terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Voz de Loco Abreu

Não estou aqui para esconder que eu e Joel não temos uma conversa muito fluente, mas temos muito respeito um pelo outro e admiro seu trabalho. (…) Queria também esclarecer que coloquei e coloco o meu posto à disposição do clube e de sua direção se acham que de alguma forma possa estar errado e atrapalhando. Quero muito permanecer. Me sinto bem no Botafogo e aqui fui bem acolhido. Quero vencer, mas se a minha personalidade e forma de pensar estiverem incomodando, prefiro mudar de ares, mais uma vez reafirmando respeito e gratidão pela direção, companheiros, comissão técnica, funcionários e torcida botafoguense.”El Loco Abreu, ídolo botafoguense.

Manifestei a minha absoluta concordância com o conteúdo das declarações de Loco Abreu após o jogo contra o Duque de Caxias, mas acrescentei considerar inoportuno que tais declarações fossem públicas e não privadas, porque quando fazemos parte de uma ‘equipa’ as coisas devem ser discutidas dentro e não fora. É um ponto de honra do qual jamais prescindirei em qualquer equipa na qual eu seja ou não líder.

No entanto, tenho que voltar ao assunto face às novas declarações de Abreu (excertos acima). Diversas vezes manifestei que não considero Louco Abreu um craque, nem sequer gosto do seu futebol lento e do seu modo desajeitado a jogar, mas conseguiu ser o ídolo pelo qual o Botafogo tanto ansiava desde Túlio ‘Maravilha’.

Porém, melhor do que ser ídolo, realço a inteligência da pessoa Loco Abreu e a sua grande capacidade de evidenciar assertividade e liberdade pessoal face às coisas do mundo. Os excertos acima mencionados poderiam ter sido escritos por mim, sempre capaz de prescindir de cargos e privilégios, nunca preso a medos e submissões, exigindo respeito dos outros e respeitando-os, evitando as falsas modéstias e assumindo as coisas de que me orgulho ser e saber.

Na ofensiva no domingo, passou à defensiva quando Joel tomou a ofensiva e agora tomou novamente as rédeas ofensivas de uma forma assertiva e subtil. Notável, tratando-se de um jogador de futebol.

Considero o atleta Loco Abreu, enquanto pessoa, na sua assertividade e liberdade, na sua capacidade de imodéstia e de orgulho quando o assunto é a sua profissão, o sujeito com quem mais me identifiquei de entre todos os futebolistas botafoguenses de hoje e de ontem.

A sua clareza ao dizer que respeita o trabalho de Joel Santana, mas que entre eles há poucas falas, é outra declaração extraordinária, porque é verdadeira e não podia suceder de outra forma, pela simples razão que enquanto Joel Santana é um autocrata paternalista, Loco Abreu é um democrata vanguardista.

São duas visões radicalmente opostas de ver o mundo e viver a vida. Nunca fui verdadeiramente fã de nenhum futebolista botafoguense nas últimas décadas, porque fica sempre a faltar o lado da qualidade intelectual, mas confesso que me tornei fã incondicional de Loco Abreu.

17 comentários:

Anónimo disse...

POIS IRMÃO SOU OUTRO A ESTAR NA FILA COMO FÃ INCONDICIONAL DE LOCO ABREU

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Rodrigo Federman disse...

Maravilha, Rui! Maravilha!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Irmão Marcos, companheiro Rodrigo, só espero que o nosso amigo Aurélio não tenha razão quando admite ser possível que o Loco esteja fazendo esta cena para forçar a saída. Creem nisso?...

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

amigo,
você é craque nesse negócio de escrever.

abraço

Anderson Silva disse...

Rui, a gente que acompanha o futebol e esta por dentro da realidade, sabe que isso eh bem possivel. Acabou o romantismo no futebol, faz tempo. Nao ponho minha mao no fogo por ele nao (nem por ninguem).

SAN

Anónimo disse...

Ano que vem: Rui Moura para presidente e Loco Abreu para técnico.

Ruy Moura disse...

Escrever é uma paixão, Snoopy. O papiro foi uma das maiores invenções da humanidade.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Estou de acordo, Anderson, mas porque é que a comunicação social só fala de clubes interessados em LA desde as suas declarações de domingo, e não antes delas?

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Boa, Igor. Vamos começar a fazer campanha?... (rsrsrs)

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,

Por isso que sou fã incondicional do Loco e de Rui Moura e o Mundo Botafogo!
Sabes que aprendi e não "preso a medos e submissões, exigindo respeito dos outros e respeitando-os".

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Gil, todas as vezes que tive medo na juventude, fiz asneira. Um dia aprendi a não ter medo e fiquei intrépido para sempre. Pode parecer estranho, mas o risco, a ousadia, a coragem, dão muito melhires resultados que o medo, a covardia e a submissão.

Sem medo conseguimos coisas fantásticas que de outro modo seria impossível obter. Com coragem e assertividade projetamo-nos naquilo que realmente desejamos ser. E conseguimos.

Ousar criar, ousar vencer! - Soa bem, não soa?

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Perfeito texto Rui, concordo e assino em baixo!

Iram Santos.

Ruy Moura disse...

Certo, Iram. Abraços Gloriosos!

Igor T. disse...

Presidente Rui, não me pilhe que começarei as barricadas.

Ruy Moura disse...

Grande determinação, Igor. Às armas! (rs)

Abraços Gloriosos!

Lewis Kharms disse...

Obrigado, Rui.

Tenho certeza que você deduz que não ando escrevendo porque minha agenda não permite. E mesmo que permitisse, acredito que eu não conseguiria expressar da maneira como este texto exprime o que penso e sinto, a ponto de, se fosse eu o editor do Mundo, não tiraria e nem incluiria uma vírgula sequer.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Sei disso, Luiz. Mas é uma pena que não disponhas de tempo, porque as tuas publicações são muito interessantes.

Gentil como sempre és, agradeço-te a deferência.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...