Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)
Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...

-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, c...
3 comentários:
Prezado Ruy,
procurando informações sobre o Clube de Regatas Botafogo, leio que o clube foi fundado com a participação de membros do Clube Guanabarense (inclusive achei essa informação aqui, nesse espaço).
Porém, ao querer saber mais sobre esse clube, não obtive nenhum êxito.
Sendo assim, gostaria de saber se você tem alguma informação sobre esse clube, presente na história no nosso glorioso amor. Esse clube pertencia ao bairro de Botafogo? Tem alguma ligação com o atual Clube de Regatas Guanabara, que também é situado no bairro?
Um abraço.
Saudações botafoguenses.
Thiago Hildebrandt.
Amigo Thiago, tudo indica que são clubes diferentes com datas de fundação diferentes. O Guanabarense foi fundado em 1874 e o Guanabara em 1899.
Veja estes sítios, que me parecem interessantes para confirmar serem clubes diferentes:
http://www.crguanabara.com.br/home/pt/nossahistoria.html
http://www.remolivre.com/historia_frerj.html
http://www.remolivre.com/100_anos_de_frerj.html
Nunca explorei a história do Guanabarense. Talvez apareça algo em sítios de remo. Mas creio que a nossa ligação aquele clube foi apenas pela dissidência dos remadores que lutavam contra as apostas no remo. Contudo, o clube seria muito erudito, porque publicou uma obra sobre o centenário da morte de Marquês de Pombal e fez regatas pelo tricentenário da morte de Luiz de Camões. E conseguia levar à sua tribuna de regatas o Imperador D. Pedro II.
Contudo, existe uma fonte sempre adequada, embora certamente muito exigente em termos de pesquisa e de tempo: os jornais da época acessíveis através de Biblioteca.
Abraços Gloriosos!
Ok, Ruy. Muito obrigado pelas informações e pelas recomendações. Quando puder, irei à Biblioteca Nacional por hobby, para matar essa minha curiosidade.
Aliás, sobre o livro, fui ao lançamento na sede e tinha dezenas de torcedores prestigiando, mais pessoas da imprensa (umas três ou quatro fazendo a cobertura, com Globo/Sportv e Fox Sports entre elas).
Um abraço.
Saudações botafoguenses.
Thiago Hildebrandt.
Enviar um comentário