domingo, 23 de maio de 2010

Coluna de segunda – Botafogo Campeão

.

por André Cintra de Souza

Hoje o El Cabriton Entrevista inicia uma nova ideia: a coluna de segunda! Ela será publicada todas as segundas-feiras, para contar e analisar um pouco sobre a semana futebolística. O leitor pode achar estranho. Não seria melhor se fosse a “Coluna da segunda”, para deixar bem claro que era a coluna da segunda-feira? Seria, meu leitor, se tivéssemos a certeza de que ela será publicada, de fato, somente às segundas-feiras. Desta forma, com “Coluna de segunda”, podemos publicar no dia em que quisermos. E já teremos uma grande desculpa: é só dizer que é uma coluna de segunda categoria!

*

Existe alguma coisa mais bonita que o título do Botafogo na Taça Guanabara deste ano? Pense direito. A Cleópatra não é tão bonita: consta que ela era uma tremenda nariguda. A Gisele Bundchen é linda, mas não nos cabe babar em cima de uma mulher que já tem namorado e que é mãe. Tem também as Pirâmedes do Egito. Mas convenhamos: elas estão meio acabadas. E a vitória do Botafogo é fresquinha, acabou de acontecer.

Há 29 dias, o Botafogo era humilhado pelo Vasco no Engenhão. Seis a zero. E eu vou contar: mal terminou aquele jogo, e eu comentei a quem quisesse ouvir, que o Botafogo ganharia o título em cima do Vasco. Tudo bem, eu também não acreditaria. Mas não é isso o que importa. No dia seguinte ao grande vexame, o Botafogo demitiu seu treinador Estevam Soares para contratar Joel Santana.

Lembrem: Joel saiu escorraçado da África do Sul. Talvez por pensarem mais no salário que ele recebia do que no time que tinha à disposição, as críticas foram comparáveis às de Geni! Ele perdia e já o chamavam de perdedor; ele ganhava e diziam que era sorte. Até o inglês, que ele tinha notória dificuldade, foi motivo para críticas sérias e peremptórias.

Mas o Botafogo contratou Joel. Os dois se uniram em seus defeitos, e o resultado não poderia ser mais bonito. Mais bonito que Cleópatra, que Gisele Bundchen e que as pirâmedes do Egito: Botafogo, o time campeão desde 1910, ganhou em 2010 um de seus títulos mais deslumbrantes.

*

Existe time com tamanha desproporção entre grandeza e tamanho de torcida como o Botafogo? O Botafogo era o time de Vinícius de Moraes, Paulo Mendes Campos, João Saldanha… Foi o time em que Garrincha, o mais querido, jogou! E mesmo assim, tem apenas 4 milhões de torcedores! É a décima-segunda maior torcida do Brasil.

*

Porém, há uma certeza única: quanto menor a torcida, mais pura ela é. A torcida do Botafogo só tem a nata do que representa o espírito botafoguense.

*

Loco Abreu e Herrera poderiam cantar para a imprensa: “Vocês não gostam de mim… mas a torcida gosta!”.

*

Belíssima homenagem que a escola de samba mirim Infantes do Lins fez a Garrincha. Havia somente um defeito no enredo: “A história do gênio das pernas tortas, o Charlie Chaplin do futebol, a alegria do povo – Mané Garrincha”. Não é o Garrincha que é o Charlie Chaplin do futebol. O Charlie Chaplin que é o Garrincha do cinema!

Referência:
http://elcabriton.wordpress.com/2010/02/24/coluna-de-segunda-botafogo-campeao/

Sem comentários:

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...