domingo, 8 de agosto de 2010

Cachorro 3x0 Galo

.

Sem muitos comentários, direi que (1) desta vez vi o jogo porque acreditei que aquele ataque haveria de fazer algumas coisa e (2) a vitória no jogo de ontem contra o Atlético esteve sempre garantida, mesmo quando o placar ainda não fora inaugurado.

Não foi um grande jogo de futebol, mas não se tornou desagradável vê-lo. O Botafogo jogou com boa disposição, movimentou-se bem no ataque, diminuiu radicalmente os passes errados, segurou a bola no chão, teve poucas oportunidades de gol claro, mas aproveitou as que chegaram.

O Atlético justifica a sua classificação na tabela: jogou rendado sem eficiência, teve duas hipóteses de gol defendidas pelas muralhas: a muralha Jefferson e a muralha poste direito da baliza. O que me espanta é a ineficácia de Luxemburgo. Ter-se-á esgotado?...

Jobson é o melhor jogador do Botafogo neste momento, ao lado de Jefferson; de Maicosuel espera-se a boa forma que chegará certamente; o meio campo melhorou substancialmente e arma com mais precisão; a defesa esforça-se, mas é fraca: as duas oportunidades atleticanas de gol foram mais demérito da defesa do que mérito dos mineiros.

Com um ataque e meio-campo a funcionar o suficiente, ainda ficámos com boas peças de reposição no banco. O problema continua a ser a defesa.

Se Joel Santana abandonar as teimosias prejudiciais à equipa (teimosia é ex-perseverança que passou a linha de fronteira e tornou-se defeito), tem a hipótese de conduzir uma equipa vitoriosa. Se Joel não se acomodar como costuma fazer, ainda tem argumentos para conduzir o Botafogo entre os primeiros da tabela.

Revisões urgentes a fazer proximamente: Alessandro, Leandro Guerreiro e a zaga.

Sinto apenas um problema: a dupla ‘mercosul’ (como alguns dizem por graça) pode começar a perder espaço: Herrera, porque a sua forma foi-se (ou a recupera ou complica-se para ele) e Loco Abreu. Interrogo-me se as características de Loco Abreu funcionam na equipa que se está a montar. A sua lentidão dificilmente encaixará entre homens como Jobson ou Maicosuel. Veremos como reagirá.

E se o Botafogo continuasse a jogar com a disposição de ontem? – Não faria mais do que a sua obrigação. A seguir era só fazer um pouquinho mais do que a ‘obrigação’…

FICHA TÉCNICA
» Botafogo 3x0 Atlético Mineiro
» Gols: Maicosuel 31’, Somália 41’e Herrera 70’ (pen.)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 07.08.2010
» Local: Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS); auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
» Público: 24.154 pagantes
» Cartões Amarelos: Danny Moraes (Botafogo); Diego Souza (Atlético)
» Botafogo: Jefferson, Leandro Guerreiro, Fábio Ferreira e Danny Morais; Alessandro, Somália, Marcelo Mattos (Caio), Maicosuel (Loco Abreu) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Edno) e Jobson. Técnico: Joel Santana.
» Atlético Mineiro: Fábio Costa, Diego Macedo, Cáceres, Werley e Fernandinho; Zé Luís, Serginho (Ricardinho) e João Pedro; Diego Souza (Jackson), Diego Tardelli e Obina (Ricardo Bueno). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
.
Foto: Bruno de Lima / Lancenet

6 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Rui,

Parabéns pela análise que considero perfeita. Dois titulares absolutos já saíram e o time melhorou. Faltam agora dois: Alessandro (fico impressionado como ainda permanece)e Leandro Guerreiro (que apesar de correr muito, é verdade, não sabe o que fazer com a bola quando a toma do adversário). A defesa é realmente fraca, os números mostram que é uma das mais vulneradas do compeonato - e olha que hoje temos um bom goleiro.
abs botafoguenses,

Guilherme

Milene Lima disse...

Realmente não foi assim um grande jogo de futebol, mas a comparar com os jogos que temos visto, não estamos aquém de muita gente aí.
Às vezes sinto um medinho de ser otimista, mas estou sentindo isso surgir em mim, uma confiança que há tempos não sentia em relação ao Glorioso.

Beijos a ti.
Meu cantinho carece de sua presença.

Saulo disse...

Foi um dos melhores jogos do Botafogo que já vi até agora. Foi um futebol de objetividade. Foi realmente um show de bola pra cima do galinho.

E se continuar jogando dessa maneira tenho certeza que vamos brigar pela vaga na Libertadores ou quem sabe no título ainda.

Ruy Moura disse...

Saulo, a jogar REGULARMENTE assim, o G4 é fortíssima hipótese, mas... receio as teimosias e a falta de modernidade da comissão técnica. E os altos e baixos típicos deste time.

Para campeão brasileiro creio que devíamos exigir a zaga que não temos. Porque só com boa zaga, bons laterais, bom meio campo, bom ataque e boa tática do treinador é que poderíamos ser campeões, caso contrário as arbitragens estão lá para impedir-nos. Se estivermos ao mesmo nível dos outros as arbitragens desequilibram a favor dos outros (o tri dos cathartiformes foi assim...). Só com um grande time também capaz de vencer os árbitros é que o título seria nosso. Assim acredito...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pétala Rosadinha, vou para o meu sítio na serra e então entrarei no teu blogue com tempo livre.

Beijos Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Guilherme, se não fosse o Jefferson não teríamos ganho o Carioca... Zaga ruim está aí... E durante este tempo todo em que chegaram importantes reforços, nada de gente na zaga... É incrível...

Abraços Gloriosos!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...