domingo, 18 de setembro de 2016

A tão invejada ‘menor torcida’

[Nota preliminar: Muitos dos nossos pais ensinaram-nos a não revidar a certas pessoas e instituições, virando simplesmente costas àqueles que não merecem nos ver de frente. É o caso da ‘maior torcida muda do mundo’, que já vi algumas vezes no Maracanã em clara superioridade em jogos Botafogo x Flamengo, mas cuja mudez dava amplo espaço a ouvir-se apenas “e ninguém cala, este nosso amor, é por ti que eu canto, meu Fogo…” Até porque na maioria das vezes a ‘maior torcida muda do mundo’ só se ouve quando certa rede radiofônica coloca os microfones em cima dessa tal torcida que mais murmura do que fala ou canta, ouvindo-se quase somente no momento da comemoração de um gol – muitas vezes feito em situação ilegal, mas que para eles é ‘mais saboroso’. Portanto, virar costas em certas ocasiões a certas pessoas e instituições é uma boa pedagogia, mas, evidentemente, de vez em quando é preciso colocar os pontos nos iis e relembrar certas coisas. É o que faz, com raro brilhantismo citando fatos, o nosso companheiro Junior Gesteira. Obrigado, amigo.]

por JUNIOR GESTEIRA
In: Facebook

Engraçado ver uma torcida que se diz a maior do mundo falar que eles botaram mais público no aeroporto do que o Botafogo na Arena Botafogo.

Primeiro: a Arena só foi utilizada do meio do primeiro turno, e mesmo assim não foi utilizada em todos os jogos.

Segundo: dizem que somos a menor torcida do Rio de Janeiro. Engraçado que, até hoje, não vi a maior torcida do mundo quebrar nosso recorde como maior público pagante do futebol brasileiro e no ex-Maracanã.

Engraçado é ver a maior torcida do mundo não quebrar nosso recorde no novo Maracanã com 68.000 na Libertadores de 2014. Ah… também não vi a maior torcida do mundo quebrar recorde de públicos no Estádio Nilton Santos, mesmo se colocando ingresso a 5 reais na Libertadores, pois nem sequer puseram 20.000 pessoas lá.

Engraçado ver a maior torcida do mundo não aparecer nem entre os quatros maiores públicos na Libertadores 2014. Onde a ‘menor torcida’ foi a que ficou em primeiro lugar entre as torcidas brasileira na fase de grupos, colocando, em apenas quatro jogos, mais de 150.000 torcedores. E na soma geral ficou em segundo lugar, perdendo por diferença de 300 torcedores para o América da Colômbia.

Engraçado ver que em 2010 havia mais torcedores da ‘menor torcida’ na final do Carioca contra a ‘maior torcida’.

Enquanto eles lotam o aeroporto, a ‘menor torcida’ lotou não só o aeroporto em 95 como invadiu a pista e o próprio avião. Assim como fizemos na vinda do Seedorf, assim como lotamos o centro da cidade em 89.

Não precisamos nos ficar vangloriando por lotar aeroporto, pois ninguém vai apagar a grandeza da torcida botafoguense.

Em qualquer canto do Brasil também temos torcedores... e, claro, se quantidade fosse qualidade, a China, que possui a maior população do mundo, teria uns vinte mundiais…

#SOUBOTAFOGUENSECOMMUITOORGULHO

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...