domingo, 23 de novembro de 2014

Voz proverbial

“Quem com porcos se mistura, farelo come.” – Provérbio.

Proposta alternativa do meu amigo Hangman, que acompanha o Mundo Botafogo desde o primeiro dia de edição:

Em se tratando da diretoria do Botafogo, acho melhor fazer uma adaptação: "Quem com porcos se mistura, caviar come."

18 comentários:

hangman disse...

Em se tratando da diretoria do Botafogo, acho melhor fazer uma adaptação:
“Quem com porcos se mistura, caviar come.”

Ruy Moura disse...

Muito bem! Já coloquei essa observação no topo.

Abs. Gloriosos.

Pedrin disse...

Como você é um homem inteligente, sabe que ouvir o outro é sempre importante, mesmo que seja uma opinião diferente da nossa. Daí, tomei a liberdade de lhe enviar a mensagem do Bebeto, que segue em partes visto que a caixa de comentários tem limite de palavras.
Enfatizo que ele é o sujeito que conheço que mais sabe das entranhas do clube. Acredito que a leitura dessa mensagem ajudará você a ter um melhor e mais profundo entendimento do que se passa no clube.
Abraço. Pedrin

Pedrin disse...

BEBETO DE FREITAS OPINA...
Parte 1 -
Venho sendo muito cobrado através das redes sociais e nas ruas acerca da posição que tomei em assinar a chapa encabeçada pelo Thiago. Apesar de na verdade, ao meu modo de ver, não haver uma oposição real, pois em todas as chapas há pessoas ligadas a atual administração.
As eleições no Botafogo sempre foram marcadas por intrigas, trocas de favores, entre outras coisas.
Foi através da insistência de amigos, um grupo de advogados, juízes e desembargadores que me dei por convencido de que a única maneira de tentar mudar, efetivamente, com o que arrebenta o Botafogo há 52 anos(modelo de gestão fechada) seria dentro do Conselho Deliberativo.
Portanto, insisto: a oposição que existe no Botafogo é a oposição ao próprio Botafogo. Saem prejudicados somente clube e torcedores.
Estranho que um dos candidatos e sua chapa tenham registrado compromisso em cartório, grupo este que apoiou a minha administração, ter sido o grupo que votou contra a minha proposta do torcedor passar a ter direito a voto.
Esse mesmo candidato me procurou recentemente querendo meu apoio a candidatura dele e querendo me apresentar à um deputado federal do partido ao qual ele era ligado. Será que teremos mais um que usa a visibilidade que o cargo de Presidente fornece para se auto promover e galgar cargos na esfera política? Porque é bem isso que acontece em várias instituições. As pessoas não entram nos lugares para servirem a instituição, mas sim para se servirem dela. Dá nisso. Corroem tudo.
Já um outro candidato esteve em minha casa acompanhado de um gordinho dizendo que o apoio deles era imprescindível na minha primeira candidatura, pois tinham "tudo" dos mal feitos das gestões anteriores. Vieram com uma lista pronta de quem comporia as comissões que o estatuto prevê, nome de Presidente do Conselho Fiscal e Deliberativo, que não por acaso, seria o próprio o gordinho. Essa dupla depois se tronou oposição a mim porque em reunião posterior, ninguém aprovou a proposta deles. Hoje eles estão na chapa da administração anterior a nossa. Mas e o " tudo" dos mal feitos ainda não veio a tona... Um outro candidato disse que deixou um legado ao clube por conta de eventos que promoveu, por ter estruturado o Marketing entre outras coisas. Ele só não contou que os recursos dos quais se valeu para deixar esse "legado" era o sangue do Botafogo. Eram os recursos que estavam programados para a administração do pagamento das dívidas.

Pedrin disse...

Parte 2 -
Ao candidato Thiago, faltou um rompimento mais contundente com a situação, mas sei que ele é um empresário competente o que muito me tranquiliza. Sendo essa a chapa vencedora me farei presente de volta ao clube dentro do Conselho Deliberativo e a minha primeira proposta será fazer uma auditoria completa com vistas a apuração de responsabilidades e a tomada das providências legais. As coisas não podem ficar assim, o dito pelo não dito. Tem que haver um levantamento sério. É urgente que se tire o Botafogo dessa desmoralização. Recuso -me a aceitar que esse seja o sexto falimento do clube quando havia recursos para saldar a dívida trabalhista e administração da dívida fiscal.
Quem não recorda a operação/63 quando o clube pegou um empréstimo de Um Milhão de Dólares sem poder pagar de volta? Depois 71/73 quando tivemos que nos desfazer de jogadores tri campeões do mundo pelo mesmo motivo? Depois 74/75, quando o clube ficou sem pagar salários por quase dois anos...O Botafogo foi se arrastando até 85 quando entrou o Maninho Viveiros de Castro, que com a ajuda de Luizinho Drumond passou a ter uma folga financeira. O Emil Pinheiro veio em seguida e comprava e pagava do seu próprio bolso os jogadores. Nos deu um título depois de 21 anos sem nada. Foi o maior patrocinador do Botafogo. Infelizmente, mas justamente, quando foi embora levou os jogadores que eram dele com ele. O Botafogo ficou muito mal acostumado. Esse foi o começo da descida ladeira abaixo na qual estamos até hoje. Não adiantaram os esforços feitos na nossa administração, pois em seguida a minha saída se interrompeu o trabalho que vinha sendo feito. Tiramos o Botafogo da segunda divisão, conseguimos as certidões negativas. Depois da nossa gestão, a atual administração perdeu a oportunidade de ganhar algum recurso com o Engenhão, quando o Maracanã esteve fechado. Enfim, não vou repetir tudo que já disse antes. Só não aguento mais do mesmo.
Por fim, o que veio a selar a minha decisão de apoiar esta chapa do Thiago foi a disponibilidade que apresentou o Sr. Durcésio Mello em ajudar o clube.
O Durcésio é um empresário independente, totalmente realizado, com prestígio pessoal por sua conduta vertical no meio profissional e social onde atua e frequenta. Gostaria muito de vê-lo a frente da Cia. Botafogo que foi uma companhia criada por um excepcional advogado, atuante em um dos melhores escritórios do Brasil e claro, Botafoguense.
Essa companhia foi muito útil ao Botafogo até que teve o seu conceito totalmente desvirtuado.

Pedrin disse...

Parte 3 - Final

Pretendo propor ao Conselho Deliberativo realizarmos o plano que entreguei em mão do Durcésio, que foi o projeto que norteou a minha gestão e que infelizmente não pode ser aplicado , pois somente depois do Timemania tivemos as certidões negativas necessárias, Não sei se era o melhor projeto, mas era o único.
Acredito no Durcésio porque ele não é mais do mesmo. Não esteve ligado em momento algum às politicagens do Botafogo.
Fico me perguntando o que um homem como ele pretende ao abraçar esse pesadelo que eles vão enfrentar? Sim, porque ele não precisa do Botafogo.
Espero que ele seja um catalizador de outros como ele para sanear o clube
Então, a solução é ter a cia Botafogo regularizada e funcionando separadamente do clube. O futebol é uma coisa e o clube, outra. O time de futebol não reflete a torcida e a paixão do botafoguense. O time do Botafogo reflete brigas, vaidades pessoais, ciumeiras tolas que ocorrem entre 400 pessoas que estão lá dentro do clube, talvez nem tanto.
General Severiano tem que estar forte para ter um time forte. Tendo suas ações voltadas para o aumento do colégio eleitoral do Botafogo.
Sendo essa chapa vitoriosa, coloco me a disposição.

Ruy Moura disse...

Pedrin, embora não nos conheçamos pessoalmente, V. é das pessoas que mais estimo e um leitor do Mundo Botafogo desde 1º dia.

Pessoalmente considero que nenhum dos 4 candidatos mostra estofo para o presidente que necessitamos, mas um será presidente.

Inicialmente Montenegro queria outra solução desde que a chapa que apoiasse lhe desse 58 lugares. Não houve entendimento, e como Montenegro não prescinde de influenciar (negativamente) o Botafogo lançou o Tiaguinho, com o diálogo espantoso revelado pelo próprio candidato. O candidato aceitou desde que tivesse Montenegro ao seu lado. Tem-no.

Eu não gosto de Montenegro, e quanto a mim todo o ouro em que ele põe a mão transforma-se em ‘porcaria’… Como se pode crer num língua de trapo, estupidamente emocional, que sai de uma reunião e garante à imprensa que o Botafogo vai entregar o Engenhão?!?!?!?!?!

Depois de Emil Pinheiro só conheci duas figuras capazes: Manoel Renha e Bebeto de Freitas. Manoel Renha seria o candidato natural em 2008, mas acovardou-se. Durante anos soube o que estava acontecendo ao Botafogo e só há dois meses veio à liça narrar como Assumpção destruía o Clube. Porém, concretamente, fez o quê para impedir? Quem, concretamente, fez o quê para impedir que o presidente-vampiro fizesse aquilo que todos nós sabemos que fez e cujos resultados foi a destruição do Clube?

Quanto ao Bebeto de Freitas, que na generalidade considero um sujeito capaz, também não foi suficientemente profissional nas suas funções. Recuperou o time de futebol, consolidou as finanças e relançou-nos, ficando com a grande conquista do Engenhão que, como sabemos, nem foi sobretudo devido a Bebeto que se ganhou a licitação. Bebeto fez inúmeros erros, entre os quais fazer aquela cena ridícula de Cuca se demitir depois de perder por culpa própria em Buenos Aires em 2007 e atacar os jogadores como tendo saltos altos. Secundado pelo eterno detonador Montenegro. Bebeto apoiou a panelinha de Cuca no vestiário e encobriu-o sempre. Depois contratou o inacreditável Mário Sérgio. Cuca detonou-o nas redes sociais. Ao fim de 9 dias MS demitiu-se e Cuca reassumiu as suas funções. Isso é uma gestão de lata! Um grande gestor não readmite um homem que se demitiu à 1ª emocionalidade e para salvar a pele, e logo a seguir quer retornar. Viu-se o resultado e como Cuca saiu pela porta baixa posteriormente. Depois foi a cena de 2008 ao lado de Cuca e Túlio, quando deveria ter movido influências e não se expor a público. A seguir – ou antes, já não me lembro – faz aquela cena do Estádio dos Aflitos, imprópria de um presidente. Mas pior foi a (com)gestão do Engenhão, que Bebeto não conseguiu fazer funcionar durante ano e meio! Concorreu à licitação em um consórcio (empresas americana e portuguesa), cujos integrantes administrariam o estádio e ele rompeu com eles. Quer dizer, ganha uma coisa com os seus parceiros e depois descarta-os. O resultado foi a ineficiência total do Engenhão nas mãos de outra companhia contratada por… Bebeto de Freitas!

Ruy Moura disse...

Agora Bebeto coloca-se ao lado do seu inimigo ‘ancestral’ Montenegro, que tem os tais 58 conselheiros a seu favor e a Chapa Azul tem a maioria dos conselheiros atuais. Montenegro dominando mais seis anos sob a presidência de um sujeito ao qual não reconheço estofo para presidente, e que em debate para atacar o Carlos Eduardo foi perguntou-lhe como é que ele poderia gerir o Botafogo morando em… Itaipava. Ora, Itaipava fica a uma hora do Rio de Janeiro, mas o Durcésio, eventualmente proposto para gerir a Companhia Botafogo, mora em… São Paulo! Ridícula presença de Tiago no debate. Ridículos os seus argumentos de ‘empresário da noite’ bem sucedido. Seria caso para perguntar também demagogicamente como é que podia gerir o Botafogo de dia trabalhando na noite…

Consta que Bebeto poderá assumir a gestão do Engenhão. Talvez. Mas não esquecer que todos os dirigentes do Botafogo rompem logo que lhes convém: Montenegro rompe com Bebeto, Bebeto rompe com o consórcio que ganhou o Engenhão, Assumpção rompe com o MCR à boca das urnas retirando-lhes os cargos prometidos, Renha foge literalmente às responsabilidades. Isto é, NÃO HÁ UM ÚNICO DIRIGENTE VERDADEIRAMENTE IMPOLUTO!

Há QUASES… Depois de Paulo Antônio Azeredo, justamente há 52 anos, como refere Bebeto de Freitas, não aparece um presidente da ‘abertura’. Nem a presidência de Bebeto foi de abertura visto que se incompatibilizou com todos da envolvente externa.

E essa lista Azul é o maior saco de gatos que já vi: Montenegro, Bebeto, Thiago, Mantuano, Rolim, Palmeiro, Renha…! Isto é, TODOS OS DO PASSADO ESTÃO NELA!!! TODOS OS RABOS PRESOS ESTÃO LÁ!

Acredita, Pedrin, que numa lista como a Azul – que tem lá todo o mundo – seja possível Bebeto conseguir impor uma auditoria rigorosa que leve à detenção do presidente-vampiro que ocupa a cadeira do poder, sabendo-se que nela há imensos ‘rabos presos’? E que nela há imensa gente que não gosta nada dele?

Bebeto tem muitos inimigos dentro do Botafogo. E fora, também. Devemo-nos lembrar que quiseram, em Janeiro/Fevereiro de 2009, lançar uma auditoria para incriminar Bebeto por certas coisas da sua administração. Foi estancada eplo Asumpção, segundo sei, mas nem por isso os anti-corpos lá dentro deixaram de existir contra Bebeto.

Vai gerir o Engenhão, propor e obter autorização para uma auditoria séria, sem dó nem piedade, tal como merece o presidente-vampiro? – NÃO ACREDITO! NÃO DEIXARÃO! ENGANÁ-LO-ÃO!

Tenho tudo contra Montenegro, Rolim, Palmeiro e Assumpção, que durante 15 anos, têm dado cabo do Botafogo. Existe gente na lista Azul que assumiu que apoiaria quem Montenegro apoiasse. Não acha, Pedrin, que basta de Montenegro, Palmeiro e Rolim?!?!?!

Ruy Moura disse...

A minha pergunta é outra: porque razão Renha e Bebeto saem a terreiro para criticar violentamente – e com toda a razão – Assumpção e… NÃO SE CANDIDATAM A ACDEIRA DO PODER?!?!?!

Se um dos dois se candidatasse, apesar de eu continuar muito zangado com Renha, eu faria campanha por qualquer dos dois porque apesar das suas deficiências (e todos as temos) são dois ‘senhores’ que me parece serem personalidades opostas a à vulgaridade arrepiante de Montenegro, Rolim e Palmeiro. Porém, falar bem, falam, mas não assumem a salvação do Botafogo.

Não tomei a peito a candidatura de nenhuma lista porque não vejo uma lista realmente muito forte. O único indício – para mim que conheço mal o passado dos candidatos a presidente – é a lista Azul ter o maior número de conselheiros atuais (58, julgo eu) e a lista Cinza apenas um!

Ainda assim, não apoio nenhuma lista. Apenas desapoio a lista apoiada pelo homem que domina o Botafogo há 21 anos e quer continuar a dominar.

De resto, as sondagens apontavam para a vitória de M. Guimarães, mas na última semana a coisa parece que se inverteu e o favoritismo vai para a Chapa Ouro.

No que eu disse poderei não ter inteiramente razão em algumas coisas, porque não conheço ao pormenor essas ‘vidas de politiquices’ dentro do Glorioso, mas do que conheço, acho que o Botafogo não ficará completamente bem servido a partir do dia 25 de novembro. Renha ou Bebeto poderiam ter-se unido numa lista independente, mas não o fizeram… preferiram o saco de gatos comandado por Montenegro.

E tudo isso me dói porque todos medem ao milímetro os seus interesses pessoais, não os interesses do Botafogo.

Permita-me, Pedrin, com toda a estima que tenho por si, dizer ao modo popular: FORA MONTENEGRO! FORA A LISTA AZUL!

Pedrin disse...


Permita-me meu caro Rui Moura, com toda a estima e respeito que tenho por si e pelo Mundo Botafogo, dizer que você confundiu um pouco as chapas. O Rolim está apoiando o Vinicius e o Mauro Nei Palmeiro fecha com o sr Carlos Eduardo. Todas as chapas contam com pessoas que apoiaram em algum momento a nefasta e assombrosa gestão do sr. assumpção...
Nessa eleição sempre lembro daquela frase: "o roto falando do esfarrapado" . Ou seja: todos ali dentro tem rabo preso....
Por isso e pelo fato de ter o aval do Bebeto, minha opção pela Chapa Azul: "dos males, o menor"!

Ruy Moura disse...

Estimado Pedrin, espero que continuemos amigos, apesar da minha leitura. Se há coisa que eu realmente lamento nestas eleições é que Bebeto de Freitas e Manoel Renha não tenham segurado as rédeas da oposição para apresentarem (os dois ou apenas Bebeto) uma candidatura realmente forte, honesta e competente, do tipo de candidaturas em que o candidato a presidente não precise do Botafogo.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Escrevi o comentário anterior sem ler o seu último. Após leitura aí vai a minha resposta.

Como eu próprio disse, há algumas coisas que digo errado por não conhecer o Clube por dentro nem as listas.

Porém, o seu comentário mais fortalece a minha posição de não apoiar declaradamente nenhum candidato. Isto é, os três horrendos - Montenegro, Rolim e Palmeiro - que referiu apoiam três chapas diferentes, todas elas com muitos conselheiros que são cúmplices do que se passou nos últimos seis anos sem nada fazerem.

Isto é, tudo aponta para que, afinal, o Marcelo Guimarães seja o melhor colocado - porque só tem um conselheiro na lista - para mudar o Botafogo: não está arrebanhado por dentro, não tem conselheiros na sua lista e tem criatividade.

Será daqueles que precisam do BFR para se projetar? Será, talvez, mas desde que rompa com toda aquela gente, já valeria a pena.

Lamento o Bebeto estar na pior lista, que necessariamente será a lista - seja ela qual for - de Montenegro. Quer dizer, espero que o Monte apenas seja capaz de parir um rato para não continuar tudo Negro...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Não sei se terei razão, Pedrin, mas é a minha opinião atual: Montenegro e Assumpção nunca mais!

Abraços Gloriosos.

Gil disse...

Rui,

Se não estiver enganado e se estiver peço ao Pedrin que me corrija.

Li essa carta do Bebeto no facebook e nela o Thiago Pinheiro questiona se a mesma foi escrita por Bebeto de Freitas. Não recordo se foi o Pedrin que postou, mas quem o fez não confirmou e ficou de verificar a veracidade da mesma, em resposta ao Thiago. Até o presente momento não foi confirmada como sendo do Bebeto.

Coisa comum essas cartas e, infelizmente, ocorrem em todas as eleições do Botafogo.

Pobre do atual Botafogo!
Pobre de nós, Torcedores!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Pois, sobre isso não sei nada, Gil. O que sei é que Renha e Bebeto conspurcam-se apoiando aquela coisa. É a tal história de que quem se mistura com porcos farelo come...

Abraços Gloriosos.

Pedrin disse...

Prezados, a carta não é apócrifa. Foi escrita pelo próprio Bebeto e publicada no facebook de sua atual companheira. Que vença o BOTAFOGO!

Ruy Moura disse...

Agradecido pelo esclarecimento, Pedrin.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

A mensagem de VINNY MARQUES foi para spam. Aí eu não publico. Eis o texto:

"Como parece que a "M" já foi em direção ao ventilador, e estão todos "sujos", também sigo essa linha em apoiar quem vai contra o Montenegro e a pajelança de Gen. Severiano."

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...