por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo
Adryelson Shawann Lima Silva nasceu no dia 23 de março de 1998, em Barão de Grajaú, estado do Maranhão, e atua na posição de zagueiro, utiliza preferencial o pé direito, mede entre 1,82m e 1,85m, segundo fontes diversas, e pesa 74kg a 78kg, também segundo fontes diversas.
Adryelson iniciou-se nas camadas de base do Sport Club do Recife em 2011. Representou pela primeira vez a Seleção Brasileira em 2015, sagrando-se Campeão Sul-Americano de Futebol Sub-17, tendo anotado um gol contra a Venezuela no dia 9 de março. Mercê de boas exibições ascendeu ao profissional nesse mesmo ano e estreou na equipe principal no ‘Clássico dos Milhões’, contra o Santa Cruz, no dia 5 de abril, substituindo Henrique Mattos. As equipes empataram por 1x1.
Nesse ano (2015) foi convocado para 10 jogos no Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, mas não chegou a atuar.
Em 2016 foi integrado na equipe Sub-20 e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, chegando até às quartas-de-final (melhor classificação entre clubes pernambucanos). Entretanto, a equipe de Sub-20 foi escalada pelo Sport para a Copa do Brasil, estreando-se Adryelson numa competição nacional.
Em 2017 integrou a equipe profissional do Sport e foi Campeão Pernambucano, atuando em 2 jogos.
Entre 2017 e 2018 foi emprestado ao Palmeiras para ganhar mais rodagem e integrou a equipe de Sub-20, sagrando-se Campeão Paulista Sub-20.
Regressou ao Sport no início de 2018, mas continuou sem grandes oportunidades na equipe principal, até que o titular e o reserva imediato estavam impedidos de atuar contra o Internacional e Adryelson foi escalado. Marcou o gol do empate, iniciando a virada do Sport, que ganhou por 2x1. Foi titular até ao final do Brasileirão, mas o Sport não conseguiu evitar a despromoção à Série B.
No Sport sagrou-se pela segunda vez Campeão Pernambucano, em 2019, tendo sido eleito para a Seleção do Campeonato. Entretanto, valorizou-se e foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-23 (Seleção Olímpica), sagrando-se Campeão do Torneio Internacional de Toulon Sub-23. Na Série B o Sport fez boa campanha, obtendo o acesso à elite como vice-campeão e teve a 2ª melhor defesa do campeonato.
Em 2020 chegou a 100 jogos e 3 gols com a camisa do Sport, defrontado o Coritiba pela 25ª rodada do Brasileirão. Foi emprestado ao Al-Wasl (Emirados Árabes Unidos) entre 2021-2022 (29 jogos e 2 gols).
Entretanto, no seu regressou ao Sport, em julho de 2022, rescindiu com o clube por justa causa, autorizado pela Justiça do Trabalho, acertando o seu ingresso no Botafogo.
Os analistas consideram que a sua relativa baixa estatura para zagueiro é compensada pelo bom posicionamento no jogo aéreo e por uma impulsão de 55cm acima da sua altura, bem como possui imposição física, mobilidade na posição e muito boa leitura de jogo, podendo ainda melhorar na saída de bola no que respeita a iniciar jogadas a partir de trás.
Segundo fontes diversas, Adryelson está avaliado de 2,3M€ até 3M€, mas ingressa no Botafogo a custo zero após a rescisão com o seu anterior clube.
https://pt.wikipedia.org; https://www.lance.com.br; https://www.pe.superesportes.com.br; https://www.sofascore.com; https://www.transfermarkt.pt; https://www.zerozero.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário