terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Manequinho aplaude (38)


“Garrincha foi a maior figura do jogo, a maior figura da Copa do Mundo e, vamos admitir a verdade última e exasperada: a maior figura do futebol brasileiro desde Pedro Álvares Cabral.” – Nelson Rodrigues, escritor, depois do Brasil x Chile do Mundial de 1962.

6 comentários:

Botafoguense Clássico disse...

Meu amigo luso-botafoguense, tem mais uma do Nelson que gostaria de compartilhar contigo. Fala do Botafogo e também dos tempos idos.

"O assassinato do sanduíche" - Manchete Esportiva 10/11/1955

"Comparada às outras tribunas de imprensa – a do Botafogo tem um luxo asiático de consultório de psicanalista. Vi colegas perplexos, desconfiados e, mesmo, temerosos. Mas não foi só. Ouve mais: - ouve champanha, houve guaraná, biscoitos e sanduíches. Num ambiente cordialíssimo, confraternizaram jornalistas e paredros. Em dado momento, irrompe um garçom irrepreensível, com uma bandeja de sanduíches. Aceito um deles. Vejam vocês: - o sanduíche desencadeou em mim um processo proustiano. Recuei no tempo e vi-me a comer outro sanduíche, há 30 anos, num campo de futebol, também. Naquele tempo, certos clubes ofereciam, uma vez por outra, um lanche à imprensa nos intervalos de jogo. Hoje, o cronista esportivo conquistou um nível social e econômico vertiginoso. Pode olhar um mísero, um franciscano sanduíche com um desperzo de rajá. Naquela época era diferente: - o repórter especializado andava de taioba e morria fisicamente de fome. Daí o sucesso dos lanches que o Bangu, o Andaraí e outros clubes proporcionavam.

Vejam o abismo entre as duas épocas: - ontem, no Botafogo, os sanduíches circulavam nas bandejas, intactos e impunes; mas em 1920 nenhum sanduíche poderia aparecer, num reservado de imprensa, sem perigo de vida. Era acometido por todos os lados, sumariamente. Os biscoitos, também, e qualquer espécie de comestível. Pois bem: - no tal jogo antediluviano, houve o lanche. Vi um dos meus colegas arremessar-se, derrubando cadeiras, devastando mesas, ceifando pessoas; vi, ainda, quando ele agarrou um sanduíche ou, por outra, agrediu um sanduíche. Mas a simples agressão ainda não foi tudo. Houve mais: - houve um verdadeiro assassinato de sanduíche. Não existia, ali, nenhum guaraná. Do contrário, o confrade teria engolido a garrafa, com chapinha e tudo, qual um elefante de circo."

fonte: http://migre.me/ckrhz

Ruy Moura disse...

Muito bom, meu amigo! No tempo em que havia cronistas desportivos e não apenas narradores funcionalmente analfabetos e culturalmente inúteis como há hoje.

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Rui. Foram estes tipos de crônicas, feitos por não botafoguenses, que lançaram a ira dos catartídeos contra nós. Loris

Anónimo disse...

Prezado Irmão
Ainda em luta com dados e textos finalmente lhe comunico que o lançamento do livro do Botafogo nos Campeonatos Cariocas - 1906/2013 - será lançado em brasília em Setembro durante o Feijão do Fogão.
Haverá ainda uma pequena probabilidade de que o Clássico Vovô também seja lançado na mesma época, livro que escrevo em parceria com um grande amigo tricolor Ricardo Ayres.
Espero que em 2013 possamos ter um time de verdade que honre as cores e o manto alvinegro.Que possamos ter um treinador de verdade - acho que o O2 já era - e que a diretoria possa finalmente apresentar um projeto sério e que cumpra a risca o mesmo.Volto a dizer ficaria muito feliz se tivermos um elenco que saiba honrar o manto sagrado, que transpire luta e dedicação, que transforme a dor em vitória e que na derrota saiba achar os erros e corrigir no dia seguinte.
Feliz daquele que tem uma estrela como símbolo.
Eternamente

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

É verdade, Loris. É que além da nossa qualidade, havia o reconhecimento da nossa qualidade pela voz e pela pena dos melhores cronistas que não eram botafoguenses. E acrescia, ainda, a enorme qualidade dos nossos cronistas também.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Boas novidades, Irmão.

Quanto ao OO, já era, mas parece que ainda vai ser... Saiu todo o mundo: André Silva, Anderson Barros, Maíra Ruas, Departamento Médico, etc. Espero que para melhor. Só o sargento zero-zero é que parece que fica. Não é bom sinal.

A esperança é a última que morre e a fé é eterna...

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...