domingo, 11 de outubro de 2020

Botafogo 2x1 Sport

 

Créditos: Vitor Silva / BFR

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

A postura triste e entediada do Botafogo em campo sob o (des)comando de Paulo Empatuori terminou. Esperemos que definitivamente, porque este grupo de jogadores, que se tem dito ser de baixa qualidade, mostra que pode evoluir. Nunca será um colosso, mas pode-se tirar melhor partido dos atletas, como se tem visto.

O Botafogo dominou inteiramente o 1º tempo com mais posse de bela, mais remates, mais passes acertados e dois gols que poderiam ter sido pelo menos três. Finalmente vê-se Honda a crescer em posição um pouco mais adiantada, tal como toda a gente preconizava, menos Autuori. Ou talvez a decisão de Autuori fosse intencional…

Os jovens também cresceram mais nos jogos com Lazaroni e o passe final de Kanu para o gol de Caio Alexandre foi ‘apenas’ um toque ao nível de craque internacional.

Cavalieri foi praticamente espectador da partida.

No 2º tempo observou-se o disparate absurdo de Rafael Forster (não o multam internamente por ser tão faltoso?) que ia colocando a equipe à beira de um ataque de nervos, resultando no gol do Sport. Comentei com um amigo que ou a equipe se acalmava e voltava a controlar o Sport longe da área (o que não acontecia com Autuori) ou poderia entrar rapidamente em espiral de derrota.

Bem, a defesa correspondeu, manteve a marcação alta, o Sport dominou territorialmente, mas Cavalieri ficou vendo jogar, porque o Sport não entrava na área e não levava perigo às redes de Cavalieri. Em suma, a defesa melhorou substancialmente e consegue travar a pressão dos advers´rios para o empate – tal como se viu contra o Palmeiras e hoje.

Fiquei com dúvida sobre a existência, ou não, do penalty, mas reconheço que era difícil decidir a favor ou contra. Se houve erro de arbitragem, não foi erro doloso, como acontece com frequência nos jogos do FLAmenguesa.

Claro que após anos a fio com treinadores que prometem e depois fracassam, estou em prudente expectativa sobre o desempenho futuro de Lazaroni, mas que a equipe finalmente se mexe, mexe mesmo!

Em suma, a equipe evoluiu bastante no seu padrão de jogo e a coisa promete... Será consistente e resiliente?... 

FICHA TÉCNICA

Botafogo 2x1 Sport

» Gols: Honda, aos 28‘, e Caio Alexandre, aos 45’+1 (Botafogo); Thiago Neves, aos 56’ (Sport)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 11.10.2020

» Local: Estádio Adelmar da Costa Carvalho (‘Ilha do Retiro’), no Recife, Pernambuco

» Público e Renda: portões fechados

» Árbitro e Assistentes: Rodrigo Dalonso Ferreira; Assistentes: Thiaggo Americano Labbes e Henrique Neu Ribeiro; Quarto árbitro: Tiago Nascimento dos Santos

» Disciplina: cartão amarelo – Marcelo Benevenuto, Rafael Forster (Botafogo) e Patric, Jonatan Gomez e Thiago Neves (Sport); cartão vermelho – Rafael Forster (Botafogo)

» Botafogo: Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Rafael Forster; Caio Alexandre (Rentería), Honda, Rhuan (Warley) e Kalou (Guilherme Santos); Pedro Raul. Técnico: Bruno Lazaroni.

» Sport: Luan Polli; Patric, Chico, Adryelson e Luciano Juba; Marcão Silva (Jonatan Gomez), Ricardinho (Bruninho), Leandro Barcia (Maxwell), Tiago Neves e Marquinhos (Lucas Mugni); Hernane (Rogério). Técnico: Jair Ventura.

2 comentários:

Sergio disse...

Melhor partida do Botafogo esse ano principalmente no 1º tempo. Não fosse a expulsão e a vitória viria com tranquilidade. Mas Botafogo sem superstição e sofrimento não existe.
Bastou o treinador fazer o simples, melhorar o espaçamento, a marcação e a movimentação do time que melhorou o desempenho de vários jogadores. Honda, Caio Alexandre com ótima movimentação, e a assistência do Kanu para o gol do Caio Alexandre foi sensacional, não vejo esse tipo de jogada no Botafogo há muito tempo. Ainda acho que o Kalou muito fora de forma, mas acho que pode render mais se não precisar voltar tanto e ficar mais próximo do centro avante. Pedro Raul fora da área não rende, muito embora tenha dado um passe primoroso para o Honda que acabou perdendo o gol, faz parte.
Espero que o BL mantenha o simples e não invente PR e MB juntos, pois esses dois fora da área não produzem nada, são finalizadores e olhe lá. Próximo jogo será um bom teste para o time, vamos ver como se comporta. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Botafogo sem superstição e sofrimento não existe?!... UAUAUAUA!!! Carlito Rocha deixou mesmo marcas profundas! Devo ser dos poucos botafoguenses não supersticiosose que não gosta de arrancar os próprios cabelos! (rsrsrs)

Observações perfeitas. Bastou alguém não estar entediado com o futebol nem zangado com a vida para que mexendo um pouco na equipe e conseguisse tirar melhor partido de jogadores que, embora limitados, são para levar o Botafogo a meio da tabela, no mínimo.

A última jogada de classe que vi antes desta do Kanu foi com um tal de Hyuri, que na estreia driblou quatro adversários dentro da área e fez gol. E depois da estreia desapareceu de campo!...

Quanto ao Kalou estou desiludido, mas realmente há bastantes botafoguenses que acreditam que depois de ter obtido o seu diploma vai-se focar e render. Espero que sim, porque ainda deve ter futebol para isso.

Concordo que os dois finalizadores que temos é para dentro da área, porque não são talhados para fora da área. "Cada macaco no seu galho", diz o povo.

Com o Grêmio a coisa pode ser mais complicada, mas... quem sabe, né?...

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...