segunda-feira, 14 de julho de 2008

Garrincha 2x2 Pelé: que saudades...

o
Confesso que deixei de comentar os jogos do Botafogo em pormenor porque comecei a ficar entediado com os mesmos erros, absolutamente elementares, das comissões técnicas e dos jogadores, preferindo tecer comentários globais de reflexão.

Ontem lembrei-me novamente das finais do cariocão contra o Flamengo em 2007: sempre a ganhar e depois os rubro-negros sempre a empatar. Nessa altura desperdiçou-se o ‘gol mortal’ dos 3x0, tal como Jorge Henrique fez contra o River Plate ao não assinalar os 3x1 e ontem repetiu por duas vezes logo na primeira parte.

Sei que a gestão do Botafogo é a principal responsável pelos nossos desaires, mas não se pode deixar de apontar os erros das comissões técnicas e, em última análise, dos jogadores. No caso dos jogadores eu diria que para profissionais lhes falta muito e os erros são sempre os mesmos, o que é grave porque mostra que as pessoas não sabem emendar o que fazem de mal.

Durante dois anos Cuca fez os mesmos erros, Jorge Henrique os mesmos desperdícios, Lúcio Flávio os mesmos ‘escondidinhos’, Renato Silva o mesmo tipo de furadas, Castillo as mesmas insuficiências, etc. E o mais espantoso é que quem vem entra na mesma roda: Geninho entrou com todo o fôlego, mas acalmou-se logo e tirou uma cena de molengão à boa imagem do anterior treinador – e acabou despedido em 40 dias.

Ontem, se os jogadores tornaram aos seus erros antigos, que só não deram uma derrota porque os santistas se fizeram de rogados ainda na primeira parte, Ney Franco também se estreou formidavelmente quando colocou Vanderley no lugar de Zé Carlos. Estava em 2x1, mas com um jogador a menos para proteger atrás, o empate acabou por acontecer.

Sinceramente, este Botafogo é tão elementar, desde a presidência aos jogadores, que já não sei o que dizer, porque dizer sempre o mesmo cansa. E cansa porque se percebe que os visados não estão a aprender nada: o estado financeiro do clube é quase o mesmo de há cinco anos, as estruturas conquistadas não são rentabilizadas, as ‘politiquices’ e as ‘soberbas’ são as mesmas; o estado do futebol não evoluiu consistentemente nem nos seniores nem nas equipas de base; o prestígio exterior do Botafogo não foi valorizado no tempo devido e não foi consolidado, etc.

Em suma, se a gestão de hoje já nada consegue acrescentar ao Botafogo e os jogadores parecem manter-se na mesma situação acomodatícia, resta a esperança de um treinador capaz. E digo capaz no sentido de disciplinar a equipa, impor-lhe força psicológica, vontade de vencer e…honrar a camisa gloriosa.

Desde as indisciplinas de Dodô e Zé Roberto até à desmiolada cena de André Luiz a ‘lutar’ contra a ‘dita’ polícia pernambucana, tudo tem sido permitido aos jogadores. Desde as escalações e as substituições erróneas de Cuca, passando pela opção ‘vanderley’ do Geninho, até à substituição de ontem, com a entrada de Vanderley, tudo os técnicos têm feito para não ganhar.

Bem sei que não poderemos ter o presidente do Manchester, o treinador do Internazionale e os jogadores do Real Madrid, mas com bom senso e vontade de vencer poderíamos não perder pontos tão infantis – tanto mais quanto, em minha opinião, um treinador disciplinador, com bom senso e minimamente criativo, até era capaz de chegar facilmente ao G4, tal é a forma elementar como a maioria das equipas jogam o campeonato brasileiro.

Não devemos esquecer que no ano passado, após o regresso de Cuca, se o Botafogo tivesse vencido, já no fim do campeonato, os jogos contra os últimos classificados, que foram rebaixados, teríamos chegado ao G4…

Isto quer dizer que o campeonato brasileiro, mesmo com as falhas que temos de plantel, é muito acessível a um treinador que seja ambicioso e rigoroso, que seja capaz de autocrítica quando há desaires, que use a razão e o bom senso e… que queira dar a ‘pele’ pelo clube.

Quererá Ney Franco dar a ‘pele’ pelo clube?... Se eu fosse presidente exigi-lo-ia, seguramente!...

Ney Franco disse ontem:

- “O nosso grupo ainda não está fechado. Precisamos de um jogador para cada lateral, por exemplo. Mas senti uma vibração muito positiva entre os que estão aqui. Vamos melhorar e fazer uma ótima campanha no Brasileiro. O Botafogo vai crescer muito e disputar a Copa Sul-Americana”.

Ney diz que vamos disputar a Copa Sul-Americana… Claro, estamos classificados… O que queremos é ganhá-la, se possível!... Com a vibração positiva que ainda não vi…

As palavras de Ney podem levar a duas interpretações: uma perde-se em expressões de lana caprina, a outra é de determinação em vencer.

Fico torcendo para que Ney consiga que o Botafogo seja finalmente uma equipa combativa em todos os momentos e que faça “uma ótima campanha no Brasileiro”.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Santos
Gols: Zé Carlos 4' 1ºT e Wellington Paulista, 18' 1ºT (Botafogo); Kleber Pereira (2) (Santos)
Competição: Campeonato brasileiro
Estádio de Vila Belmiro; 13/07/2008
Arbitragem: Alicio Pena Júnior (MG); Altemir Hausmann (RS) e Marcio Eustáquio Santiago (MG)
Cartões Amarelos: André Luís, Túlio Souza e Lúcio Flávio (Botafogo); Roberto Brum, Maikon Leite e Michael (SAN)
Botafogo: Castillo, Thiaguinho (Túlio Souza, 11'/2ºT), Renato Silva, André Luís e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Alexsandro, 27'/2ºT). Técnico: Ney Franco.
Santos: Fabio Costa, Apodi, Fabão, Domingos e Michael; Adriano, Roberto Brum (Robinho, 25'/1ºT), Kléber e Tiago Luís (Kléber Pereira - intervalo); Maikon Leite e Lima (Molina, 15'/2ºT). Técnico: Cuca.

8 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Rui, perfeito comentário! Penso da mesma forma, meu amigo.
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, que 'chatice' estamos de acordo neste caso... mas a realidade não perdoa...

E andam por aí a falar que o Cuca nunca foi campeão porque não tem estrelinha e que o Ney tem estrelinha. Apesar das críticas que sempre fiz ao Cuca, ele não foi campeão carioca por causa da falta de estrelinha, mas por causa da arbitragem, precisamente no mesmo dia em que o Ney foi campeão pelo adversário por causa do árbitro e não por causa da estrelinha.

Espero que o Ney tenha mesmo estrelinha e não espere pelo árbitro de 2007, para que a Estrela maior - a Solitária - brilhe um pouco mais do que tem acontecido desde a final da Taça Rio.

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Anónimo disse...

odeio mais o santos que o flamengo nos tiraram uma taça brasil e uma libertadores ,ainda bem que tulio maravilha fez eles chorarem heheh

snoopy em p/b disse...

rui,
que análise maravilhosa!
meus parabéns!!!!

Ruy Moura disse...

Rafael 'Juiz de Fogo'

Nos anos sessenta não me lembro de grande sdisputas com o Flamengo, porque era sempre fácil ganhar-lhe naquela época. Mas lembro-me perfeitamente dos famosos clássicos Botafogo x Santos. Dos shows de Garrincha e Pelé. De como jogar futebol de ataque. É certo que nos tiraram títulos, mas eles eram realmente melhores, porque a equipa assentava num homem muito equilibrado e profissionalíssimo - Pelé - e o Botafogo assentava num homem de humores, que jogava bem quando lhe apetecia e era muito pouco profissional - Garrincha -, já que ia para os jogos depois de grandes noitadas. Garrincha é, para mim, juntamente com Pelé e Maradona, um dos três melhores jogadores do mundo, mas a diferença entre Garrincha e Pelé reflecte-se nos títulos nacioanis e internacionais ganhos por Santos e Botafogo naquela época. Em todo o caso, continuo a ter um prazer imenso de ver e rever os vídeos de Garrincha. É único. Como disse alguém, um Pelé pode aparecer outra vez, mas Garrincha nunca mais (acho que foi o Gerson canhotinha de ouro que o disse).

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Ruy Moura disse...

Amigo snoopy, olhe que há uma crítica também impícita ao 'seu' Cuca... mesmo assim ainda concorda comigo?... Eheheh... Estou brincando, porque sei que você, embora adepto do Cuca, reconhecia os defeitos dele. Confesso que não sendo 'cuquista' fico triste que ele não esteja a ter sucesso, por enquanto.

Mais do que isso, espero que o Ney nos dê um alento para não andarmos com a 'corda na garganta'. Mas só se conseguir disciplinar à E. Leão.

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

snoopy em p/b disse...

rui,
como você falou, eu reconheço sim os erros do cuca e sempre reconheci.
fato é que, depois da inês morta, alheio ao momento, conseguimos visualizar coisas que não tínhamos capacidade.
você tem o mérito, talvez com sua experiência de vida, de ter observado isso com clareza.
mas vejo, também, que muitos erros do cuca eram inevitáveis, outros eram passíveis de grande acerto, mas arriscados.
refiro-me aos constantes erros do nosso sistema defensivo. lembro-me que na ocasião em que o cuca foi tentar dar força ao sistema defensivo, comprometeu o time naquele jogo contra o figueirense, em florianópolis, pela ida das semi-finais da copa do brasil.
ali ele mostrou que não sabe jogar com uma formação mais defensiva.
acho que isso mostra um pouco da razão de tantos problemas na defesa.

torço muito para que o santos se recupere porque, confesso, peguei muito apreço por ele.
quero que ele seja uma pessoa bem sucedida na sua carreira, com muitos títulos.

grande abraço!

Ruy Moura disse...

Querido amigo, também desejo que ele tenha sucesso porque tratou muito bem o Botafogo, e isso importa. Mas ele não sabe jogar com uma boa defesa, não. Posso estar enganado, mas acho que o Cuca vai ter muitos problemas porque só se interessa pelo ataque. E não equipa campeão de grande nível sem uma boa defesa. Um dia o Cuca disse: "montar uma boa defesa é fácil...". Queria ele dizer que montar ataque é que é difícil. Se era fácil, porque não o fez?... Realmente, como você reconhece, é porque não sabe. Se o Cuca souber ser humilde (realmente não é, porque jogava sempre as derrotas para os árbitros, para os jogadores, para o azar...) poderá ser um grande treinador, mas não creio muito nisso. Ele é mesmo muito teimoso, e pouco perseverante. Há uma grande diferença entre os vencedores que perseveram e os derrotados que teimam...

Saudações botafoguenses

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...