiçosos.”

“Justamente pelo dodô ter algumas dessas características: não poder voar, ser uma ave desajeitada e possuir grande quantidade de carne, é que diversos marinheiros, ao passarem próximos a essas ilhas, abatiam diversos animais com o intuito de se alimentarem...”

“Em 1681, aproximadamente, ele foi extinto pelos homens, cachorros, ratos e macacos introduzidos pelos europeus na ilha.”

“Notícias de que haviam dodôs nas Ilhas Maurício por volta de 1990, levaram William J. Gibbons a promover expedições a procura deles, entretanto nenhum foi encontrado...”

“Mas a tragédia ainda não terminou... pois a extinção de uma espécie não se dá sem efeitos nocivos sobre outras espécies... O dodô se alimentava do fruto de uma árvore chamada ‘Calvária’, a qual está prestes a desaparecer também!”

***
O desenho, de autor desconhecido, e as citações acima reproduzidas foram integralmente retiradas dos seguintes endereços:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/dodo.htm

2 comentários:

snoopy em p/b disse...

há uma outra espécia de dodô por aí, que, por algumas características, também podemos dizer que está em extinção.
isso porque ele tem bom posicionamento, grande habilidade, bate como poucos na bola e tem o irretratável costume de fazer lindos e vários gols, especialmente com uma camisa gloriosa.

mas, por algumas características já demonstradas por ele diversas vezes, algumas pessoas ousam dizer que, na verdade, ele não está em extinção coisa nenhuma. afinal, são atitudes que vemos por aí constantemente no mundo do futebol:
egoísmo, gana por dinheiro, vaidade e traição.

uma pena!!!

Ruy Moura disse...

Creio que o dodô está mesmo em extinção e se a árvore de que ele se alimenta não mandar um gaúcho para casa ainda vai ter um grande calvário até à segundona...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...