domingo, 8 de dezembro de 2013

Botafogo 3x0 Criciúma


Para fechar o campeonato e para variar, o Botafogo rubricou uma boa exibição contra um adversário a lutar para não descer de divisão e assegurou o 4º lugar que lhe pode dar acesso à Taça Libertadores das Américas – e que pese embora todas as vicissitudes, foi o melhor lugar obtido desde 1995.

Se a Ponte Preta perder a final para o Lanús, o Botafogo vai à Libertadores 18 anos após a sua última presença. Naturalmente que apesar dos muitos resultados pífios, principalmente da responsabilidade do treinador, o 4º lugar traz alguma alegria aos botafoguenses, porém…

Porém, só vale a pena ir à Libertadores para não fazer má figura nem tomar novo vexame como em 2007 contra o River Plate na Argentina. E só vale a pena lá ir se o treinador atual for embora e se o presidente decidir ser honesto com o clube e os botafoguenses reforçando o time que ele desmembrou no 1º semestre deste ano. E é fundamental, também, não se apostar no campeonato carioca, mas na própria Libertadores, fazendo uma temporada de preparação séria e compenetrada do objetivo que, em meu entender, seria chegar à final – em que qualquer time pode vencer.


Umas breves palavras sobre este final de campeonato:

»»» Diz-se que o campeonato brasileiro é o mais competitivo do mundo, mas eu não concordo. O Brasileirão é apenas o campeonato mais animado do mundo pela incerteza permanente dos seus resultados e da performance dos seus grandes clubes. Estas linhas vêm a propósito de que certamente jamais algum clube dos países onde se joga futebol a sério foi campeão nacional num ano e despromovido, em campo, à 2ª divisão, no ano seguinte. É a prova final e cabal de que os clubes brasileiros não têm consistência e estão muito longe de se mostrarem com regularidade ante os seus adeptos (refiro-me aos ‘12 grandes’).

»»» Lamento a 2ª descida do Vasco da Gama em tão pouco tempo, que pode começar a significar uma descida aos infernos se não for encontrada uma direção capaz de resgatar o clube de tão desastrosas descidas.

»»» A descida do Fluminense vai finalmente repor a verdade desportiva tão maltratada pelos cartolas que promoveram o Fluminense da 3ª à 1ª divisão – coisa que certamente também jamais aconteceu com algum clube dos países onde se joga futebol a sério.

»»» Embora contente com o 4º lugar, se der acesso à Libertadores, não estou satisfeito nem feliz. Maurício Assumpção com o desmanche que fez e Oswaldo Oliveira com a sua incompetência e arrogância, desbarataram um ano em que o Botafogo seria, no mínimo, vice-campeão nacional com consistência.

»»» Retrato-me das minhas últimas observações: apesar de ter acertado na dupla Cruzeiro campeão e Grêmio vice-campeão, que preconizei há mais de dois meses, errei ao pensar – e escrever – que acabaríamos na 6ª posição atrás de Goiás e Atlético Mineiro, mas os outros times também foram tão incertos e ruins que apesar das nossas inúmeras fraquezas ainda chegámos em 4º lugar.

Para 2014, só um desejo: se a Libertadores se confirmar, que se monte um time capaz e se contrate um treinador competente - Tite, de preferência. Desejo, francamente, ver Oswaldo Oliveira e Jenifer Setti muitíssimo longe do Botafogo – coitado do Santos se se confirmar!

Confesso que estou farto do marasmo dos nossos times ano após ano, vendendo ilusões e colhendo frustrações. Julgo que é ABSOLUTA OBRIGAÇÃO desta diretoria montar um time competitivo se disputarmos a Libertadores.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x0 Criciúma
» Gols: Lodeiro, aos 9’, Elias, aos 67’ e Seedorf, aos 87’
» Competição:
» Data: 08.12.2013
» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 28.340 pagantes
» Rtenda: R$ 522.105,00
» Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP); Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Pablo Costa (MG)
» Disciplina: cartão amarelo – Rafael Marques (Botafogo); Ewerton Pascoa, João Vitor e  Serginho (Criciúma); cartão vermelho – João Vitor (Criciúma)
» Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Gabriel, Renato, Seedorf (Hyuri), Lodeiro e Rafael Marques (Lima); Elias (Bruno Mendes). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Criciúma: Gallato, Sueliton, Ewerton Páscoa, Matheus Ferraz e Marlon; Bruno Renan, Serginho (Luizinho Mello), João Vitor e Ricardinho (Leandro Brasília); Lins e Wellington Paulista (Douglas). Técnico: Argel Fucks.

6 comentários:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Amigo Rui:
Por que o Botafogo não jogou assim contra Ponte Preta, Bahia e em tantos outros jogos em que perdeu ou empatou, por sua incompetência?

Por que a torcida não apoiou durante tantos outros jogos?]

Bela atuação, de todos.
Espero que estejamos mesmo na Libertadores, com o mínimo de bom planejamento e de preferência, sem Oswaldo;

Estou chocado com a violência no jogo do Vasco. O certo seria os dois times perder pontos, como prevê o STJD;

Por fim, bem-feito para o Fluminense. Clube corrupto, desonesto, calhorda e que mereceu cair. Que não volte tão cedo para a série A.

Abraços e comentemos aqui o jogo de quarta, que, se der tudo certo, estaremos na Libertadores.

Ruy Moura disse...

Amigo Aurélio, é por isso que, apesar da classificação, que ainda depende de um clube estrangeiro (!), não estou feliz. Este ano doeu-me muito e nunca me senti taõ longe do time.

Além dos inaceitáveis pontos perdidos em diversos jogos, a sobranceria de alguns atletas, a arrogância do treinador e a hipocrisia do presidente são coisas que não engulo com facilidade.

Tenho io mesmo sentimento relativamente ao fluminense. Em certos aspetos consegue ser pior do que o flamengo.

Se o Atlético perdesse os pontos teríamos o pódia e a garantia da Libertadores. Em 3º eu já ficaria satisfeito, mas em 4º não.

Abraços Gloriosos!

Sergio Di Sabbato disse...

Se o brasil fosse um pais sério, com certeza o Atlético Paranaense perderia no mínimo 3 pontos. Mas como o brasil não é um país sério, onde grassa a safadeza então nada vai acontecer. Sobre o Botafogo, sinceramente, apesar da vitória estou cansado do que fazem com esse clube e não estou nem um pouco empolgado com a possibilidade do Botafogo ir a Libertadores, muito embora eu tenha escrito no Cantinho Botafoguense que se for será campeão. Infelizmente esses campeonatos no brasil me cheiram a podridão, mas parece que apesar de tudo os tricoletes vão pagar o que estavam devendo. E, se existisse justiça, muito em breve o clube mais nojento do mundo também iria para a segunda divisão e a nefasta rede que vendeu e aliena o país teria a sua justa pena. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Nem mais, Sérgio. O flamengo está devendo á segunda divisão pelo menos em duas ocasiõers em que as arbitragens os safaram.

A probabilidade de o Atl. Paranaense perder os três pontos acho que é grande. E se assim for o Botafogo é terceiro colocado e aí já fico mais satisfeito comn a classificação final.

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,

Fui ao estádio com a filha e encontrei o Luiz DoCarmo!
Saímos do estádio com a sensação do "SE"!
SE jogasse sempre assim!
SE não perdesse para Ponte, Bahia e empatasse com Portuguesa no Maracanã!
SE não cedesse tantos empates nos últimos minutos no mesmo Maracanã!
SE tivesse jogado 50% do futebol apresentado ontem, ganharíamos do esgoto da Gávea na copa do Brasil!

São tantos "SE" que temos uma única certeza! Se fossem menos, seríamos campeões!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Não sei se seríamos campeões. Luiz do Carmo previu que o Cruzeiro era o time que a CBF determinou que seria o campeão de 2013, e talvez por isso mesmo, enquanto disputamos o 1º lugar, os árbitros nos fizeram perder uns seis pontos descaradamente. Mas que seríamos vice-campeões à frente dos vulgares Grêmio e CAp, não tenho nenhuma dúvida.

Abnraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...