quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jogos inesquecíveis: Botafogo 1x1 Santos


A decisão do Campeonato Brasileiro de 1995 colocou frente a frente os lendários Botafogo e Santos, duas equipas que haviam realizado grandes duelos no passado, mas que nunca haviam vencido o campeonato brasileiro na sua versão moderna.

Os dois alvinegros atingiram a final após campanhas idênticas, mas o Santos, contabilizando mais uma vitória do que o Botafogo no decorrer da competição, tinha a vantagem de realizar a última partida em São Paulo, além de precisar de jogar apenas por dois empates.

Tal vantagem, porém, desapareceu logo na primeira partida, ocorrida no Maracanã, porque o Botafogo venceu por 2x1 e bastava-lhe o empate na segunda mão. Os santistas estavam absolutamente convencidos de que a vitória era garantida e entraram ‘soberbos’ para a emocionante final de 17 de Dezembro de 1995.

O Santos de Giovanni precisava da vitória no Estádio do Pacaembú, mas os cariocas tinham uma arma inegavelmente em grande forma – o artilheiro Túlio ‘Maravilha’. E foi com Túlio que o Botafogo, após vencer no Maracanã, chegou novamente ao primeiro gol em solo paulista.

Túlio recebeu uma bola cruzada por Sérgio Manoel, em cobrança de falta, e tocou para o fundo das redes, embora estivesse impedido. O resultado de 1x0 dava uma boa vantagem ao Botafogo de Paulo Autuori.

O técnico fez o clube recuar e passou a explorar os contra-ataques. O Santos, por sua vez, não tinha outra alternativa senão atacar e atacar. A pressão deu resultado, porque no primeiro minuto da segunda etapa, os paulistas conseguiram o empate – em outro gol irregular. Efetivamente, Capixaba ajeitou a bola com a mão antes de a tocar para Marcelo Passos empatar a partida.

Entretanto, o Botafogo aguentou a pressão santista e pode comemorar o título de campeão brasileiro numa festa que se estendeu por todo o país, com especial destaque para o Rio de Janeiro.

Túlio ‘Maravilha’, o artilheiro da competição com 23 gols e estrela maior do Glorioso, foi sem dúvida o grande nome de tão importante conquista.


Ficha técnica do 1º jogo:

BOTAFOGO 2x1 SANTOS
» Gols: Wilson Gottardo e Túlio (Botafogo); Giovanni (Santos)
» Competição: Campeonato Brasaileiro
» Data: 14.12.1995
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Público: 53.668 espectadores
» Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
» Botafogo: Wágner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva (Iranildo); Jamir, Leandro, Beto e Sérgio Manoel; Donizete Pantera (Moisés) e Túlio. Técnico:Paulo Autuori.
» Santos: Edinho; Vágner, Narciso, Marquinhos Capixaba e Marcos Paulo; Gallo, Carlinhos e Marcelo Passos; Giovanni, Jamelli (Macedo) e Robert (Camanducaia). Técnico: Cabralzinho.

Ficha técnica do 2º jogo:

BOTAFOGO 1x1 SANTOS
» Gols: Túlio 24’ (Botafogo); Marcelo Passos 46’ (Santos)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 17.12.1995
» Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo
» Renda: R$ 697.520,00
» Público: 28.488 espectadores
» Árbitro: Márcio Rezende de Freitas
» Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva (Moisés); Leandro Ávila, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete e Túlio. Técnico: Paulo Autuori.
» Santos: Edinho, Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso e Marcos Adriano; Carlinhos, Marcelo Passos, Giovanni e Robert (Macedo); Camanducaia e Jamelli. Técnico: Cabralzinho.

Os campeões:

Sebastião Wagner de Souza e Silva, 26 jogos; Marcelo Gonçalves Costa Lopes, 26; Sérgio Manoel Júnior, 25; Túlio Humberto Pereira Costa, 25; Jamir Adriano Paz Gomes, 24; Joubert Araújo Martins (Beto), 24; Osmar Donizete Cândido, 24; Wilson Roberto Gottardo, 23; Wilson Pereira Carvalho (Wilson Goiano), 22; André Silva Gomes, 19; Leandro Coronas Ávila, 19; Moisés do Nascimento Monteiro, 17; Iranildo Hermínio Ferreira, 17; Marcelo Alves Damasceno, 14; Francisco Narcízio Abreu de Lima, 12; Carlos Augusto Garcia Braga (Guto), 9; Dauri de Amorim, 7; Cristiano Grotto, 7; Eliomar dos Santos Rosa, 4; Márcio Paraíso Theodoro, 3; Wilson Lopes Teixeira (Wilson Mineiro), 3; Júlio César Gouveia Vieira (Julinho), 3; Cláudio Trindade Farias, 1; Carlos Gibowski (Carlão), 1; Gustavo Juan Nikitiuk Bonifácio (Niki), 1. Técnico: Paulo Autuori de Mello.

Pesquisa de Rui Moura (Mundo Botafogo)
Súmulas de Pedro Varanda

6 comentários:

IBR FÉ ICAPUÍ disse...

Prezado Rui,
Sem dúvida inesquecível! Assisti às duas partidas finais pela TV, trancado - portas e janelas, sozinho no quarto. (Na fatídica final contra o flamengo recebi visita minutos antes de começar a partida. Deu no que deu!).
Vale a pena lembrar que o santos havia devolvido ao fluminense, no Pacaembú, uma goleada sofrida no maracanã pela semi-final, o que fez com que eles comemorassem a derrota por diferença mínima no primeiro jogo. Daí o excesso de confiança.
Eles choram até hoje, respaldados pela imprensa oficial que apenas cita o lance do gol do título, sem comentar as diversas irregularidades, contra o Botafogo, cometidas pela arbitragem.
Vencemos contra tudo e todos. Eramos nós botafoguenses contra todas as outras torcidas e imprensa que "adotaram" o Santos naquela disputa. Um gostinho especial.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ruy Moura disse...

Augusto, além das diversas trepolias das arbitragens, deve-se realçar o gol legítimo anulado a Túlio no Maracanã, seria 3x1.

Teremos muito que suar se quisermos ganhar mais algum campeonato brasileiro nos próximos dez anos...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pedro, vou publicar a sfinais em artigo com o seu nome.

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

ANO INESQUECÍVEL....A CADA JOGO O BOTAFOGO DESLUMBRAVA, UM TIME DE ALMA E GARRA, LAMENTÁVEL QUE DESMONTARAM O ELENCO PARA A DISPUTA DA LIBERTADORES EM 1996.


Ruy Moura disse...

Talvez intelectualmente o mais brilhante dirigente botafoguense d etodos os tempos, Augusto Frederico Schmidt disse para Santiago Dantas: "O Botafogo tem a vocação do erro".

Grande lucidez, não foi?

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...