terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O melhor Botafogo oficial: 1992 – Campeonato Brasileiro (12)

por RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo
1992: CAMPEONATO BRASILEIRO
26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói.
01/02/1992. BOTAFOGO 2-0 ATLÉTICO MINEIRO (MG). Belo Horizonte.
09/02/1992. BOTAFOGO 2-2 FLAMENGO (RJ). Rio de Janeiro.
16/02/1992. BOTAFOGO 0-1 SPORT RECIFE (PE). Recife.
19/02/1992. BOTAFOGO 3-1 BAHIA (BA). Niterói.
22/02/1992. BOTAFOGO 2-4 CORINTHIANS (SP). Niterói.
09/03/1992. BOTAFOGO 1-1 CRUZEIRO (MG). Belo Horizonte.
12/03/1992. BOTAFOGO 3-2 NÁUTICO (PE). Niterói.
15/03/1992. BOTAFOGO 2-1 FLUMINENSE (RJ). Rio de Janeiro.
23/03/1992. BOTAFOGO 2-0 PALMEIRAS (SP). Niterói.
28/03/1992. BOTAFOGO 3-1 PORTUGUESA DE DESPORTOS (SP). São Paulo.
04/04/1992. BOTAFOGO 2-0 PAYSANDU (PA). Belém
12/04/1992. BOTAFOGO 1-2 VASCO DA GAMA (RJ). Rio de Janeiro.
19/04/1992. BOTAFOGO 6-0 GOIÁS (GO). Niterói.
26/04/1992. BOTAFOGO 2-0 SANTOS (SP). Niterói.
02/05/1992. BOTAFOGO 2-0 INTERNACIONAL (RS). Porto Alegre.
10/05/1992. BOTAFOGO 0-3 SÃO PAULO (SP). São Paulo.
24/05/1992. BOTAFOGO 0-2 BRAGANTINO (SP). Niterói.
31/05/1992. BOTAFOGO 1-2 GUARANI (SP). Campinas.
06/06/1992. BOTAFOGO 2-1 CRUZEIRO (MG). Rio de Janeiro.
13/06/1992. BOTAFOGO 1-0 CORINTHIANS (SP). São Paulo.
21/06/1992. BOTAFOGO 1-1 BRAGANTINO (SP). São Paulo.
27/06/1992. BOTAFOGO 0-1 BRAGANTINO (SP). Rio de Janeiro.
04/07/1992. BOTAFOGO 2-1 CRUZEIRO (MG). Juiz de Fora.
09/07/1992. BOTAFOGO 1-0 CORINTHIANS (SP). Rio de Janeiro.
12/07/1992. BOTAFOGO 0-3 FLAMENGO (RJ). Rio de Janeiro.
19/07/1992. BOTAFOGO 2-2 FLAMENGO (RJ). Rio de Janeiro.
BOTAFOGO VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO.
ÚLTIMO JOGO
Botafogo 2x2 Flamengo
» Gols: Pichetti, aos 73’, Valdeir, aos 88’ (Botafogo); Júnior, aos 42’, Júlio César, aos 55’ (Flamengo)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 19 de julho de 1992
» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 122.001 pagantes
» Renda: Cr$ 1.936.000,00
» Árbitro: José Roberto Wright
» Disciplina: Renê (Botafogo) e Wilson Gottardo (Flamengo)
» Botafogo:
Ricardo Cruz;
Odemilson, Renê, Márcio Santos e Válber;
Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias;
Vivinho (Jéferson Gaúcho), Chicão (Pichetti) e Valdeir.
Técnico: Gil.
» Flamengo:
Gilmar;
Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Gélson e Piá;
Uidemar, Fabinho (Mauro), Júnior e Zinho;
Júlio César e Gaúcho (Djalminha).
Técnico: Carlinhos.

26 comentários:

leymir disse...

Querido Ruy, não tem como não comentar!

Vi muitos jogos desse Botafogo e vou te dizer minha impressão na época e agora com distanciamento.

Esse time do BFR fez uma campanha impressionante e era franco favorito contra o Flamengo, isso é um fato.

A mentira que foi vendida na época é que esse time dispunha de muito mais talento a seu serviço que o time do Flamengo, e isso é uma mentira que na época acreditei.

Volto três anos antes no tempo, em 1989 o time que tirou o jejum do BFR era interiorizado pela midia diante do Flamengo, como se a diferença entre os times fosse abissal e também não era.

A linha defensiva do Botafogo era espetacular , contava com Mauro Galvão, Gotardo ( o mesmo que estava no Flamengo em 92 e fora tbm campeão brasileiro pelo Botafogo em 95) Josimar (seu último ano brilhante) e Carlos Alberto.

Um time com esse defesa não pode nunca ser colocado na condição de zebra, e foi assim pintado em 89.

Seguindo o mesmo raciocínio um Flamengo com Gilmar, Junior, Zinho, Marcelinho, Djalminha, Junior Baiano e Paulo Nunes tbm não deveria ser colocado na condição de zebra.

A análise do futebol sempre deve ser feito com algum distanciamento, inclusive temporal.

Não foi zebra em 89 e não foi zebra em 92, embora o placar do primeiro jogo da final de 92 tenha sido um acaso e só conseguido porque esse elenco do Botafogo acreditou num favoritismo que foi vendido e na prática não existia.

Muita saudade do protagonismo do Futebol carioca.

Grande abraço Ruy!


Ruy Moura disse...

Estimado Leymir, creio que em decisões dificilmnete há zebras, porque quem chega às finais admite-se que sejam os melhores (nem sempre, mas quase sempre, se os árbitros não intervierem tão descaradamente como fazem).

Todavia, aconselho a informar-se (não com flamenguistas), sobre o que aconteceu no 1º jogo da decisão de 1992, antes e depois do jogo...

Grande Abraço!

leymir disse...

Oi Ruy!

Posso me informar sobre você, não tem problema algum.

Foi aquele churrasco do Renato com o Gaúcho, ou teve alguma sujeira de bastidores que eu não sei.

Abraço!

Ruy Moura disse...

Os dois zagueiros do Botafogo jogaram muito, muito, muiiiito mal no 1º jogo da decisão e o Botafogo 'dispensou-os'...

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Só lembrando que o tal de Renê playboy que nunca jogou pelo Flamengo acabou virando jogador do master deles. Esse zagueiro simplesmente falhava em todos os cruzamentos. Tinham pelo menos 4 jogados do Botafogo na gaveta, e não vera o RG que disse que coisas estranhas estavam acontecendo no Botafogo na semana da decisão. Como dizia o SAUDOSO JIM:foi uma das coisas mais sórdidas que ele viu no futebol brasileiro. Mas essas coisas caem no esquecimento como tudo no país. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Sergio, o Renê jogou nas categorias de base do Flamengo e também no master (showbol), e pelo meio esteve no Botafogo nessa decisão e foi ao churrasco com o RG. Logo depois sumiu completamente...

Abraços Gloriosos.

leymir disse...

Querido Ruy,

A zaga do primeiro jogo é a mesma do segundo, Rene e Márcio Santos e se o Rene entregou propositalmente um jogo vestindo a camisa do Botafogo é um canalha , mas é uma história que diz respeito exclusivamente ao Botafogo.

Muitos Flamenguistas dizem que o Gonçalves que ao contrário do René jogou posteriormente no BFR , marcou de propropósito contra de 89, eu nunca acreditei nisso nem por um segundo.

Não estou falando com o fígado, se o debate fosse o carioca de 2007 eu estaria calado e com vergonha, aquilo foi um absurdo, mas o título de 92 passa pelo campo.

A escalação dos dois jogos, o Botafogo repetiu a zaga.

Um abração.
12/07/1992 - Flamengo 3 x 0 Botafogo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 102.547 pagantes)
Gols: Júnior (15'1T), Nélio (34'1T) e Gaúcho (38'1T)

Fla: Gilmar, Fabinho, Wilson Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Nélio (Paulo Nunes (Marcelinho)) e Zinho; Júlio César e Gaúcho
Téc: Carlinhos
Botafogo: Ricardo Cruz, Odemilson, Válber, Márcio Santos e Renê Playboy; Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias; Renato Gaúcho, Pichetti e Valdeir.
Téc: Gil


19/07/1992 - Flamengo 2 x 2 Botafogo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 122.001 pagantes)
Gols: Júnior (42'1T), Júlio César (10'2T), Pichetti (28'2T) e Valdeir (43'2T)

Fla: Gilmar, Charles Guerreiro, Wilson Gottardo, Gélson e Piá; Uidemar, Fabinho (Mauro), Júnior e Zinho; Júlio César e Gaúcho (Djalminha)
Téc: Carlinhos
Botafogo: Ricardo Cruz, Odemílson, Válber, Márcio Santos e Renê Playboy; Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias; Vivinho (Jéfferson), Chicão (Pichetti) e Valdeir.
Téc: Gil


Ruy Moura disse...

O Renê sumiu do Botafogo e do futebol depois desses dois jogos. Nunca mais jogou no Botafogo nem no Brasil. Jogou em Portugal e no México, creio. Porém, não é uma história que diga apenas respeito ao Botafogo, assim como o rebaixamento da Portuguesa em lugar do Flamengo não diz apenas respeito à Portuguesa. Diz respeito aos envolvidos de ambas as partes e, sobretudo, ao futebol brasileiro, cheio de esquemas há décadas, beneficiando sempre os mesmos, e por tais atitudes em absoluta decadência futebolística.

As arbitragens são vergonhosas, as decisões do STJD vergonhosas são, os dirigentes federativos são vergonhosos, os dirigentes dos clubes vergonhosos são quando falam debochadamente dos adversários (incluo o ex-presidnete CEP do Botafogo ao debochar do Flamengo ou o Kleber Leite debochando do Botafogo), a mídia é escandalosamente parcial e debochada, os protagonistas do futebol são em geral medíocres.

O futebol europeu agradece...

Mas é melhor não falarmos destas coisas porque o rol de ocorrências desse tipo é extenso, pelo menos desde 1907 quando o Fluminense fez com que o último adversário do Botafogo não fosse a campo, perdendo por WO, para não marcar gols ultrapassando o Fluminense e não ganhar o campeonato, ou quando em 1920 o Flamengo quis desclassificar um barco do Botafogo numa regata para a poder vencer. Nessa altura a mídia não era ainda flamenguista e o clube foi fortemente criticado publcamente. E o barco não foi desclassificado, claro.

Falemos das coisas boas dos dois clubes.

Grande Abraço!

Sergio disse...

Certa vez num programa esportivo perguntaram o então técnico do Botafogo na final de 92, o Búfalo Gil o que tinha acontecido com o Botafogo naquele jogo, ele disse que como tinha muitos amigos ele depois de uns 20 ou 30 anos falaria o que aconteceu. Parece que deixou cair no esquecimento e vai levar para o túmulo o que sabe sobre aquele jogo.
É verdade que já acusaram o Gonçalves assim somo o Gérson em 62. Só lembrando que no caso do Gérson a sua inglória missão era marcar nada mais nada menos que o maior ponteiro direito da história do futebol; tomar um passeio do Garrincha foi a coisa mais normal do mundo. E lembrando que o Gérson campeão pelo Flamengo em 63 foi vendido ao Botafogo no final de 63 ou início de 64 não por ter sido acusado de entregar o jogo, mas sim porque não queria jogar na ponta esquerda, imposição do então técnico Flávio Costa. Sorte do Botafogo.
O mesmo time do Flamengo que ganhou o 1º jogo da decisão, foi incapaz de se classificar na 1ª fase da LA e nas duas ocasiões em que enfrentou aquele time medonho do Botafogo de 93, conseguiu perder e ainda tomando gols do Bujica, oriundo do time da Gávea. Se tinha jogador na gaveta ou não eu não sei, mas que a atuação do Botafogo naquela tarde foi algo bastante estranho. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Há muitos casos, uns verdadeiros, outros falsos. Caso do Manga, por exemlo, na final de 1967. A questão é que, pelos antecedentes que se conhecem, todos duvidam, por exemplo, que o Botafogo compre alguém para o adversário perder o jogo, enquanto quase todos acreditam que o Flamengo o faria. Logo, coisas estranhas ocorridas em jogos do Flamengo são imediatamente conotadas com malandragem debaixo da mesa. Há inúmeros títulos do Flamengo feitos na base de arbitragens (1981, por exemmplo, no escandaloso jogo contra o Atl. Mineiro, que assegura, ainda hoje, um lugar ao sol do Zero Roberto Wright). As recentes finais cariocas de 2007, 2008, 2009, 2014, etc., todas elas com influência, maior ou menor, das arbitragens favoráveis ao Flamengo.

No jogo de 1992 ainda há o gol perdido pelo Botafogo com a baliza vazia. Estranho... Portanto, haja ou não haja jogador na gaveta em 1992, poucos acreditam que não haja. Talvez o Bufalo Gil pudesse esclarecer, mas não o fará. Na história fica mesmo é o título do Flamengo, mas que a verdade desportiva é comumente adulterada no futebol brasileiro, não tenho dúvidas. Os ingleses resolveram esse problema de arbitragens e assim puderam construir o melhor campeonato do mundo. Mas a CBF é cega, surda e muda à decadência e à falta de futuro do futebol brasileiro de clubes.

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

É verdade. O que me causou estranheza foi o Jorge Jesus declarar que o futebol jogado no Brasil não breve nada a outros países. Declaração tão infeliz quanto aquela sobre o racismo. Abs e SB!

leymir disse...

Olá Ruy e Sérgio!

Acusar o Gerson em 62 é brincadeira, daria para acusar o Flávio Costa mas de ter falhado e não de ter entregue o jogo.

Prefiro acreditar que o jogador do Botafogo não tenha sido comprado em 92 e caso tenha sido, por que o técnico se calar a respeito e escala-lo no segundo jogo?

Há quem diga que o título brasileiro do Botaogo em 95, tbm fora comprado, eu sempre achei absurdo. (Digo sem nenhuma ironia)

E concordo que a atuação do Botafogo foi estranha no primeiro tempo, mas já aconteceu antes na história do clássico e para os dois lados, um exemplo recente foi a copa do Brasil de 2013 aonde o Botafogo era o favorito e sabe-se lá como perdeu de 4x0 para o Flamengo.

Um exemplo mais distante foi o 3x1 que o Botafogo aplicou no Flamengo em 95, uma vantagem até modesta para o que foi o jogo, e antes dele apontavam o Flamengo como favorito.

Acho a final de 92 normal, como a de 89 tbm, como o título do Botaogo de 95 tbm.

Eu repito, não acho a final do carioca de 2007 normal, tento falar aqui sempre sem clubismo e não tenho problema que a gente discorde nesse particular.

Grande abraço pra vcs e feliz ano novo!

Ruy Moura disse...

Sérgio, o JJ é um intrujão, um ególatra, que se acha o maior do mundo e que só foi para o futebol brasileiro porque não sabe falar inglês e deu-se mal nas Arábias por causa disso e foi despedido. Em Portugal falara mal do futebol brasileiro de clubes - o que é comum na Europa -, mas quando chegou ao Rio tratou de puxar o saco a tudo e todos para conquistar público e jogadores do Fla, e quando teve sucesso passou à sua arrogância habitual contra uma série de pessoas. Porém, logo que pôde regressou a Portugal. De todos os treinadores que vi falar no mundo inteiro, JJ é para mim o mais execrável. Tão execrável quanto as suas opiniões sociais, como a do racismo - e outras que não vale a pena mencionar.

O homem declarou em diversas ocasiões que os sistemas de jogo, as ideias do 'seu' futebol, são apenas suas, que não lê sobre futebol porque não precisa! Isto é, o JJ foi quem inventou o futebol, ele é o big-bang do futebol, o Einstein da inovação! Francamente, o homem é insuportável, não sabe falar português corretamente e como treinador a sua grande qualidade é saber explorar individualmente as potencialidades dos atletas. No mais, JJ é um treinador bastante vulgar que perdeu imensas finais e retas finais de campeonato (o gol do Kelvin do Porto que lhe tirou o título no último minuto fê-lo ajoelhar-se em campo, numa imagem de vencido e esmagado pela derrota; jogou para o empate e saiu-lhe o tiro pela culatra). No Benfica, venceu 3 campeonatos
sendo 2 à custa de arbitragens. O resto foram vitórias na Taça da Liga e na Supercopa de Portugal, ambas de pouca relevância. Mas em 3 anos de Sporting, semarbitragens a favor, ganhou o quê de relevante?! Teve sucesso no Fla porque o clube tem o melhor plantel do Brasil, e ainda assim ganhou a Libertadores no finalzinho do jogo por descuido do River, que achava que já tinha vencido.

Zele pela sua saúde, Sergio, e não preste atenção nem ao que dizem os últimos dirigentes do Botafogo nem ao JJ.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Olá, Leymir

Natural a discordância, porque cada qual tem um prisma próprio de observação e uma perceção diferente, tanto mais quanto somos ambos torcedores de dois clubes com a maior rivalidade de todas no Rio de Janeiro - que vem desde a fundação do Flamengo em 1895.

Neste caso concreto não partilho algumas das suas observações, mas quanto ao Gerson de 62 é brincadeira mesmo tendo em conta tudo o que sabemos do HOMEM Gérson. O caráter de Gérson fala por ele, enquanto o caráter do R. Playboy... também fala por ele!

Grande Abraço!

leymir disse...

Oi Ruy!

Eu acho que entregar o jogo algo tão nojento que se alguém do BFR sabe e cala,suja a instituição duas vezes.

Como sujo duas vezes tbm o Flamengo, pois se for verdade comprou um jogador de um clube rival e provavelmente esse dirigente continuou na ativa.

Esse é um assunto tão nojento que realmente embrulha meu estômago e aí meu caro amigo, nojento das duas instituições, quem comprou, quem vendeu, quem calou, quem se deu bem.

Prefiro que isso não seja verdade e nem é somente pelo título, é porque seria uma lama nas duas instituições que ambas não merecem, e não nasceram pra isso.

Grande abraço!

leymir disse...

JJ é um ídolo do CRF devido a carência, devido ao fato do torcedor comum estimar a conquista acima da conduta, não é esse meu padrão.

A conquista é obviamente o ideal, ela engrandece a instituição mas a devoção individual tem a ver com a conduta, eu tenho por exemplo Válido como ídolo e não JJ.

JJ quando voltou correndo a Portugal só será ídolo em minha opinião, para aqueles que desconhecem o tamanho da instituição que torcem, mas infelizmente e em todos os clubes, muitos são assim.

Eu entendo que o verdadeiro ídolo mostra mesmo seu valor, nas derrotas, eu lembro do Leonardo voltar para o Flamengo em um time horroroso de 2002 se não me engano, o time fez água e ele jogou até ter uma séria lesão, encerrou seu contrato e não cobrou R$ 1,00 do CRF, naquele momento pra mim virou ídolo.

JJ teve uma excelente passagem quanto aos resultados, mas somente isso, sou desportivamente grato mas não devoto como sou de Kanela, Carlinhos, Flávio Costa, Solich e o Velho Lobo que talvez também tenha o afeto de vocês.

Grande abraço!

Ruy Moura disse...

"quem comprou, quem vendeu, quem calou, quem se deu bem".

Ah... Leymir, isso é o que não falta no futebol brasileiro. Isso e outros esquemas descarados e debochados. Nunca ninguém diz nada para não terem o mesmo fim do Almir Pernambuquinho que editou umlivro contando tudo e acabou morto a tiro numa esplanada, e até hoje não são conhecidos os assassinos...

A título de ilustração, houve um dirigente do Flamengo que escreveu um livro por volta do final do século passado confessando as influências do Flamengo para seu favorecimento, e há coisa de 2 anos reeditaram o livro omitindo essa página original em que a confissão estava.

Mas vamos apostar conversa nos bons acontecimentos, como já fizemos antes, porque estas coisas mexem comigo.

Grande Abraço.

Ruy Moura disse...

Concordo. Há uma grande diferença entre ídolo, craque e 'resultadista' (definidor de resultados), e pode ocorrer que um ídolo não seja craque nem resultadista, que um craque não seja ídolo nem resultadista, que um resultadista não seja ídolo nem craque. Exemplos no Botafogo,na minha ótica: Loco Abreu era ídolo, não era craque e apenas meio resultadista; Seedorf era craque, mas não ídolo nem resultadista; Quarentinha era resultadista (maior goleador do BFR), mas nunca foi ídolo nem craque.

Em minha opinião, JJ nunca será ídolo de ninguém. Dos cinco que citou pelo Flamengo creio que o Kanela é o melhor exemplo dos cinco. Kanela era fantástico: ídolo, craque, resultadista.

Grande Abraço.

Sergio disse...

Pessoalmente não tenho nada contra o Flamengo, e digo que dois dos melhores amigos de infância eram flamenguistas, sendo que um deles tive que consola-lo nos 6X0. Nunca usei o futebol para fazer chacota dos adversários. Meu problema com o Flamengo começou a partir da década de 70 com uma série de dirigentes que não são dignos de dirigir um clube de futebol da grandeza do Flamengo, além da descarada influência da rede golpe e os favorecimentos que só aviltam o futebol. O mais grave de tudo isso é que no Brasil há aqueles que dizem que "roubado é mais gostoso" e isso prá mim é abominável. Infelizmente os fatos das mostraram nas últimas décadas o quanto tem prejudicado o outrora grande futebol brasileiro. Abs e SB!

leymir disse...

Querido Ruy,

Quero aproveitar para agradecer você e o espaço, foram bons companheiros nesse 2020 tão pesado.

Aproveito e desejo a vc, a todos dos blog, a sua família e amigos o melhor para esse 2021!

Que Deus os abençoe, muita saúde e felicidade.

Um abração sincero e esperançoso!

Ruy Moura disse...

Assino em baixo, Sergio. Aviltamento é a palavra certa. Tudo piorou com a Ditadura e a Globo a partir de 1970.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

O espaço é seu também,Leymir, não tem que agradecer.

Grato pela amizade, desejo um 2021 controlador da pandemia.

Grande Abraço.

Unknown disse...

Com todo respeito,mas em 92,Marcelinho,Paulo Nunes,Djalminha e Cia,eram reservas,apenas promessas.
Aquele 3x0 teve coisa suspeita evidentemente.

Unknown disse...

Emil o levou ao América em 93,junto á vários jogadores desse elenco de 1992.
Depois sumiu mesmo.

Ruy Moura disse...

Suspeitíssima. Há quem conheça a história,mas não fala sobre o assunto...
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Pois... visto que a sua 'função' tinha sido cumprida logo no jogo de ida...
Abraços Gloriosos.

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...