segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Botafogo campeão de juniores na Bélgica

.

O Botafogo conquistou o 11º Torneio Internacional de Futebol Anual Oostduinkerke sub-19, realizado na Bélgica.

A equipa de juniores do Botafogo pode-se considerar a coqueluche do futebol do clube ao conquistar, desde maio de 2009 até Agosto de 2010, diversos títulos internacionais com campanhas impecáveis.

Tais conquistas fazem lembrar as excursões da equipa principal do Botafogo nos anos sessenta do século XX, quando as taças de diversos torneios internacionais entravam rotineiramente em General Severiano.

Torneio de grande prestígio, realizado em Oostduinkerke, teve a participação, por ordem decrescente de classificação final, das seguintes equipas: 1º Botafogo, 2º Tottenham, 3º Brondby, 4º Celtic Glasgow, 5º Frankfurt, 6º Anderlecht, 7º Standard, 8º Club Brugge, 9º STVV, 10º Cercle Brugge, 11º NAC, 12º Gent.

1ª Fase
» 30.07.2010: Botafogo 2x0 STVV (Holanda) [Cidinho e Paulinho]
» 30.07.2010: Botafogo 2x0 Frankfurt (Alemanha) [Giacomo e Wesley (pen.)]
» 31.07.2010: Botafogo 0x1 Celtic Glasgow (Escócia) [Twardzik (Celtic)]
» 31.07.2010: Botafogo 3x0 Club Brugge (Bélgica) [Giacomo, Jairo e Paulinho]
» 31.07.2010: Botafogo 2x0 Gent (Bélgica) [Felipe Oliveira e Bruno Medeiros]

Semifinal
» 01.08.2010: Botafogo 0x0 Brondby (Dinamarca) [4x3 pen.]

Final
» 01.08.2010: Botafogo 2x0 Tottenham (Inglaterra) [Gérson e Wesley (pen.)]

O sítio oficial do Botafogo apresenta o seguinte excerto da partida final:

“Quando a bola rolou, o Botafogo entrou em campo muito aplicado taticamente. Numa partida impecável, os garotos deram uma aula de como se joga futebol nos ingleses. Não demorou muito para Giacomo, após incessante troca de passes no meio de campo, encontrar Gerson em boas condições de marcar. Cara a cara, o jogador só teve o trabalho de deslocar o goleiro: 1 a 0.

Na etapa complementar, a mesma determinação do primeiro tempo. De tanto martelar, em uma bela triangulação entre Renanzinho, Giacomo e Jairo, Renanzinho entrou na área sozinho e acabou sendo derrubado. Wesley bateu bem e ampliou: 2 a 0. Daí em seguida, até o final do jogo, coube aos jogadores alvinegros apenas trocar passes, administrar a vitória e depois comemorar o título do 11º Torneio Internacional Sub-19.”


O Botafogo averbou 5 vitórias e 1 derrota, assinalando 11 gols e sofrendo apenas 1 gol.

Pesquisa e texto de Rui Moura (Mundo Botafogo)
Sítio do Torneio Internacional e Sítio do BFR
Foto: Sítio do BFR

9 comentários:

Luiz Rogério disse...

Prezado Rui,

Como é bom saber que o Botafogo continua através desses garotos a divulgar sua marca na Europa, conquistando importantes torneios de futebol.

Fico muito feliz ao ler notícia como esta.

Realmente o Botafogo é o nosso imenso prazer como reza nosso belo hino!

Parabéns ao Maurício Assumpção por incentivar nosso futebol de base, pois esse é o futuro do Botafogo de Futebol e Regatas.

Abraço e saudações alvinegras!

Luiz Rogério

Ruy Moura disse...

Luiz, custa-me fazer qualquer elogio a esse presidente absolutamente abstruso e impróprio para consumo, mas reconheço que tem (julgo que o entusiasmo parte dele) dado especial atenção ao futebol em geral.

Creio que nunca tivemos tantas modalidades de futebol como hoje: Futebol de campo 11 e também equipas base, Futebol society 7 e também equipas base, futsal, futebol americano masculino, futebol americano feminino, futebol de praia masculino e futebol de praia feminino - todos com sucesso ou relativo sucesso. Também há showbol, mas é um torneio independente dos clubes, embora use as camisas.

Custa-me, mas lá vai: parabéns ao presidente e, sobretudo, aos 'operacionais' que concretizaram as coisas.

Em especial o sucesso dos juniores na Europa é MUITO IMPORTANTE. Se houvesse uma diretoria 'profissional' nas suas ações estava aberto o caminho para criar uma equipa principal forte com breves deslocações à Europa (embora as deslocações dos profissionais sejam mais difíceis devido ao inconcebível calendário brasileiro - em excesso - e aos principais torneios ocorrerem no fim da época europeia e já com o campeonato brasileiro embalado.

Mas que era importante para o prestigio do nosso Glorioso, era.

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

concordo com voce RUI, eu tambem queria que a equipe principal do botafogo voltasse a conquistar titulos internacionais na europa,assim como as equipes principais do botafogo dos anos 60,80, conquistavam na europa, os campeoes desses torneios ganhavam prestigio internacional na epoca, seria importate mesmo se a equipe principal do botafogo voltasse a disputar esses torneios na europa seria muito bom para o clube , porque ja faz muito tempo que o clube nao conquista um titulo internacional na europa com o time principal, isso divulgaria a marca do clube na europa.abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Mas não é fácil, Ali, porque o calendário brasileira é horroroso de pesado. Os estaduais são muito extensos e não dão espaço aos clubes. Os estaduais deveriam ser mais curtos e o Brasileirão ajustado de modo a permitir idas à Europa fora dos campeonatos europeus, em maio, junho e julho.

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

e verdade RUI esse nosso calendario brasileiro e uma verdadeira bagunça, e isso precisa mudar, porque os prejudicados com isso sao sempre os clubes

ali reslan disse...

caro amigo RUY esse torneio internacional de grande prestigio, que foi realizado em oostduinkerke, e que o botafogo se sagrou campeao é o mesmo torneio que ele conquistou em maio de 2009? abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ali, o torneio de 2009 foi a Copa Doetinchem júnior.

Abraços Gloriosos!

ali reslan disse...

obrigado pela informaçao RUY, abraços gloriosos amigo!

Ruy Moura disse...

Abraços, Ali!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...