quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Voz de Tinga, voz de dignidade


Eu queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito contra esses atos racistas. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e classes.”

TINGA, atleta do Cruzeiro, após as manifestações racistas da torcida peruana, cuja origem é multiétnica, com um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, africanos, europeus e asiáticos, e que certamente não gostaria de ser tratada do mesmo modo pelos branquíssimos Islandeses, Noruegueses, Dinamarqueses ou Suecos, ou talvez até mesmo não gostasse de fazer parte da ‘solução final’ hitleriana…

GRANDE DECLARAÇÃO, TINGA!

FORA TODAS AS FORMAS DE HOMOFOBIA, XENOFOBIA E SEGREGAÇÃO RACIAL!

FORA TODAS AS MODALIDADES DE SEGREGAÇÃO  POLÍTICA, DE GÊNERO, DE RELIGIÃO, DE OPÇÃO SEXUAL, DE NACIONALIDADE!

6 comentários:

Unknown disse...

Na minha modéstia opinião o racismos, e todas as suas vertentes, é o maior sintoma que o processo civilizatório está longe do seu cume.

Ruy Moura disse...

Na minha modesta opinião está... longíssimo! Abraços Gloriosos, Ronau.

Unknown disse...

onde se lê modéstia, leia-se modesta. acho que a indignação tomou conta da minha "caneta".

Caro Rui, gostaria de pedir-lhe, mesmo sabendo que isso talvez fuja aos objetivos do blogguer: não deixe esse tema morrer facilmente.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Hoje postei novamente, Ronau. Posso alimentar mais um pouco, mas só consigo fazê-lo na 'correnteza' da imprensa. Se o tema esmorecer e o Mundo Botafogo se mantiver isolado na campanha a coisa fica fora de contexto...

É claro que eu gostaria de fazer imensas campanhas contra os energúmenos segregacionistas, mas tenho que as enquadrar no blogue, isto é, num contexto desportivo.

Abraços Gloriosos!

Marcos Celso disse...

Rui, em Portugal você observa um preconceito exacerbado aos brasileiros? Estou planejando uma viagem a Coimbra no ano que vem, mas tenho receio de algum tipo de perseguição / preconceito contra brasileiros.

Saudações alvinegras.

Ruy Moura disse...

Nem pense nisso, Marcos! Os portugueses sempre gostaram dos brasileiros. São bem tratados.

De resto, é evidente que há sempre idiotas em toda a parte do mundo que tratam mal os outros, mas esses não contam para nada. por exemplo, o Marcos nem calcula como há brasileiros que vêm ao blogue xingar Portugal, a minha família e eu prórpio. Com as piores ofensas. E sabe o que faço? Rio-me e... 'delete'.

Ademais, há muitos brasileiros em Portugal (creio ser a 2ª colônia de emigrantes em Portugal. Vêm cá muitos cantores e muitos futebolistas; ambos frequentam as televisões portuguesas. Muitos estão fazendo o doutorado, outros são engenheiros, dentistas, etc., e há ainda uma emigração que nos últimos anos trouxe brasileiros com menos formação acadêmica. Em Coimbra não sei se encontrará brasileiros de classe média, mas em Lisboa também há muitos brasileiros com empregos em cafés, restaurantes, etc. Isto é, encontra brasileiros de vários matizes por esse Portugal fora.

É bom lembrar que foi a colonização portuguesa que engendrou a mestiçagem. No Brasil como em África, os portugueses sentem-se em casa. Espero que o Marcos se sinta tão em casa como eu me sinto em casa no Brasil.

Os portugueses são tão hospitaleiros como os brasileiros - e são parecidos em muitíssimas coisas para além de uma língua comum e uma cultura muito próximas.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...