segunda-feira, 29 de junho de 2020

O larápio do campeonápio

Imagem: Reprodução de http://albumdosesportes.blogspot.com

Domingo, 22 de maio de 1955, amistoso Atlético Mineiro x Bangu. O alvirrubro carioca tinha uma equipe fabuloso, na qual pontificava Zizinho, o melhor jogador da Copa do Mundo de 1950.

Na medida em que se tratava de um amistoso, a torcida não admitiu que Zizinho tivesse sido expulso. Então, os jogadores das duas equipes decidiram expulsar o árbitro Eunápio de Queiroz, o que só foi evitado porque o dirigente do Bangu Carlos Nascimento entrou em campo, alegou que o árbitro não pode ser expulso da partida por jogadores e ordenou ao Zizinho que saísse.

Sábado, 15 de dezembro de 1956, Eunápio e Zizinho estão no mesmo retângulo de jogo 19 meses após o quiproquó do ano anterior. Tratava-se de um Bangu x Vasco da Gama na penúltima rodada do campeonato carioca, podendo o Vasco sagrar-se campeão antecipado se vencesse o Bangu.

O Vasco era franco favorito com um time fabuloso, entre os quais se contavam Bellini, Coronel e Vavá, sendo que do onze inicial apenas dois jogadores nunca forma convocadas para a Seleção Brasileira.

O jogo foi difícil no primeiro tempo, com gol de Wilson Macaco para o Bangu e de Vavá para o Vasco convertendo uma penalidade máxima.

No regresso do intervalo, o árbitro Eunápio de Queirós interpelou Zizinho: - “Venha cá.” Ao que Zizinho respondeu: - “Venha você! A distância é a mesma…” Então, Eunápio disparou: - Você falou para o Lino (um dos assistentes de Eunápio) que eu sou larápio?... Então, está expulso!”

Zizinho respondeu a Eunápio que ele estava oferecendo o título ao Vasco, porque sem ele em campo o Vasco acabaria por ganhar de virada. E realmente o Vasco virou o resultado e ganhou por 2x1, com dois gols de Vavá, sagrando-se campeão carioca.

A torcida banguense abandonou o campo decretando que o Vasco da Gama acabara de ganhar o “CAMPEONÁPIO”!

2 comentários:

Émerson disse...

O Vasco tem dessas nódoas, na sua história, principalmente durante a era Eurico Miranda. O Fluminense, é vezeiro no tapetão.
Mas o Simpatissíssimo, como dizia Roberto Porto, viciou-se em mutretas, desde a ditadura de 64 para cá, culminando por ser patrocinado/dirigido pela rede globo. Porém... parece que a globo criou uma serpente, e não sabe como domá-la: estão em atrito, por questões de imagem televisiva. "Crie corvos, e eles te arrancarão os olhos." Vivi para ver isso...
Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Pois é, Emerson, eu sempre tive alguma simpatia pelo Vasco da Gama, apesar do Eurico. No entanto, este novo 'Vasco Covidão' fez-me ter alguma simpatia para o clube do tapetão. Afinal, Botafogo e Fluminense, apesar dos atritos do Glorioso com o Fluminense desde 1907, são, no futebol, os mais antigos clubes grandes do Rio e ainda os que têm mais juízo e sabedoria no respeito à vida e à cidadania. Os populismos dos clubes da carniça e da caravela de casco furado ficarão indelevelmente marcados para a História que não poupa os ditadores, os embusteiros e os oportunistas.

Abraços Gloriosos.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...