domingo, 3 de outubro de 2010

Rotina: empate!


Avisei os companheiros mais entusiastas que não haveria goleada e que o histórico no Brasileirão é muito desfavorável, e o Botafogo parece que vai a medo contra um time que vale pouquíssimo.

Tenho avisado que quando o Botafogo está em lugares cimeiros, das duas uma: (a) define o placar, pelo menos, em 2x0 ou (b) deixa os três pontos dependerem de um gol e, com isso, dá margem de manobra para a intervenção das arbitragens.

Não definiu em 2x0, tomou juiz em cima!

Treinador e jogadores botafoguenses deveriam entrar em campo bem lembrados que as arbitragens este ano têm uma tarefa duplicadamente difícil: garantir o título ao Corinthians e assegurar que o Flamengo fique acima da linha de água da despromoção.

Se a CBF tornar a punir os árbitros por decisões escandalosas como esta, não teremos árbitros para garantir que o campeonato chegue ao fim…

A minha vontade pelo futebol esvai-se cada vez mais… Os pontos que perdemos por causa das arbitragens escandalosamente sem vergonha na cara... Só está valendo a pena assistir a jogos de 3 ou 4 campeonatos europeus – talvez o inglês, o espanhol, o alemão, em que as arbitragens já foram recicladas e têm pudor. Há muita gente por estas bandas lusitanas que já só assiste a esses campeonatos.

[Escrevi este texto com base no que li no ‘insuspeito’ Globoesporte.com que considera que o empate do Flamengo resultou de uma grande penalidade inexistente. Não vi o jogo porque viajei toda a noite de Lisboa para Luanda.]

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Flamengo
» Gols: Lúcio Flávio 35’ (Botafogo); Léo Moura 75’ (Flamengo)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 02.10.2010
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro
» Público: 13.182 pagantes
» Renda: R$ 329.330
» Arbitragem: Ricardo Gutemberg de Paula Fonseca (RJ). Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Rodrigo Pereira Joia.
» Disciplina: cartão amarelo – Marcelo Cordeiro, Alessandro e Márcio Rozário (Botafogo); Renato, Jean, Diogo e Willians (Flamengo); cartão vermelho – Alessandro (Botafogo); Renato (Flamengo)
» Botafogo: Jefferson, Danny Morais, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira (Márcio Rozário); Alessandro, Somália, Túlio Souza (Caio), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Loco Abreu e Edno. Técnico: Joel Santana.
» Flamengo: Marcelo Lomba, David Braz, Jean e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Maldonado, Willians (Correa), Kleberson (Petkovic) e Renato; Diogo (Diego Maurício) e Deivid. Técnico: Silas.

10 comentários:

IBR FÉ ICAPUÍ disse...

Prezado Rui
Falar que o Botafogo foi roubado pela arbitragem já virou redundância. Impressionante o prazer do soprador de apito ao mostrar o cartão vermelho para o alessandro depois de marcar o pênalti inexistente.
O jogo foi muito ruim, o campo também não ajuda. No primeiro tempo só chutamos uma bola no gol. 100% de aproveitamento - lindo golaço de falta do Lúcio Flávio - no ângulo. No segundo tempo três oportunidades para nós - muito pouco e praticamente nenhuma para eles, a não ser aquela arrumada pelo juiz com a contribuição do Alessandro que perdeu uma bola já totalmente dominada. Como são ruins nossos laterais! O Cordeiro não viu a bola! Curioso: justo para essas posições não temos reserva algum. Dá para entender?
Continuamos invictos no Engenhão neste brasileiro; perdemos, mais uma vez, a oportunidade de nos aproximar dos líderes que também só empataram (menos mal) e o pior: colocamos na fatídica estatística mais um ano sem vencer o urubu no brasileirão.
Quem sabe se com a volta do Marcelo Matos e do Jobson ainda possamos aspirar uma vaga na libertadores... Difícil, mas não impossível.
Saudação botafoguense!

Lorismario disse...

Rui. Fomos operados de novo pelo juiz. Mas quem tem o Marcelo Cordeiro como defensor não precisa de ataque inimigo. É um câncer. Não bebe, não fuma, não trepa e não joga. Vai pro ceu. Loris

Aqipossa Informativo disse...

Qual não foi minha surpresa ao abrir o FlaGloboRínthians.com e estava lá escrito que foi um erro do juiz.

Compreendo que o pênalti não existiu. Lances desses que só o Alessandro não imagina que era isso que o juiz esperava.

Fora a cassetada visivelmente clara de que era apenas para acertar as pernas de Edno que resultou apenas em um amarelo.

Mas as arbitragens já nos fazem isso há tempos, tanto quanto o Botafogo há tempos não aprende...

Axlace.

Ruy Moura disse...

Caro Augusto, muito me espanta que o Glorioso tenha feito apenas um chute a gol na 1ª parte - o Natalino prometeu que ia p'ra cima do Flamengo!!!

Na verdade é o mesmo de sempre. Temos um pequeno período de esperança e depois tornam os treinadores a vulgarizarem-se, a equipa a usar apenas a sua técnica - que é muito pouca - com ausência da tal 'raça' e as arbitragens, enfim... Mas os erros são smepre os mesmos. Se não aprendem o que é que se pode mais dizer?

Tenho sempre dito, há meses, que não temos defesa. Os laterais são ruim, avançam e não recuam a tempo. Os zagueiros são furões e, até agora, só o Fábio Ferreira escapa naquela defesa.

Desconfio que as lesões estão relacionadas com o piso do campo.

E acho que ficamos na sul-americana a meio da tabela. Talvez - embora não creia - seja uma boa oportunidade para o departamento de futebol priorizar o que devia ter feito já há muito tempo: Copa Brasil e Copa Sul-Americana. Porque o Cariocão é troféu 'caseiro' e o Brasileirão, meu amigo, não é para os nossos dentes enquanto a gestão estiver nas mãos de A. Silva e A. Barros.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Loris, sempre chamei a atenção para que os dois laterais não jogam nada. Pode ser que a torcida comece a descobrir isso agora... Aliás, meu amigo, dos armadores para trás só se safam o Jefferson e o Fábio Ferreira. O resto eu oferecia ao Tabajara FC.


Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Mauro, não é só a estupidez do Alessandro. É a estupidez de uma comissão técnica e de um departamento de futebol que não tratam, caso a caso, cirurgicamente, os comportamentos dos jogadores face aos casos concretos. Creio que uma comissão competente e um dep. de futebol competente fariam reuniões semanais, detalhadas caso a caso, para determinar quais os procedimentos a não repetir. As formas de ultrapassar. As alternativas. Mas não, porque há sempre um Alessandro, um Fahel, um Edson, um Cordeiro, ou outro qualquer, a cometer elementaridades. E o que me espanta é que ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, corrige isso.

Abraços Gloriosos!

Roma disse...

Rui,

Antes do jogo, ao ser entrevistado na beira do gramado, já comecei a ficar preocupado quando papai Joel afirmou que o jogo era perigoso, difícil, que o Botafogo enfrentaria a "nação", o atual campeão do Brasil, o mengão "maior do mundo" e outras idiossincrasias da imprensa moderna.

Noutros tempos o Manga diria que era "bicho certo".

Bem, é certo que não estamos (anos-luz disso!!) na época de ouro do Botafogo (e talvez do futebol), mas daí a considerar este time de molambos em crise, em nossa casa, como algo respeitável... sem noção.

Na arquibancada, pra piorar, a torcida opta por vaiar o Caio ao Alessandro ou ao Marcelo Cordeiro...

No campo, Lúcio Flávio e sua cia fizeram a mesmice de sempre. Não há juiz que ajude um time tão ruim e incompetente como este.

Pra não dizer que acabou por aí, mais um jogador se contunde e não deve voltar tão cedo...

Conclusões de longa data: Sem Jobson não ganhamos. Com Jefferson não perdemos.

E assim já vamos liderando esta medíocre sequência de 12 empates (24 pontos perdidos!!!) no campeonato, enquanto vemos o G3 virar G5, G6...

Próximo jogo, continuarei torcendo... porque afinal, sou apaixonado, masoquista e botafoguense... o que tem dado na mesma ultimamente.

Abs, Roma

Ruy Moura disse...

Meu amigo Roma, o Joel disse, no fim do jogo, que o que acontecera era "Inacreditável!" referindo-se aos erros dos jogadores. Eu digo "Inacreditável!" o conjunto de declarações feitas pelo Joel no início do jogo. Declarações absurdas! Eu acho que ele quer o Flamengo, então o melhor é ir mesmo, que é para pensarmos num novo treinador com antecedência para 2011.

Por mim, tenho a impressão que vou fazer um interregno no que respeita ao futebol. Estou fartíssimo de mediocridades semana a semana. Tivemos um período inicial de campeonato mau, passamos a um período bom (embora jogando mal) e agora voltamos ao mau período. Não há adeptos da 'qualidade' que resistam a tantas oscilações e asneiras...

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,
Não lembro de ter ficado tão nervoso em um jogo como ontem. Fiquei mais nervoso que final de campeonato!
No início do jogo os jogadores do lixo estavam temerosos, inseguros e erravam tudo, mas perceberam a nossa covardia e cresceram. Igual ao jogo do turno!
Não é o treinador responsável em orientar posicionamento, quem marca quem em cobranças de faltas, penalidades, escanteios?
Não sai da minha mente as cenas do Silas esbravejando, gesticulando, quase entrando em campo, mandando o lixo avançar e passar do meio campo. Enquanto isso o nosso covarde treinador recuando e mandando o time marcar. Lançar bolas da nossa intermediária na área adversária, principalmente nas cobranças de faltas.
O Luiz Biriba fez um levantamento e constatou que com o lento flávio titular não ganhamos um único jogo no campeonato brasileiro. Digo mais, com ele em campo nunca ganhamos um único título regional. Foi assim em 2006 e 2010!
Com o quarteto trágico, lento flávio, esforçados alessandro e guerreiro e o cone fahel, nunca ganhamos nada!
Aprendi no mundo financeiro que contra os fatos e números não há argumentos. Nesse futebol deve ser diferente!
Só joel e comissão não sabem disso!

Torci como um louco, mas com a falta de atitude e covardia do treinador e de muitos jogadores fica muito difícil conquistar um vitória, o que dirá de algo maior.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Muito me esanta essa covardia... Não foi o Joel que disse que ia p'ra cima deles?!?!?!?!?!?!?!

Que tristeza... ACho que ele quer ir para o Flamengo. Vá logo. Creio que se esgotou, infelizmente.

Sobre o LF, parece que tens razão. Ele nunca esteve nas finais vencedoras.

Ontem pude ver o jogo em repetição. O locutor chamou o LF de maestro (!!!) e o Leandro Guerreiro de 'Grande Líder' (!!!).

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...