sábado, 29 de novembro de 2014

Sporting 3x0 Vitória de Setúbal

Os goleadores do Sporting: Slimani (2) e Fredy Montero (1)

João Saldanha e muitos outros treinadores das décadas de 1960 e 1970 consideravam que a partir do momento em que os jogadores entravam em campo o assunto era com eles. Nunca concordei com tal ideia.

É função de um treinador fazer ‘leituras’ corretas durante os jogos e agir na medida do possível, isto é, segundo a qualidade do plantel ao seu dispor.

O que sucedeu sempre no futebol brasileiro é que os craques nasciam como formigas, eram muito criativos e, por isso mesmo, difíceis de orientar dada a sua capacidade de decidir partidas em jogadas de pura inspiração. Os treinadores encaixaram-se nessa realidade e o resultado é que muitíssimo poucos foram/são bons treinadores – nenhum dos cinco títulos de campeão do mundo se deve a treinadores, mas a craques absolutamente fora de série. Na verdade nunca houve uma ‘escola’ de treinadores brasileiros, bem visível na fraca qualidade tática do campeonato brasileiro e na ausência de treinadores brasileiros ao comando de equipes europeias.


Desde sempre acreditei no papel fulcral dos treinadores. E no futebol moderno altamente competitivo, cujos títulos geralmente são decididos nos pormenores, o treinador desempenha um papel fundamental.

Hoje viu-se isso novamente em Alvalade. Nos primeiros 25 minutos a bola não quis entrar na baliza adversário, batendo nos postes, e nos restantes 20 minutos o Vitória fez uma substituição para se encaixar no equipe leonina. E assim se chegou ao intervalo com o placar em branco, embora o Vitória não tenha tido nenhuma oportunidade de gol, limitando-se praticamente a defender e a gerir o resultado.

Na etapa final o Vitória fez duas substituições e foi envolvendo o Sporting gradualmente. Quando o jogo estava enrolado, já com 60’ de jogo, o treinador sportinguista fez duas substituições de uma assentada. Resultado: três minutos depois o Sporting ganhava por… 2x0!

E daí em diante foi gerir o jogo e carimbar o resultado final já com 93’ de jogo.

FICHA TÉCNICA
Sporting 3x0 Vitória de Setúbal
» Gols: Slimani, aos 62’ e 90’+3 e Fredy Montero, aos 63’
» Competição: Campeonato Português
» Data: 29.11.2014
» Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa
» Público: 34.009 presentes
» Árbitro: Artur Soares Dias (Porto); Rui Licínio e Bruno Rodrigues
» Disciplina: cartão amarelo – Maurício e Jefferson (Sporting); Paulo Tavares (Vitória de Setúbal)
» Sporting: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Paulo Oliveira e Jefferson; William Carvalho e Adrien Silva (João Mário); Nani, Fredy Montero (Carrillo) e Carlos Mané (Capel); Slimani. Técnico: Marco Silva.
» Vitória de Setúbal: Ricardo Baptista; Pedro Queirós Ericson) Frederico Venâncio, François e Hélder Cabral; Paulo Tavares, Advincula e João Schmidt (Pelkas); Zequinha, Miguel Pedro e Manú (Lupeta). Técnico: Domingos Paciência.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...