Ocorreu-me, durante o jogo, a antiga filosofia da qualidade total dos japoneses que preconizava os ‘cinco zeros’: zero stock, zero defeito, zero papel, zero espera, zero avaria.
Os nossos ‘cinco zeros’: zero domínio de bola, zero qualidade de passe, zero velocidade, zero tática, zero convicção.
O que se passou no Engenhão foi, mais uma vez, um péssimo espetáculo de futebol. Diria que é a continuidade do péssimo futebol do campeonato brasileiro. Péssimo futebol o nosso, o do Duque de Caxias e, quiçá, deste campeonato que se inicia.
Ganhamos. Poderíamos ter perdido. Fizemos apenas duas boas jogadas em 90 minutos: aos 37', que não convertemos; aos 83', no gol de Caio. Ganhamos porque somos clube grande; eles perderam porque são um clube pequeno. Isto é, o Duque quis defender a vantagem, recuou e não fez um único ataque até tomar dois gols em dois minutos. A virada não foi resultado de bom futebol, mas resultado de camisa ‘estrelada’. Em duas jogadas o Botafogo mostrou capacidade técnica; o que eu acho que lhe falta mesmo é treino, suor e inovação.
Alguns apontamentos:
· O Botafogo jogou no Engenhão? – Parece, mas não, foi em Los Larios.
· O Botafogo corre? – Não, anda.
· O Botafogo contra-ataca? – Não, chuta para a frente em direção à área adversária solicitando uma cabeça alvinegra que ainda lá não chegou.
· O Botafogo faz passes? – Não, toca a bola cegamente na esperança que não apareça nenhuma perna adversária pelo caminho – o que quase sempre acontece.
· O Botafogo joga em 4-4-2 ou em 4-3-3 (Caio, Herrera, Loco), esquemas para os quais os seus atletas estão mais talhados? Não, joga em 3-5-2 sem laterais à altura da opção.
· Renato Cajá é aquele de quem o Botafogo quis prescindir e Joel Santana pediu à diretoria para o manter? Alguém o viu?
· Loco Abreu diz que se preparou durante as férias para estar em forma desde o primeiro jogo? Alguém o viu realmente até aparecer para converter uma grande penalidade?
· Será que o campeonato vai ser apenas isto, ou é somente falta de treino depois dos já longínquos doces do Natal?
· Sério: jogou-se futebol mesmo? E foi no dito campeonato mais charmoso do país do futebol?...
· Se alguém respondeu ‘sim’, bem… pois… claro… a propósito, quando é que chegam Herrera, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo, Arévalo Ríos e Maicosuel?...
· Vai o Botafogo priorizar, finalmente, a Copa do Brasil, ou o ‘Rei do Rio’ prefere o seu 9º campeonato carioca? Temo que seja esta última a sua opção…
· Finalmente… quando é que o Botafogo se impõe e barra definitivamente o execrável árbitro do jogo de hoje? [Atleta caxiense que provocou a grande penalidade: "Senti um toque do braço dele, na passada. Dentro da área não tem como continuar, e eu resolvi cair."]
· E finalmente ainda… quando é que o Botafogo suprime a camisa 7 da sua equipa e a coloca para sempre numa redoma estrelada, evitando o seu desvirtuamento por pseudo-jogadores de futebol?
Valha-nos os três pontos. Até ao próximo jogo do campeonato de não-futebol…
FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x1 Duque de Caxias
» Gols: Somália, aos 42 minutos do primeiro tempo; Loco Abreu, aos 33, Caio, aos 36 minutos do segundo tempo
» Competição:
» Data: 20.01.2011
» Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).
» Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (o ‘execrável’); auxiliares: Lilian da Silva Fernandes e Andréa Izaura Maffra
» Disciplina: cartão amarelo – João Filipe, Marcelo Mattos, Loco Abreu (Botafogo); Somália, Antônio, Lenílson, Marlon, Lenon, Lucão (Duque de Caxias)
» Botafogo: Jefferson, João Filipe (Alex), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Somália (Alessandro), Renato Cajá e Guilherme (Bruno); Caio e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Duque de Caxias: Erivelton, Lucão, Fábio Braz e Marlon; Juninho (Dudu), Antônio (Vítor), Lenon, Lenílson e Ari; Geovane Maranhão (Felipe Canavan) e Somália. Técnico: Arthur Bernardes.
Foto: Fernando Soutello – Ag. Estado
13 comentários:
Início de temporada é assim mesmo. O adversário de hoje vinha treinando à mais tempo que o Botafogo, então teremos que aguardar algumas rodadas até o time engrenar. Ainda teremos a participação do grande volante uruguaio Arévalo e o excelente lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que darão muita qualidade à equipe. Valeu pela garra e a reação. Provavelmente para Domingo o time estará mais arrumado.
Apesar da péssima partida e da falta total de entrosamento, foi uma boa estréia de Lucas(aliás, no lance do penalti, o atacante do D.Caxias confessou haver se jogado). Mas, o Joel achou um jeito de desloca-lo para a esquerda (onde também se saiu bem) e promover a volta do abominável Alessandro!
Assim eu não aguento!
Abraços alvinegros!
Fogão parabéns de pé direito e com vitória.
uhuuuu
Pois, Aurélio, por isso é que eu perguntei quando chegam os outros, porque com estes, e neste estado de lentidão, não me parece nada bom sinal. Eu admitiria que no início do ano as coisas não estão muito entrosadas, mas o problema é que o estilo d ejogo é rigorosamente o memso dos 17 ou 18 empates que fizemos no brasileirão...
Abraços Gloriosos!
Com o devido respeito ao treinador campeão, eu acho que ele se esgotou, Leonel...
O Lucas não foi mal, mas também não achei nada de especial. Penso é que estávamos tão mal habituados ao horrendo Alessandro que achamos este muito melhor. Veremos. Ele também abriu buracos atrás de si...
Confesso que apesar da péssima pontaria costumeira, hoje foi o caio quem mais jogou, apesar d eestar isolado com o Loco Abreu porque não temos meio campo...
Abraços Gloriosos!
Como eu gostava de poder ser assim otimista, Clau! Seria bom sinal para a nossa equipa!...
Beijuhuuuus Gloriosos!
Estou cá me baseando em boa parte do que vi nos "melhores momentos". Acreditas que passei nervoso com este time com mensagens de celular? Estava acompanhando minha mãe no hospital e um amigo meu me atualizava sobre o que ocorria no jogo. Soube que o DC abriu o placar e só fiquei sabendo da virada no final da partida.
hahahhaha
Imaginemos este time com Arevalo, Marcelo Mattos, Maicossuel e Everton..
Aurélio, eu não levo grande fé no Everton. Torço mais por ver em forma o Fábio Ferreira (mediano), o Herrera (mediano), o Márcio Azevedo (talvez razoável +), o Maicosuel (talvez bom), o Ríos (talvez bom).
Porém, o time joga há muitos meses baseado na retranca e no chutão para a frente. Tem sido isso. Tanto no jogo de hoje como nos dos últimos meses. É preocupante, porque a minha esperança seria uma boa preparação agora para estarmos em forma na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. O Carioca não interessa para nada, porque a grande desforra e a evitação do tetra dos cathartiformes conseguimos o ano passado.
Abraços Gloriosos!
Rui, começamos assim sempre.
Nada de diferente. Seremos BI.
Como no ano passado, não vi o primeiro jogo. Embora seja feriado no Rio, trabalho em Nova Iguaçu e por lá é dia de trabalho normal.
Ao menos conte um gol na artilharia de Abreu e Caio.
O primeiro sei que fará mais, mas o segundo...
Podia ser pior. O Fahel não jogou.
Saudações
Axlace
Rui,
Após os 15 minutos passei uma mensagem para o Fabio e o Rodrigo falando sobre treinamento. Quanto mais o time fica parado, retorna pior.
Temo pela declaração do Loco ao final da partida. Claro que falou o que a maioria pensa sobre a lenda.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Grande perspetiva, Mauro: o Fahel não jogou! (rs)
Será assim todos os anos, Mauro, mas por isso mesmo cansa. Cansa-me muito a falta de qualidade e a insistência precisamente nos mesmos erros, como se as mentes fossem imbecis para as correções devidas e não mentes inteligentes como todas teoricamente são.
Abraços Gloriosos!
Gil, penso o mesmo. Quanto mais parado para treinar, pior fica o time. Creio que o Joel relaxa muito e gosta mais da boa vida de ser ensaboado pelos outros como o 'rei do rio'. Infelizmente, porque ele poderia fazer bem melhor do que faz. Qualquer treinador aceitável consegue criar um meio campo, que não temos há meses.
Quanto ao Loco, acho que não agiu bem devido à declaração ser pública. Vamos ver como as coisas evoluem, mas agora ficou ainda mais marcado pelo Joel. Em todo o caso, continua a mostrar que - apesar de em minha opinião ser tecnicamente mediano - é a cabeça brilhante da equipa. Creio que é o jogador mais interesante, enquanto pessoa, das ultimas décadas.
É muito lento e confesso que não gosto do seu estilo d ejogo, mas é inteligente e ídolo. E isso também conta.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário