quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Zeballos: o 40º jogador do plantel


Caros leitores, o plantel do Botafogo atualmente é o seguinte:

Goleiros
Jefferson, Helton Leite, Andrey, Renan

Laterais direitos
Edílson, Lucas, Alex

Laterais esquerdos
Júlio César, Júnior César, Allano, Anderson, Renan Lemos

Zagueiros
Bolívar, Dória, André Bahia, Dankler, Mário Risso, Matheus

Volantes
Gabriel, Marcelo Mattos, Bolatti, Renato, Airton, Dedé, Fabiano, Rodrigo Souto, Sidney

Meias
Lodeiro, Jorge Wagner, Cidinho, Daniel, Gegê, Octávio, Ronny

Atacantes
Ferreyra, Wallyson, Zeballos, Henrique, Yguinho, André

Desde pelo menos 2006 (não tenho dados anteriores) o Botafogo possui 35 a 40 jogadores no plantel permanentemente.

Fui verificar os plantéis dos líderes dos melhores seis campeonatos europeus e anotei os seguintes jogadores por plantel:

25, Barcelona
26, Bayern München
25, Benfica
25, Chelsea
24, Juventus
25, Paris Saint-Germain

Fui um pouco mais longe e, selecionando o clube que na última década tem apresentado melhores resultados em campo, anotei 18 elementos na Comissão Técnica do Fútbol Club Barcelona. No nosso Botafogo de Futebol e Regatas anotei 37 elementos atualmente na Comissão Técnica.

Para não ser sempre eu a iniciar os comentários sobre as minhas próprias propostas de análise, quererá o leitor fazer um comentário sobre o assunto exposto? 

7 comentários:

Anónimo disse...

pode parecer idiotice minha, porem e se fizer a mesma pesquisa com os piores clubes dos campeonatos em questao?

Ruy Moura disse...

Não são universos comparáveis 'Botafogo' e 'piores desses campeonatos'. Para isso eu teria que comparar o flamengo (sem influêncas dos muitos árbitros amigos) com esses piores desses campeonatos para haver paralelismo e universalidade de comparação...

Abraços Gloriosos!

Daniel Pablo disse...

Cara Rui, acho que o Botafogo é tão qual as repartições públicas brasileiras, principalmente as municipais: é um cabide de empregos!

Isso fica claro quando lembramos da contratação de um jogador desconhecidíssimo que era reserva em divisões inferiores, mas que "coincidentemente" é parente do EH.

Os cartolas não estão interessados no melhor para clube, mas sim em lucrar o máximo possível e ajudar os amigos, por isso tantos jogadores (a maioria ruins) e muita gente na comissão técnica (igualmente incompetente, por isso tantas lesões e falta de preparo dos jogadores).

O único argumento razoável que poderia justificar um plantel tão grande seria a diferença do número de jogos, aqui tem mais partida que na Europa, mas isso cai por terra quando pegamos a escalação dos times e vemos que não há rodízio de atletas, que são os mesmos em quase todas as partidas, e só há mudanças em casos de suspensão e contusão.

Abraços !

Viva a Libertadores.

Abaixo o carioca!



Gil disse...

Rui,

E você só fez a contagem dos jogadores que estão no plantel!
Posso estar completamente equivocado, porém, na folha de pagamento o número deve ser muito superior a isso.
Lembro que muitos estão emprestados a custo zero (clube paga o salário) ou metade dos custos, ou seja, com 50% dos salários pago pelo clube.

Tempos atrás li que muitos dos emprestados voltaram por baixa produtividade e que estão em casa recebendo.

Depois do Montenegro, acho que o Mauricio será o presidente que mais aumentará as despesas e ações trabalhistas.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Roma disse...

Rui,

Talvez duas razões fundamentem esta diferença: o nosso calendário e o nosso território.

Times europeus de ponta costumam realizar pouco mais de 60 jogos por temporada, contra quase 80 dos nossos, considerando que ambos cheguem às finais dos torneios mais importantes disputados.

Outra questão é que a Espanha, para citar um país de grande dimensão territorial na Europa, é do tamanho de Minas Gerais. Ou seja, enquanto disputamos 38 rodadas do Brasileirão viajando do nordeste ao sul do país, nos nossos aeroportos, eles ficam passeando pelos bons aeroportos dentro da Espanha.

A mesma lógica pode ser aplicada quando se compara disputar uma Champions League com a nossa Libertadores. Mesmo que se viaje à Rússia vez por outra, nada cansa mais do que as atitudes bolivianas, as viagens ao México e aos nossos países hermanos.

Enfim, coisas do nosso atual futebol.

abraços, Roma

goesfogo disse...

Amigo Rui, o Botafogo desta atual administração virou um balcão de negócios, os empresários encabeçados pelo Eduardo Uran fazem a festa, quando iniciar o Campeonato Brasileiro passando algumas rodadas as vendas serão iniciadas e o desmonte do elenco se repetirá para a frustração da torcida. Quanto a inchada comissão técnica(37 profissionais, não passa de um grande cabide de emprego, são profissionais apadrinhados da Diretoria e Conselheiros, sendo a maioria de qualidade duvidosa.

Guilherme disse...

Caro Rui,
Concordo que temos um elenco e, principalmente, comissão técnica inchados, mas vejo motivos para termos mais jogadores que os grandes times europeus.
Além do calendário e as proporções geográficas já citados, não podemos esquecer que todos esse clubes europeus possuem um time B que disputa outras competições, e neste existem pelo menos outros vinte e poucos jogadores. Ocorrendo qualquer baixa no elenco como negociações (que ocorrem bem menos que aqui) e contusões (também ocorrem menos pelo número de jogos), os clubes podem facilmente recompor o elenco com jogadores do time B.

Não que eu discorde que esse número também esteja relacionado ao interesses de empresários e outras razões obscuras. Acho que um número próximo de 32 jogadores seria o ideal para clubes brasileiros.

Abraços e SA!!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...