quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Sporting: a ressurreição de um gigante (IV)

No rescaldo da Supertaça há quem considere que JJ enganou redondamente o seu sucessor no benfas. Durante a semana, quando disse que o treinador do benfas não tinha mudado nada e as ideias ainda eram as suas. Conseguiu que o treinador adversário mudasse realmente a equipe, colocando em campo parte de titulares que não foram titulares antes e mudando a tática com a qual a equipe jogava… Era o que JJ queria: desorganizar o treinador e a equipe do benfas… os novos titulares foram um fiasco… Comentário do Record de hoje:

Rui Vitória entrou cheio de medo e tratou de passar esse medo para a equipe. Resultado: o campeão nacional entrou com medo e atormentado pelo fato de no outro banco estar sentado Jorge Jesus, que nunca teve medo. As mudanças na equipe não passaram de uma resposta tosca à provocação de Jesus. Para não ser acusado de não ter ideias, Rui Vitória decidiu apresentar más ideias."

JJ pressionou, fez o treinador adversário mudar a equipe e no fim do jogo ainda disse que o benfas tinha entrado a medo. Aliás, nada muito diferente do que disse o treinador do benfas: – “Entramos um pouco receosos…”

Brilhante!

Ao seu estilo, quando abordado pelo jornalista se podia “prometer o título aos Sportinguistas”, JJ respondeu: – “Eu não prometo o título. Qualquer treinador do Sporting […] que trabalhar nesta casa tem que jogar para o título. Isto do ‘pode ser’, ‘vamos tentar’, ‘não sei quê’… O passado do Sporting não é este. O passado do Sporting é de luta por todos os títulos, é assumir-se para ser campeão.” – e disse-o com veemência e convicção.

E BdC, com os repórteres atrás de si em campo no final do jogo, reagiu assim: – "Não é a mim que me devem entrevistar, é aos Sportinguistas. O que tenho para lhes dizer? Aquilo que já viram: ganhámos" – frisou o presidente do Sporting explicando que o abraço a JJ no final da partida teve "o significado de todos os abraços”. E confrontado com as palavras do técnico (que acabara de realçar uma vez mais a candidatura ao título), o dirigente reagiu assim: – "Foi sempre o meu discurso e acharam-no sempre errado. Está aqui, o caminho faz-se caminhando. Hoje estamos a desfrutar deste título. Vencemos, era o primeiro objetivo da época. É isso que me sabe bem, falar pouco e ser campeão.”

E subitamente alguns jornalistas mais honestos descobriram que se “respira bem no Sporting; há grandes planos; há ambição; há Sporting de futebol total.” Ou: "Do lado do Sporting é impressionante como em tão pouco tempo a equipe começou a jogar à Jesus  desinibida, confiante, a atacar, a querer ganhar."

E se alguém duvidasse que há um tsunami em Alvalade, eis que os investidores e especuladores financeiros, unicamente interessados em dinheiro, fizeram a Bolsa de Valores mudar de sentido, ainda antes da final da Supertaça, em função dos excelentes resultados Sportinguistas da pré-época e dos péssimos desempenhos do benfas no mesmo período.

Efetivamente, pela primeira vez desde que as SAD [Sociedades Anônimas Desportivas – estruturas empresárias dos grandes clubes] são cotadas na Bolsa de Valores, as ações do Sporting passaram a valer mais mediante os resultados desportivos apresentados pelo Clube e a dinâmica imprimida pela dupla BdC e JJ ainda antes da final da Supertaça. Efetivamente, o SCP subiu o valor nominal de cada ação para 0,95 euros (variação anual positiva de 25%), enquanto o benfas desceu para 0,93 euros (variação anual negativa de 9,6%) e os dragões do norte subiram para 0,63 euros (variação anual positiva de 8,6%).

Como resultado, os Leões baixaram o seu passivo e conseguiram, mediante resultados trimestrais sempre positivos desde que BdC tomou a liderança do Clube há 27 meses, reduzir a sua dívida abaixo das dívidas do benfas e dos dragões – é um exemplo de ‘boa prática de nível mundial’ que está a ser estudada internacionalmente para ser alvo de benchmarking.

Na verdade, em dois anos, BdC foi evoluindo gradualmente com base num planejamento notável, sempre baseado num paradigma de excelência, contratou JJ que é autor de um paradigma de exigência máxima e nomeou para diretor de futebol um profundo conhecedor da modalidade (foi jogador, treinador e dirigente) e que não se exime de ser arruaceiro sempre que necessário, isto é, o Sporting contratou alguém que, funcionando para o exterior, é capaz de arrasar oralmente seja quem for do benfas e dos dragões do norte assim que eles atacarem o Sporting, ou quando for necessário proteger a comissão técnica e a equipe. Trio notável!

Evidentemente que os detratores acusam o Sporting de gastar dinheiro com contratações que dizem não saber de onde vem, embora nunca se tenham preocupado com as dezenas de milhões gastos época após época pelo benfas… A verdade é que o Clube ganhou 9 milhões de euros com duas vendas e fez compras no valor de 9,9 milhões, 3,5 dos quais a pagar em Janeiro, enquanto o benfas já gastou16,7 milhões de euros e os dragões do norte 25,5. E o Sporting é que gasta, dizem eles... Aliás, convém que ainda adquira um lateral, um zagueiro e um atacante se quiser disputar as cinco frentes futebolísticas (Liga dos Campeões, Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça).

E depois de tudo isso o Sporting conseguiu vencer o benfas nas eleições para presidente da Liga. Há nove meses as águias de capoeira e os dragões do norte haviam colocado na presidência da Liga Portuguesa justamente um ex-dirigente do Sporting que BdC suspendeu de sócio e levou a tribunal. Vendo BdC reerguer o futebol Sportinguista e ameaçar o monopólio de ambos, fizeram uma santa aliança à moda de Hitler e Stalin e apoiaram o ex-dirigente Sportinguista que teve administrações desastrosas. Agora os Leões apoiaram o árbitro aposentado Pedro Proença (galardoado como o melhor do mundo há dois anos), benfiquista em rota de colisão com o Benfica, com grande credibilidade nacional e internacional, conseguindo a proeza de um árbitro ser eleito para presidente de uma Liga. Claro que o benfas apoiava o outro adversário e votou contra o sorteio para os jogos de futebol, defendendo as nomeações…

Por outro lado, BdC tem atacado veementemente a vergonhosa arbitragem e o seu presidente. Efetivamente, o chefe da arbitragem nomeou para árbitro da final da Taça de Portugal, em maio, o árbitro pior classificado da temporada. Aliás, não se sabe porque foi o pior classificado, já que o chefe da arbitragem não divulga (!!!) os resultados das avaliações aos árbitros em cada jogo.

Porém, o certo é que nomeou o pior árbitro para a grande festa que é a final da Taça de Portugal, o qual prejudicou o Sporting, embora não tenha conseguido roubar-lhe o título, e agora, apertado pelo crescendo Sportinguista, nomeou para a final da Supertaça o melhor árbitro da temporada passada, e que ainda assim tornou a prejudicar os Leões com um gol legal anulado e uma expulsão perdoada ao benfas. E já depois da Supertaça disse que era preciso discutir critérios de arbitragem… vem um pouco tarde, não?... está a ver o cargo em perigo com a eleição de Pedro Proença para a Liga Portuguesa.

A temporada de 2015/2016 promete ser de verão tropical…

[Fim de comentários decorrentes da fenomenal conjuntura da Supertaça.]

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...